Luís Magalhães: "Estou muito esperançado em fazer uma boa época"
15 Out, 2025
Técnico satisfeito pela vitória na estreia na FIBA Europe Cup
No final da partida, o treinador da equipa de basquetebol do Sporting CP, Luís Magalhães fez a análise ao triunfo da equipa Leonina diante do Dinamo Basket Sassari, ainda que identificando oscilações, mas no final a prevalecer a recuperação no marcador no quarto quarto.
“É próprio desta fase da época alguma inconsistência. Vínhamos de uma derrota pesada e nós queríamos ‘limpar’ essa imagem que deixámos, uma imagem muito má, este jogo era importante, passados três dias, queríamos provar que jogávamos mais do que aquilo que tínhamos feito. Conseguimos ganhar, com alguma inconsistência, mas com brio, a lutar, a defender muito bem, principalmente no quarto período, no terceiro período voltou o ‘apagão’ que nos deu no jogo anterior, felizmente conseguimos recuperar no quarto [quarto], conseguimos motivar os jogadores, transmitir-lhes a confiança necessária para fazer um excelente quarto período e ganhar o jogo”.
Luís Magalhães confia que o plantel do Sporting CP tem potencial para melhorar no decurso da época. “Acredito que estes jogadores jogam muito mais do que aquilo que estão a fazer agora, alguns jogadores têm estado um bocado abaixo das suas possibilidades e acredito que com o desenrolar das competições, que eles vão dar muito mais, porque são jogadores com mais qualidade e mais capacidade do que estão a mostrar agora. Estou muito esperançado em fazer uma boa época e dignificar o Sporting CP”
Agora com jogos de três em três pela presença na prova europeia, Luís Magalhães destaca que esse é o cenário preferido pelo grupo de trabalho. “Preferimos jogar que treinar e o basquetebol em Portugal é um desporto de treino, porque fazemos dez treinos numa semana para fazer um jogo. Felizmente, temos a competição europeia e pelo menos de três em quatro treinos fazemos um jogo e estamos satisfeitos por isso”.
Para o capitão Leonino Diogo Ventura, a equipa do Sporting CP deu uma resposta de grande nível, depois do dérbi do fim-de-semana. O base referiu aos meios de comunicação do Clube a importância do apoio dos Sportinguistas esta quarta-feira, aos quais agradeceu.
“A equipa deu uma resposta de grande nível, depois do jogo anterior, que não correu bem. Tão importante como a resposta da equipa foram os adeptos que nos vieram apoiar aqui hoje, num jogo a meio da semana, mesmo depois de um jogo muito difícil, em que ninguém ficou contente. Nós ficámos tão tristes como os adeptos, também, e diz-nos muito eles terem vindo cá hoje e apoiar-nos e foram uma ajuda extra nos momentos difíceis que também os tivemos hoje e conseguimos superar”
Sobre o jogo, Diogo Ventura destacou a reacção da equipa Leonina aos momentos mais difíceis do encontro. “Penso que fizemos uma excelente primeira parte, algumas perdas de bola que poderíamos ter evitado, mas conseguimos manter o jogo equilibrado, nos últimos cinco minutos conseguimos ganhar uma vantagem. Na segunda parte não entrámos nada bem, não conseguimos mexer muito a bola no ataque, defensivamente estivemos um pouco mais atrasados na defesa do bloqueio directo, eles ‘castigaram-nos’, porque os ‘tiros’ deles entraram quase todos no terceiro período e depois, mais uma vez, a equipa respondeu, lutou, não virou ‘a cara à luta’ e no quarto período fomos ‘para cima deles’, acreditámos até ao fim e ganhámos”.