Ao teu lado, sempre!
12 Dez, 2024
"O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes da vida". Esta frase, que se celebrizou e ficou para a posteridade, foi um dia proferida por Arrigo Sacchi, um conceituado treinador italiano.
E, racionalmente, concordo com ela. Mas, como a maioria de vocês, se na vida me tento pautar por ser um cidadão cumpridor e racional, enquanto Sportinguista sou tantas vezes irracional. E essa irracionalidade leva-me a dizer disparates a quente. Sou, afinal, normal dentro desta "anormalidade" que é ser adepto de um clube, seja ele qual for, mas no caso o que interessa mesmo para esta equação, é o "nosso" Sporting Clube de Portugal.
E tudo isto, como já perceberam, foi escrito pela volatilidade das emoções, e pelo momento menos bom da nossa equipa de futebol.
Depois de um arranque demolidor, vieram as derrotas inesperadas. E, naturalmente, não há como o esconder, da euforia fomos para o limiar da depressão. Num sempre misto de emoções estranhas. Quatro derrotas consecutivas deixam, de forma natural, mossa ao maior dos optimistas. A equipa parece na realidade outra, não há como o escamotear. Detesto a expressão "vamos ter que levantar a cabeça". Soa-me a tempos a que não queremos voltar. Temos é mesmo que voltar ao registo que tínhamos até tempos bem recentes. Pese a "maldição" das lesões em catadupa, outro dado novo e inquietante, teremos que nos guindar aos patamares normais. Foram 15 dias horríveis. Não estamos habituados a este registo. Vamos à luta, rapazes. Afinal estamos ainda na liderança do campeonato.
Temos, por isso, que arrepiar caminho. Faltam disputar 21 jogos no Campeonato e estamos em todas as frentes de disputa. Que melhor forma encontrariam vocês para estar ao lado dos nossos rapazes? Nenhuma, direi. Até ao fim terá que ser o lema. Os momentos maus não os poderemos nunca escamotear. Eles surgem até quando menos se espera. Mas extra futebol existe uma coisa me preocupa muito e tem a ver com a realidade moderna das redes sociais. Local onde existe tanta irracionalidade, misturada com uma verborreia perfeitamente desnecessária, sobretudo porque não ajuda a resolver problema algum, antes pelo contrário.
Porque acima de tudo e de todos estará sempre o símbolo do Leão. Esse, muito acima de dirigentes, treinadores ou jogadores...esses passam todos, tal como nós, e o Clube fica.
No próximo sábado, para o campeonato, e na quarta-feira seguinte, para Taça de Portugal, o Estádio José Alvalade será anfitrião do Boavista FC e do CD Santa Clara, respectivamente, e o espírito que nos norteia terá que ser o de manter a liderança, num caso, e na continuidade na prova rainha do futebol português, no outro.
E para isso, contamos todos. Teremos que estar unidos em prol do mais importante... e o mais importante, inequivocamente, será sempre, e para sempre, o Sporting CP.
Força, SPORTING! Ao teu lado, sempre!
P.S. - Nani anunciou no passado domingo, dia 8 de Dezembro, o fim da sua extraordinária carreira, aos 38 anos. Obrigado pelo que representou para o futebol português e para o Sporting CP. Será para sempre um de nós!