Vitória em dérbi emocionante
05 Mar, 2023
Basquetebol supera SL Benfica (86-82)
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o SL Benfica por 86-82 na primeira jornada da segunda fase da Liga.
Num dérbi repleto de emoções, os dois conjuntos tiveram vantagens consideráveis, mas a formação de Pedro Nuno Monteiro foi mais forte nos minutos finais e conseguiu garantir o triunfo.
Com um Pavilhão João Rocha bem composto, António Monteiro apontou os primeiros pontos Leoninos num lançamento triplo. Seguiram-se bons momentos de Isaiah Armwood, tanto em afundanços como da linha dos três pontos, e de Eddy Polanco, um dos melhores em quadra.
Tanto Diogo Ventura como Marko Loncovic acertaram triplos e Travante Williams foi o protagonista de um grande afundanço para o 27-23, mas o quarto terminou com 27-26 no marcador.
O Sporting CP conseguiu dominar o período seguinte e com um nome em grande destaque: André Cruz. O jovem de 20 anos fez, em vários lances, o que quis da defesa benfiquista e contribuiu para a diferença chegar aos nove pontos (38-29).
Com tranquilidade e naturalidade, o emblema de Alvalade conseguiu gerir a vantagem até ao intervalo, dividindo bem os pontos entre praticamente todos os atletas. No final de dois quartos, o verde e branco vencia por 52-44.
As contas ficaram mais complicadas no terceiro quarto. Apesar da boa entrada, com o triplo de Marcus LoVett Jr. e os lançamentos certeiros de Travante Williams, Joshua Patton - que também protagonizou um tremendo desarme de lançamento - e Eddy Polanco, o SL Benfica recuperou.
Aproveitando a mão quente de Betinho, a melhor unidade visitante, as águias conseguiram mesmo chegar ao empate (65-65) no final do terceiro período.
Ricardo Monteiro abriu o último quarto com um triplo, mas a verdade é que foi o SL Benfica a subir de nível, a dar a volta e a chegar a ter oito pontos de vantagem (72-80).
Com quatro minutos para jogar, era preciso um Sporting CP muito focado para conseguir dar a volta à situação e foi isso mesmo que aconteceu. Um grande triplo de Travante Williams e um ainda mais espectacular desarme de lançamento de Marcus LoVett Jr. deram o mote para a reviravolta.
Joshua Patton acertou os dois lances livres que se seguiram e Isaiah Armwood, com um triplo fenomenal, empatou tudo a 80 pontos para grande festa do Pavilhão João Rocha.
Isaiah Armwood voltou a ser crucial ao conseguir uma jogada de 2+1 para o 83-80. Tanto o camisola 32 como Joshua Patton acertaram lançamentos livres e o resultado final ficou fixado nos 86-82.
Com 16 pontos, Isaiah Armwood foi o melhor artilheiro do Sporting CP, seguido de perto por Joshua Patton e Travante Williams (ambos com 13) e por Eddy Polanco (12). Travante Williams também se destacou nos ressaltos (nove) e Marcus LoVett Jr. foi o rei das assistências (oito).
Na próxima jornada, o Sporting CP vai visitar o SC Lusitânia.
Sporting CP: Travante Williams (13), Eddy Polanco (12), Ricardo Monteiro (3), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (9), António Monteiro (3), João Fernandes, Diogo Araújo, André Cruz (8), Joshua Patton (13), Isaiah Armwood (16) e Marcus LoVett Jr. (5).