Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Sporting CP conquista Supertaça de voleibol

Por Sporting CP
11 Out, 2025

Triunfo frente ao SL Benfica no jogo em Loulé por 3-1

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conquistou este sábado a quinta Supertaça Nacional do historial, a segunda consecutiva, após vencer o SL Benfica por 3-1 em sets, em partida realizada no pavilhão Municipal Joaquim Vairinhos, em Loulé.

Um triunfo justíssimo dos Campeões Nacionais, que assim entraram com a mão direita na nova temporada e voltaram a deixar excelentes indicadores para 2025/2026.

A formação Leonina orientada por João Coelho entrou consistente na recepção, num primeiro set em que se registou extremo equilíbrio nos primeiros 30 pontos jogados, com sucessivos empates e os ataques a prevalecerem em relação aos blocos contrários.

Os pontos apareciam sobretudo pelos centrais de ambas as equipas, que por sua vez tinham, por isso, dificuldades em marcar as acções ofensivas contrárias.

Houve alguns pontos conquistados em contra-ataque pelo Sporting CP e pela raça e potência de remate de Edson Valencia, que começou a emergir como figura maior aos 17-15, no primeiro ‘break’ Leonino, depois de um grande serviço (directo), do oposto do Sporting CP.

Edson Valencia esteve em evidência a partir do serviço e o Sporting CP conseguiu nessa fase uma vantagem que seria decisiva para fechar o set, apesar de o SL Benfica ainda se ter aproximado a 19-18, contudo os campeões nacionais fechariam nos 25-23.

No segundo set, o Sporting CP continuou a assentar na qualidade do serviço e desde bem cedo, com Edson Valencia nessa linha a ajudar à conquista inicial de quatro pontos contra um do SL Benfica.

Muito certinho na recepção, o Sporting CP foi variando as opções de ataque, com Grankin a servir com mestria tanto os centrais, como os pontas Leoninos. Os ataques de Lourenço Martins e um contra-ataque de Edson Valencia ajudaram o Sporting CP a ter uma vantagem de 15-12 e os serviços estratégicos de Grankin, um distribuidor que é uma enciclopédia de bem jogar voleibol, orientaram o set a ficar cada vez mais desbloqueado para o lado do Sporting CP.

Finalizações de Kelton Tavares e de Edson Valencia deixaram o Sporting CP com sete pontos de diferença à maior (20-13) e o desfecho final doi de 25-17.

No terceiro set, houve grande equilíbrio, com o SL Benfica mais concludente nos pontos iniciais e com isso a conseguir uma vantagem de 7-10, quando o distribuidor das águias, Francisco Pombeiro foi para a linha de serviço. Ã vantagem da formação encarnada aumentou a 9-15, quando Edson Valencia foi blocado. Nessa altura, o Sporting CP teve, também, dificuldades para travar Murad Khan, um zona quatro forte, decidido e contundente no remate.

Mas o Sporting CP também tinha trunfos para relançar o jogo e a entrada de Kyed Jensen reequilibrou as contas. Foi excelente o oposto dinamarquês, um canhoto longilíneo e excelente executante, que tanto no serviço, como nos ataques e contra-ataques e também superiormente servido por Armando Velázquez, contribuiu para grande recuperação Leonina até aos 20-21.

Sem nenhuma das equipas desarmar, o jogo entrou nas vantagens para o set ficar decido já nos 24-26, com um bloco do SL Benfica a estabelecer a diferença definitiva.

No quarto set, o Sporting CP readquiriu níveis mais constantes não apenas de agressividade, mas sobretudo de acerto nos serviços, mas não sem antes o SL Benfica ainda se ter conseguido colocar na frente a 6-9.

Mas os Leões recuperaram a desvantagem, com Lourenço Martins a estar magnífico da linha de serviço, o que gerou possibilidades de contra-ataque. Aí, como em tantas vezes, Edson Valencia foi intratável.

A 19-18, o Sporting CP teve um serviço directo de Kelton Tavares, que ainda embateu no bordo superior da rede e para o final do set, voltou a aparecer o inevitável Edson Valencia com notáveis pontos e um serviço demolidor.

Com 23-20, ganhava cada vez mais forma a possibilidade de o Sporting CP conquistar mais uma Supertaça, o SL Benfica, que nunca desistiu, ainda reduziu nos 24-23, mas Kelton Tavares pôs o ponto final na partida, em ataque no centro da rede, magistralmente ‘assistido’ por Grankin para o 25-23. 

Triunfo da equipa de voleibol do Sporting CP frente ao SL Benfica por 3-1, num pavilhão em Loulé que teve muito apoio dos Sportinguistas na bancada, em mais uma tarde de comunhão, festa e conquista para o Clube Leonino, agora no voleibol, depois de ao início da tarde ter sido o hóquei em patins a conquistar a Supertaça. 

Sporting CP: Jan Galabov (12), Marx Aru, Sergey Grankin (2), Kelton Tavares (10), Edson Valencia (23), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth [C], Jonas Aguenier (7), Jan Pokersnik, Armando Velázquez, Nicolás Perrén [L], Kyed Mads Jensen (5), Lourenço Martins (8).