Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A Taça da Liga… Gyökeres e Guimarães!

Por Tito Arantes Fontes
09 Jan, 2025

Taça da Liga – Acaba de terminar a meia-final da presente edição desta prova, na qual defrontámos e vencemos o FC Porto. Uma vitória clarinha, limpinha e indiscutível do Sporting CP! Ganhou porque foi quem quis ganhar, no modo que queria ganhar, marcando um golo na melhor e mais perfeita jogada de todo o encontro! Olhando para o jogo temos, mais uma vez, as melhores jogadas, as melhores oportunidades, os remates mais enquadrados. E na defesa, desta feita, mostrámos que somos consistentes, muito consistentes e até corajosos (nomeadamente em face da prematura lesão do Matheus Reis). Fresneda fez um jogo muito interessante. St. Juste confirmou que – sem as lesões que tanto o têm castigado – é de uma enorme valia. Franco Israel esteve irrepreensível, quer em cima da linha, quer a sair dos postes. A consequência desse labor defensivo… pois, foi manter a nossa baliza inviolável, perante o segundo melhor ataque do Campeonato Nacional (afastando a “anormalidade” de ter sofrido quatro golos de uma equipa que deveria ter metade dos golos que já marcámos!).

Gyökeres/Quenda – Esta nossa “dupla maravilha” fez ontem mais estragos! Na tal melhor jogada do desafio que já atrás mencionámos o passe (a “assistência”, como agora se diz) de Quenda é todo ele cheio de “açúcar”, próprio de um predestinado, que – com apenas 17 anos – está ali, no coração da área, rodeado de jogadores adversários, como peixe na água! Depois esse passe foi letal, para Gyökeres, essa extraordinária máquina de fazer golos que o Sporting CP descobriu e potenciou, que – na cara do guarda redes adversário – fez o que melhor sabe, ou seja, colocou com classe, saber e precisão a “redondinha” no “véu da noiva”! Em Guimarães, no jogo anterior, já tínhamos visto duas jogadas de golo com os mesmos jogadores. Está, assim, a cumprir-se o desafio que Gyökeres lançou a Quenda na Gala dos Stromp do passado 19 de Dezembro! E que assim continue, por muitos e bons jogos! Parabéns, Gyökeres! Parabéns, Quenda!

Gyökeres e as faltas – No jogo de terça-feira, parece-nos que a primeira falta sobre o Gyökeres só foi assinalada já aos 90 minutos. Mas houve notória e nitidamente muitas outras faltas sobre este nosso “tanque” no decurso do jogo. Infelizmente, contudo, é agora – pelos vistos e cada vez mais – “moda” não se marcarem as faltas que o Gyökeres sofre. É saloio que assim seja. E é preciso que se mude rapidamente de comportamento, acabando com essa nefasta “moda” e fazendo-o já! É que o futebol tem 17 leis… e não 18, ou seja, a verdade é que não se acrescentou mesmo nenhuma nova lei a isentar de marcação de falta as vezes em que Gyökeres é agarrado, puxado, rasteirado e/ou pontapeado! Vamos lá, pois, cumprir com as “Leis do Jogo”, que são 17… e não 18!

Hjulmand/Jogador do ano – Especial menção para o nosso Capitão! Foi neste início de Janeiro consagrado como “Jogador do Ano na Dinamarca”, um galardão que muito naturalmente o encheu de orgulho! A ele e a nós, claro! Muitos Parabéns, Hjulmand!

Pirotecnia – Nesta meia-final da Taça da Liga não demos (vimos o jogo em casa, na televisão) pelo uso e deflagrar deste tipo de material (tochas, potes e similares). Foi um sossego! Bem sabemos que as tais ditas de “claques” não compareceram em Leiria, como anunciado por elas em Outubro, num acto de boicote perante a Liga, face ao novo figurino desta prova. Certo é que, assim, o Sporting CP pode beneficiar do apoio de vários milhares de apoiantes sem as costumeiras sanções provocadas pelas idiotices de alguns! Oxalá assim continuemos… sem pirotecnias… ou com boicotes! Ganha o Clube!

Final da Taça da Liga – Não sabemos na hora em que escrevemos contra quem será, mas sabemos que vamos lá estar… e sabemos que estar na final é para lá ir e fazer o que tem de ser feito, isto é ganhar a prova! E trazer a quinta Taça da Liga para o nosso Museu! Será também uma bela forma de concretizar as boas-vindas a Rui Borges, que assim ganhará o seu primeiro troféu dos muitos que queremos que ganhe Clube!  Vamos a isto! Força, Leões! Força, equipa!

Campeonato Nacional – O empate de Guimarães foi, como dizer, um “mal menor”, graças ao fantástico golo de Trincão no cair do pano (um autêntico “coelho sacado da cartola”, com grande classe, no último suspiro!). Ainda assim, como já dito por muitos, incluindo Rui Borges e Gyökeres, não podemos estar a ganhar com dois golos de avanço a meio da segunda parte e, depois, sofrermos três golos de rajada, cada vez que o nosso adversário se acerca da nossa baliza! Íamos oferecendo esse plus aos nossos adversários… ainda bem que, apesar de tudo, o evitámos e que dos outros jogos dos nossos rivais acabaram por chegar boas notícias. Um perdeu em casa e tem a crise lá instalada, outro tem um jogo quase inteiro para ainda refazer na Madeira (sendo de esperar que – até lá – se acabe com a permissividade para alguns… tenham eles a idade que tiverem!).

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S 1 – SPORT TV Este canal desportivo presta um indiscutível serviço aos amantes do desporto em geral e do futebol em particular. Mais uma razão, pois, para ter comentadores ao nível do serviço que presta! São intoleráveis comentários como os do último jogo do Sporting CP em Guimarães. É verem a tristeza com que foi mencionado o nosso terceiro golo (chegaram a dizer que foi um “acaso” e que nem era aquilo que o Gyökeres queria fazer!) mais ainda se compararmos com a euforia com que eram festejados os golos do Vitória! Assim não! Eu – e muitos Sportinguistas – subscrevemos a SPORT TV! E não o “Anti SCP TV”! À atenção dos responsáveis da SPORT TV! Mesmo!