Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP… o alvo!

Por Tito Arantes Fontes
02 Out, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – No passado sábado fomos à Amoreira, defrontar o sempre perigoso Estoril. O jogo foi o que foi. O mais importante foi a vitória e os concomitantes três pontos. Rui Borges já disse tudo sobre a prestação da nossa equipa. Jogámos meia-hora e depois desaparecemos. Certo é que ganhámos justamente e – como ficou célebre – de modo “limpinho”! Clarinho como água… de modo “limpinho”!

CAMPEONATO NACIONAL II – Corolário do nosso resultado – e dos demais desta jornada – é o Sporting CP continuar no segundo posto, a três pontos do primeiro lugar, ou seja, dependendo apenas de si próprio. Continuamos também com o melhor ataque da prova (agora ex-aequo com o FC Porto). Seguimos na luta!

CAMPEONATO NACIONAL III – Os nossos mais directos contendores tiveram prestações distintas. O FC Porto – depois do inenarrável xirivari que antes da partida montou à volta do jogo em Arouca (e que bem que, depois, no jogo, os presidentes da autarquia e de ambos os clubes conviveram na tribuna!) – desenvencilhou-se nos seus noventa minutos. Ganhou. Já o SL Benfica viu-se grego para, na sua casa, levar de vencida o Gil Vicente. As gentes de Barcelos deram um recital de futebol e concluíram o jogo com mais posse de bola, mais golos esperados, mais remates, mais oportunidades de golo, mais cantos, mais passes, mais bolas na trave… enfim, foi um arraso! Ainda assim, perante esta triste e confrangedora realidade, o SL Benfica insiste – não tratando de humildemente se tratar – em disparar para todos os lados, emitindo pateticamente comunicados atrás de comunicados… coitados!

CAMPEONATO NACIONAL IV – A Sport TV continua com a sua senha persecutória de notório anti-sportinguismo! São os comentadores do jogo sistematicamente elogiosos para com os nossos adversários e cabisbaixos, tristes mesmo, cada vez que o Sporting CP marca um golo ou faz uma jogada de qualidade e categoria! Adicionalmente aparece o “especialista” de arbitragem a fazer comentários sobre os lances que o mesmo escolhe a dedo… neste último jogo esse dito “especialista” era, mais uma vez, o inefável Jorge Faustino. E que disse ele? Pois que o golo do Sporting CP devia ter sido anulado por fora-de-jogo de Pote e – ainda e não contente – que devia ter sido marcado penálti contra o Sporting CP no lance, já na fase final da primeira parte, em que o Maxi Araújo foi abalroado por um jogador estorilista que quis tudo, menos disputar a bola! Faustino, na sua senha persecutória contra tudo o que seja verde, conseguiu – assim, deste modo e num ápice – falhar dois “golos de baliza aberta”! Coitado, não acerta uma! Há um outro “especialista” que, desta feita, também merece especial referência… sim, é esse mesmo, o homem que (há menos de ano e meio!) defendeu a agressão a soco de Di María a Pote, em pleno José Alvalade, um tal de Marco Pina! Pois bem, o Pina – para não destoar de Faustino, seu “compagnon de route” – alinhou no mesmo diapasão! É outro “isento especialista”, ainda sonhando com o dia em que conseguirá ir viver para Marte, o “planeta vermelho”… e aí estou com Pina… oxalá esse seu sonho se concretize e depressa! Valeu nestas análises de “especialistas” a visão de um árbitro estrangeiro, internacional FIFA, espanhol, isento de clubismos e imune ao vírus da “clubite”, Iturralde González de seu nome. Foi clarinho no que disse: o golo do Sporting CP é válido (sem nenhuma comparação com outro do SL Benfica a que o quiseram equiparar) e o reclamado penálti contra o Sporting CP é inexistente! Lapidar!

CAMPEONATO NACIONAL V – Na próxima jornada recebemos o SC Braga. É jogo para continuarmos na senda das vitórias! É assim que todos os Sportinguistas querem! Força, equipa!

CHAMPIONS – Jogamos amanhã (face ao dia em que escrevo esta crónica), em Itália, contra o Nápoles, na segunda jornada desta fase do “grande grupo” desta milionária prova. Sabemos que com italianos nunca é fácil. Nunca foi. Oxalá a inolvidável memória da aposta de Ivkovic com o Diego Maradona, há mais de 30 anos, funcione como inspiração para um grande jogo do Sporting CP! Força, Leões!

WE ARE BACK – No jogo no José Alvalade com o Moreirense apareceram, mais uma vez, frases, cartazes e pirotecnia de uma das claques, a dita Juventude Leonina. Desta feita, uma das faixas tinha escrito “We are back”… pois, temos pena, mesmo muita pena que assim seja! Os autores e perpetradores dos comportamentos do sinistro ataque à nossa Academia voltaram, esgotadas que estão a referidas penas. E é lamentável que festejem esse seu regresso com atoardas e incumprimentos vários… como resultado, o Conselho de Disciplina aplicou quase 15.000€ de multas ao Clube! Pagam os sócios, mais uma vez, as lamentáveis cenas destes “meninos”! Até quando?

ASSEMBLEIAS GERAIS – No próximo fim-de-semana teremos as assembleias gerais da SAD, na 6.ª feira, e do Clube, no domingo. Dias grandes na vida do Clube, para apreciar os relatórios e contas. Dia também de mobilização Sportinguista. E dia de tributar e dar os parabéns aos nossos dirigentes, que tanto têm feito pelo Clube, nomeadamente com o título de Bicampeão que já não ostentávamos há 70 anos! Parabéns, Sporting CP!

HÓQUEI EM PATINS – A nossa equipa sénior está a caminho de S. Juan, a mítica cidade Argentina onde este ano se disputa o Mundial de Clubes, de 1 a 5 de Outubro. Votos de uma excelente prestação e cá estaremos para festejar o título mundial! Oxalá! Força, Leões!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

 

P.S: PRESIDENTE VARANDAS – Magistrais declarações, que ainda consegui ouvir antes de fechar esta coluna, à partida da comitiva Leonina para Nápoles. Na mouche! As verdades são mesmo para ser ditas! As mentiras – mesmo que repetidas à exaustão – não podem medrar! Somos mesmo o “alvo”, sabemos disso. E, por isso, coesos e fortes, qual “muralha de aço”, contra o passado, contra o “poder bicolor”! Pela ética! Pela verdade desportiva! Força, Frederico!