Mykhaylo Kokhan ficou ‘à porta’ do pódio no lançamento do martelo
16 Set, 2025
Dia 4 dos Mundiais de atletismo em Tóquio
Mais um dia com atletas do Sporting CP em acção, esta terça-feira, nos Campeonatos do Mundo de atletismo ao ar livre em Tóquio, no Japão. Mykhaylo Kokhan (Ucrânia), com um excelente desempenho na final do lançamento do martelo, ficou muito perto das medalhas e Mohamed Ali Gouaned (Argélia), nos 800 metros, viu como na recta final se escapou uma vaga nas meias-finais.
No Estádio Nacional do Japão, o lançador Leonino deu tudo o que tinha na final e prova disso é o facto de ter estabelecido em 82,02 metros um novo recorde pessoal, o qual lhe valeu o quarto lugar. Depois de dois nulos a abrir o concurso, Mykhaylo Kokhan foi em crescendo – 78,36m no terceiro ensaio e 79,51m no quarto – até à sua melhor marca, que lhe permitiu juntar-se ao lote de quatro atletas com lançamentos acima dos 80 metros, porém não mais do que isso.
Um novo nulo na sexta e última tentativa confirmou que nestes Mundiais o ucraniano de 24 anos não conseguiria repetir a subida ao pódio dos Jogos Olímpicos e dos Europeus de 2024 – em ambas ficou com a medalha de bronze. Em Tóquio, o bronze foi para o húngaro Bence Halász (82,69m), a prata para o alemão Merlin Hummel (82,77m – recorde pessoal) e o ouro ficou com o canadiano Ethan Katzberg (84,70m).
Antes desta decisão, Mohamed Ali Gouaned, atleta argelino do Sporting CP, esteve em pista nos 800 metros. A correr na quinta série de qualificação, ‘disparou’ na frente a partir dos 550 metros para assumir a liderança, mas chegou muito forçado à recta final, onde acabaria por ser ultrapassado e terminar no quinto lugar – 29.º na geral. Fora dos três primeiros lugares de acesso directo às meias-finais, o tempo de 1’45”49 também não permitiu o apuramento entre as vagas extra destinadas aos três melhores tempos de todas as séries.
Amanhã, quarta-feira, a participação Leonina no Japão continua com três atletas em competição: Tiago Pereira vai entrar na qualificação de triplo salto, enquanto os velocistas Lorène Bazolo e Emmanuel Eseme voltam à pista para correr nas séries de 200 metros, depois de já terem participado ambos nas de 100 metros.
RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP EM ACÇÃO NO DIA 4 DOS MUNDIAIS DE ATLETISMO:
800m (série 5 de qualificação)
29.º Mohamed Ali Gouaned (1’45”49 - não passou às meias-finais)
Lançamento do martelo (final)
4.º Mykhaylo Kokhan (82,02m – novo recorde pessoal)