Pedro Nuno Monteiro: "Procurámos sempre soluções colectivas"
04 Fev, 2024
Reacção do técnico ao triunfo diante do Vitória SC
No rescaldo do triunfo frente ao Vitória SC (98-68), em duelo da 14.ª jornada da fase regular da Liga de basquetebol, o treinador Leonino Pedro Nuno Monteiro mostrou-se naturalmente satisfeito com o resultado, elogiando o sentido colectivo e a capacidade defensiva da equipa.
“Quero destacar a vontade dos jogadores e a forma como se prepararam para este jogo num período com poucos treinos e pouco descanso, isto além da preparação mental, que é muito importante. De realçar ainda o facto de termos procurado sempre soluções colectivas”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação do Clube, prosseguindo com a análise.
“Na primeira parte conseguimos uma primeira vantagem, mas depois tentámos acelerar o jogo de forma pouco colectiva e o Vitória SC voltou à discussão. Ainda assim, a partir daí conseguimos encontrar sempre o caminho do cesto e estivemos muito bem defensivamente”, sublinhou, antes de valorizar a qualidade do Vitória SC, que o Sporting CP já tinha batido há uma semana (80-88).
“Este adversário venceu o SL Benfica e a UD Oliveirense, que neste momento é uma equipa a considerar e que também é candidata a ganhar algo. É uma equipa muito difícil e o jogo lá tinha sido muito complicado, mas hoje tornou-se mais fácil e deu até para rodar a equipa. No entanto, há que valorizar a vitória pois não há triunfos fáceis, nós é que os podemos tornar fáceis”, frisou.
Pedro Nuno Monteiro olhou depois para a frente e perspectivou o jogo da próxima quarta-feira frente aos polacos do Legia Warszawa, que vai decidir a continuidade dos Leões na FIBA Europe Cup.
“Temos de ganhar por mais de nove a uma equipa de uma boa Liga e com um plantel muito profundo e com muita qualidade. Vai ser um jogo muito difícil, mas com os adeptos a ajudarem-nos e os jogadores a sentirem o carinho do público é possível conseguirmos a passagem”.
Já Eddie Ekiyor, que foi o MVP da partida e ficou muito perto do duplo-duplo (22 pontos, oito ressaltos e seis assistências), realçou as melhorias da equipa em relação ao jogo de há uma semana diante deste adversário.
“É sempre bom quando vencemos, mas especialmente porque já tínhamos jogado há poucos dias contra o Vitória SC e agora conseguimos um resultado dilatado. Quer dizer que melhorámos desde o último jogo e isso é bom”, referiu o jogador canadiano, que destacou o “excelente trabalho da equipa”. “Defendemos muito bem e quando fazemos isso podemos bater qualquer equipa, temos de manter esta intensidade a defender e ganhar os ressaltos defensivos também”.
O poste, que foi muito aplaudido pelos adeptos durante o jogo, foi depois convidado a comentar a sua exibição, mas preferiu dividir os louros pelos companheiros de equipa. “Joguei bastante bem, mas os meus colegas tornaram as coisas fáceis para mim. Deram-me a bola em boas posições para marcar, o que torna tudo mais fácil. Agora temos de continuar assim”, afirmou, pedindo por fim aos adeptos que compareçam no desafio de quarta-feira para apoiar a equipa.
“Os adeptos são fantásticos, estão sempre connosco e são muito ruidosos. No jogo desta quarta-feira será muito importante e peço que venham ajudar-nos para ganharmos este jogo”, rematou.