De volta ao caminho das vitórias com reviravolta
10 Fev, 2024
Resposta afirmativa frente ao Leixões SC (3-1)
A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Leixões SC por 3-1, este sábado, na partida da sétima jornada da série A da Liga, que encerrou a primeira volta da segunda fase.
Está dado o melhor início à jornada dupla deste fim-de-semana no Pavilhão João Rocha. Depois de uma fase de maus resultados (três desaires consecutivos), as Leoas de Rui Pedro Costa deram uma resposta afirmativa frente ao conjunto de Matosinhos - sétimo classificado - rubricando três excelentes sets (25-18, 25-12, 25-18), apesar do deslize no primeiro (22-25).
Foi de lideranças do Sporting CP - de três e quatro pontos - e equivalentes recuperações do Leixões SC que se fez o início do set inaugural até ao 12-12, quando se inverteram os papéis em campo e no marcador. À entrada para a etapa decisiva, as Leoas perdiam por 18-21 e embora tenham aproveitado alguns erros das visitantes, o ataque verde e branco continuou sem causar os estragos necessários - a excepção foi Lauren Bevan-Matias - e já não foi possível evitar o dissabor logo a abrir (22-25).
Ainda assim, a equipa verde e branca não sentiu o golpe e partiu logo para a reacção, inaugurando o segundo set com uma recuperação até aos 7-4. A liderança das Leoas, desta vez, foi sendo preservada apesar da réplica insistente do Leixões SC (17-13).
Nesta fase, o poder de fogo do Sporting CP veio ao de cima – com Thaís Bruzza em destaque – e as contas fecharam-se em 25-18, devolvendo a igualdade à partida.
Além disso, as Leoas souberam manter o ímpeto e levá-lo para o set seguinte, resultando num 5-0 inicial e, depois, numa vantagem que se foi multiplicando de forma precoce (11-4). Assim, com uma superioridade acentuada e o resultado bem encaminhado (19-10) foi apenas uma questão de tempo até que se confirmasse a reviravolta no Pavilhão João Rocha, concluída num expressivo 25-12 que teve a autoria de Bevan-Matias, directamente da linha de serviço.
Já com o destino nas mãos, a formação de Rui Pedro Costa enfrentou um quarto set novamente mais dividido, mas no qual contou com Vanessa Paquete e Bevan-Matias – acabou como a melhor pontuadora com 16 - para o desequilibrar no ataque (14-9 e 18-14). Depois, Amanda Cavalcanti emergiu na zona central junto à rede e as Leoas não cederam também na recta final do parcial: um bloco de Jady Gerotto selou o 25-18 e o 3-1 final.
Com este regresso às vitórias, as Leoas somam 17 pontos e sobem ao quarto lugar. Para concluir este fim-de-semana de jornada dupla em casa, segue-se já amanhã, domingo (15h00), a recepção ao FC Porto.
Sporting CP: Vanessa Paquete (8), Amanda Cavalcanti (9), Liza Kastrup (12), Thaís Bruzza (8), Moara Santos, Özge Kinasts (3), Thuany Bardin, Lauren Bevan-Matias (16), Jady Gerotto (9), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C], Beatriz Rodrigues.