João Matos: "Encarar todos os jogos como finais"
07 Set, 2025
Futsal dá o pontapé de saída para o campeonato esta segunda-feira
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal estreia-se esta segunda-feira na Liga em Torres Vedras, frente ao SCU Torreense, a partir das 20h30. Depois da conquista da Supertaça, os Leões focam agora atenções no campeonato e o capitão João Matos fez a antevisão ao arranque oficial da prova.
O camisola 9, que inicia a sua 21.ª temporada de verde e branco, destacou uma pré-época positiva, não apenas pelos resultados, mas sobretudo pelo crescimento competitivo que o grupo demonstrou.
“Não é que os resultados da pré-época ditem aquilo que seria a Supertaça ou que irá ser o campeonato. Contudo, temos consciência de que, se formos extremamente competitivos e encararmos os jogos de preparação como verdadeiros testes para a temporada, estamos mais perto do sucesso”, começou por dizer aos meios do Clube.
“Foi uma pré-época muito boa, com grandes resultados, e demos continuidade na Supertaça. Agora, é importante elevar o que conseguimos trabalhar e olhar também para aquilo que ainda temos de melhorar, para sermos cada vez mais fortes”, disse ainda o capitão, com os olhos postos já no futuro imediato.
Projectando a primeira deslocação da temporada, João Matos não escondeu o respeito pelo adversário, lembrando as dificuldades que os torreenses impuseram aos Leões num encontro recente.
“Vai ser um jogo extremamente complicado, num pavilhão muito característico. Jogámos com eles na pré-época e foi um jogo difícil e intenso. É isso que esperamos: uma equipa organizada, aguerrida, com muita vontade de somar os primeiros pontos logo em casa”, antecipou.
“Somos mais fortes, mas temos de o provar em campo, com a mentalidade correcta e com todas as nossas armas”, acrescentou o líder verde e branco, que reconheceu também que a vitória na Supertaça deu confiança ao grupo.
Ainda assim, o fixo sublinha que o caminho da fase regular é longo e que não haverá espaço para relaxamento.
“É sempre mais fácil estar motivado depois de uma boa vitória. A partir deste momento, temos 22 finais pela frente na fase regular e temos de encarar cada jogo dessa forma. Não podemos relaxar. É um campeonato com muitas pausas e temos de manter o foco diário para que estas pequenas finais resultem em três pontos. Entrar a ganhar é muito importante”, vaticinou.
Por fim, João Matos dirigiu-se aos Sportinguistas, reconhecendo o papel fundamental do apoio fora de casa e a responsabilidade que o grupo sente em retribuir essa presença.
“Somos uns felizardos por termos adeptos em todo o país. Em Torres Vedras, no ano passado, tivemos um grande apoio. Este ano temos a obrigação de estar em todas as decisões, temos um plantel para ganhar todos os títulos e espero que não tenhamos as lesões da época passada. Com todo o grupo disponível, acredito que será um grande ano para o Sporting CP. Agradeço desde já aos adeptos pela presença contínua e deixo-lhes a garantia: não nos vai faltar entrega, intensidade e compromisso para ganharmos todos os jogos e sermos felizes”, rematou.