Leoas afastadas da luta pelo título
15 Abr, 2026
Sporting CP perde com o SC Braga no terceiro jogo das 'meias' (3-1)
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, ao terreno do SC Braga, onde perdeu por 3-1 no terceiro jogo das meias-finais dos play-offs da Liga. Apesar da atitude sempre positiva, os muitos erros, sobretudo no serviço e na recepção, acabaram por pesar de forma decisiva no resultado final. Assim, o Sporting CP diz adeus à luta pelo título, sem conseguir contrariar a superioridade do SC Braga ao longo dos três jogos da meia-final.
Obrigadas a vencer, as Leoas entraram concentradas na arena bracarense e assumiram desde cedo um ligeiro controlo do marcador, sempre pela margem mínima. Um ataque eficaz de Leslie Tagle fixou o 3-5, e, apesar da resposta imediata das minhotas, Anahí Tosi voltou a dilatar a vantagem para dois pontos (4-6), antes de um erro no serviço devolver a posse à equipa da casa.
Seguiram-se sucessivos erros no serviço de parte a parte (6-7) que ajudaram a manter o equilíbrio, até ao momento em que o SC Braga conseguiu não só igualar como operar a reviravolta (8-7). Ainda assim, com o parcial empatado a 9-9, o Sporting CP voltou a colocar-se na frente (9-10).
Num início muito dividido, as bracarenses voltaram a assumir o comando (12-10), mas sem conseguirem distanciar-se. Já as Leoas, mesmo sem eficácia no serviço, foram conquistando, de forma consecutiva, a igualdade, primeiro com uma cavadinha de Tainá Alessandra e depois com Anahí Tosi a impor-se junto à rede (18-18).
A recta final do set parecia trazer novo ascendente verde e branco: uma falha no ataque do SC Braga, seguida de um ás de Tainá Alessandra, colocou o Sporting CP na frente (18-20), o que obrigou a um time-out pedido pela equipa da casa.
Porém, na fase decisiva, o bloco Leonino não conseguiu travar a reacção adversária (21-20). João Macedo respondeu de imediato com um desconto de tempo, e a equipa reagiu bem, com Leslie Tagle a restabelecer a igualdade. Anahí Tosi ainda devolveu depois a liderança às verdes e brancas com um ataque potente e o equilíbrio manteve-se até aos momentos finais (23-23), mas, no desfecho de um set disputado ponto a ponto, o SC Braga foi mais eficaz e fechou em 25-23.
No segundo set, o SC Braga entrou a todo o gás e construiu desde cedo uma vantagem expressiva (5-0). João Macedo pediu de imediato desconto de tempo, mas as minhotas mantiveram a pressão na recepção verde e branca e voltaram a pontuar (7-0).
Tainá Alessandra ainda tentou responder com um ataque poderoso, mas tudo parecia sair ao lado às Leoas, que também revelavam dificuldades no bloco (9-1). O técnico voltou a parar o jogo num set atípico, porém o SC Braga continuava dominador, somando mais um serviço directo (10-1).
Com o passar dos pontos, o Sporting CP conseguiu recuperar alguma estabilidade emocional, ainda que sem conseguir travar o poderio ofensivo das anfitriãs (13-4). Os erros não forçados no ataque iam-se acumulando e dificultavam a construção de jogo, até que Jady Gerotto contrariou essa tendência com uma cravada para o 13-7.
As Leoas cresceram, a partir daí. Tainá Alessandra somou dois pontos consecutivos (16-10) e Ozge Kinasts, eficaz no serviço, ajudou a encurtar distâncias (16-12). O treinador arsenalista pediu novo desconto de tempo, que quebrou o momento verde e branco (18-13), mas o Sporting CP não desistiu. Mesmo com falhas no serviço, reduziu distâncias através do bloco de Jady Gerotto (19-15).
À procura de se aproximar ainda mais, Anahí Tosi insistiu e deu início a uma sequência de três pontos consecutivos que espelhou a resiliência Leonina (19-16). O SC Braga voltou a parar o jogo, mas o embalo manteve-se e as verdes e brancas ainda colocaram o set na diferença mínima (19-18).
No entanto, as minhotas voltaram a impor-se no bloco e, aproveitando novas dificuldades na recepção do Sporting CP, chegaram ao 22-19. As Leoas nunca baixaram os braços e mantiveram-se na luta, mas no momento decisivo o SC Braga revelou maior serenidade e acabou por fechar o parcial por 25-21.
No terceiro set, regressou o equilíbrio inicial e o Sporting CP foi o primeiro a desfazer a igualdade (2-4), ainda que por pouco tempo. Após nova aproximação do SC Braga, as Leoas voltaram a assumir o controlo e, com um ataque de Anahí Tosi, restabeleceram a vantagem de dois pontos (4-6).
Aproveitando um erro no ataque adversário, o Sporting CP conseguiu então cavar uma diferença mais confortável (4-8), a maior até esse momento, e ampliou-a nas jogadas seguintes (7-11).
Com as Leoas a ganhar ascendente, Jady Gerotto assinou o 7-12 com um amortie, e, na transição, Anahí Tosi e Tainá Alessandra aumentaram a vantagem para sete pontos (7-14). Mais consistente na defesa e mais eficaz na construção ofensiva, o conjunto verde e branco ganhou embalo: Ana Clara Nunes finalizou no centro para o 8-16, o SC Braga ainda procurou reagir (9-16), mas Tainá Alessandra voltou a superar o bloco minhoto e manteve o Sporting CP lançado (10-19).
Ana Clara Nunes, a aparecer novamente, conduziu as Leoas ao vigésimo ponto e, apesar de alguma resistência final das anfitriãs, o Sporting CP aproximava-se com segurança do 2-1. Após o 11-22, o SC Braga ainda reduziu para 15-23, mas João Macedo interrompeu o jogo no momento certo e a equipa respondeu com autoridade, fechando o set em 15-25 e mantendo-se viva na eliminatória.
O quarto set começou com uma demonstração de força do SC Braga (3-0), entrada determinada que obrigou João Macedo a pedir time-out muito cedo. Ainda assim, as anfitriãs mantiveram-se por cima (9-3), explorando novas fragilidades no bloco verde e branco. Sem conseguir estabilizar a recepção, o Sporting CP foi vendo as minhotas distanciarem-se no marcador (12-4), à semelhança do que já tinha acontecido no segundo parcial, o que levou o técnico Leonino a voltar a parar o jogo.
Determinadas em fechar rapidamente a eliminatória, as bracarenses continuaram a carregar e chegaram ao 16-5, apesar das tentativas verdes e brancas para inverter o rumo dos acontecimentos e das alterações promovidas por João Macedo a partir do banco.
Mesmo com a diferença já muito acentuada, as Leoas mantiveram sempre a combatividade (18-9), mas o SC Braga controlava o jogo com tranquilidade e, com larga vantagem no marcador, o Sporting CP já não encontrou força emocional para contrariar o desfecho. O set terminou em 25-10 e confirmou o triunfo minhoto.
Sporting CP: Mária Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (6), Sofia Pereira, Amanda Cavalcanti (3), Maria Santos, Leslie Tagle (3), Anahí Tosi (13), Ozge Kinasts (3), Tainá Alessandra (14), Jady Gerotto (9), Ingrid Félix, Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa e Ana Clara Nunes (9). Treinador: João Macedo.