Leoas sem garras para se defenderem no Barreiro
17 Jan, 2026
Dificuldades na segunda parte ditaram derrota frente ao GDESSA (86-60)
De regresso à Liga, a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP deslocou-se, este sábado à noite, ao Barreiro, onde perdeu por 86-60 com o Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André na partida da 15.ª jornada da fase regular.
Em duelo directo entre duas equipas que estavam em igualdade pontual, a diferença na capacidade física - e, por inerência, no jogo interior - revelou-se determinante, capítulo em que o GDESSA soube aproveitar decisivamente as limitações das Leoas, que tiveram de lidar com ausências de peso.
O GDESSA, a viver o melhor momento da época (quatro vitórias seguidas), começou desde logo por cima, mas as Leoas mostraram-se dispostas e capazes de responder na etapa inicial. Depois de um desfavorável parcial inaugural de 7-0, o dinamismo de Luana Serranho e um triplo de Emília Ferreira não tardaram a reequilibrar o jogo (11-10), tal como fizeram Dayna Rouse e, outra vez, Emília Ferreira pouco depois (16-15).
19-17 foi o resultado no final dos primeiros dez minutos, mas o crescendo verde e branco até se acentuou no segundo período, que arrancou com o Sporting CP a fazer-se com a liderança do marcador pela primeira vez (19-22). Nesta fase, o acerto nos lançamentos exteriores (26-29 e 31-32) foi o melhor aliado das Leoas, só que, em contraponto, a superioridade da equipa da casa na zona pintada - mais ressaltos e muitos lances livres - nunca permitiu aumentar distâncias e começou a fazer a diferença.
O GDESSA, aliás, viria mesmo a subir de produção na recta final e inverteu a tendência em definitivo com um triplo – o único em toda a primeira parte – a 30 segundos do fim para fixar o 40-32 ao intervalo. E se, do lado verde e branco, as ausências de Maria Kostourkova e Cláudia Almeida já estavam a pesar – sentidas em especial no jogo interior – João Pedro Vieira ainda teve de deixar de contar com Simone Costa, que saiu limitada do encontro.
E reatado o jogo no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, a maior capacidade física do conjunto do Barreiro veio ainda mais ao de cima e, assim, ‘disparou’ de forma determinante no resultado até ao 51-35. Apesar do esforço, o Sporting CP sentiu o golpe e levou uma desmoralizadora desvantagem de 19 pontos para os derradeiros dez minutos (61-42).
Face às limitações na rotação e ao crescente cansaço acumulado, capacidade de luta e sacrifício nunca faltaram às comandadas de João Pedro Vieira, mas sem nunca conseguirem superar o sentimento de impotência para relançar a discussão. Prova disso foram os triplos de Márcia Carvalho e Emília Ferreira, que ainda tentaram ‘remar contra a maré’ (77-54), mas o GDESSA nunca deixou de estar confortável em campo e no marcador até ao 86-60 final.
Na próxima jornada, as Leoas – no sétimo lugar com 21 pontos - voltam a jogar fora, desta feita em casa do CP Esgueira, para procurar o regresso às vitórias.
Sporting CP: Simone Costa (3), Emma Huff (11), Luana Serranho (7), Emília Ferreira [C] (13), Dayna Rouse (15), Márcia Carvalho (7), Mariana Barros, Catarina Martins (2), Maria Kostourkova, Rita Chainho, Ana Urbano (2), Maria Oliveira