Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Mauro Miguel: "Fica um sabor amargo"

Por Sporting CP
11 Jan, 2025

Técnico frisou que "o caminho da evolução continua"

Após o apito final no jogo dos sub-19, que apesar da vitória os jovens Leões ficaram afastados da fase final do Campeonato Nacional, Mauro Miguel, treinador dos juniores do Sporting CP, não escondeu que “fica um sabor amargo”.

Considerou que diante do SC Farense deu-se “uma boa vitória e um bom desempenho”, mas insuficiente para seguir rumo à próxima fase. "Não conseguimos um dos objectivos, que era atingir a fase seguinte", apontou, antes de ‘dissecar’ a partida feita no Estádio Aurélio Pereira.

"Era um jogo com uma carga emocional grande, mas uma das coisas que tiramos deste jogo foi a nossa atitude resiliente e positiva perante o jogo. Apesar do primeiro remate ter sido do SC Farense, a partir daí assumimos o controlo praticamente de todo o jogo. Foi uma vitória por 2-0 e três bolas nos ferros, mas consideramos que foi uma boa vitória", analisou, sublinhando ainda que "o caminho da evolução individual e colectiva continua".

"Vamos para uma fase em que não queríamos estar, contudo vamos continuar a querer crescer e a exigência por parte da equipa técnica vai ser exactamente a mesma. Podemos esperar crescimento, dedicação e vamos lutar por vencer todos os jogos", garantiu Mauro Miguel.

Terminada esta primeira fase, o técnico fez um primeiro balanço geral e não escondeu que foi "oscilante em termos de pontuação", mas perante os “desafios e dificuldades houve aprendizagem”, atentou.

"Tivemos a utilização de muitos jogadores, não só de 2006, mas também de 2007 e 2008, porque o que nós procuramos fazer é ter os nossos jovens em patamares competitivos que sejam desafiantes para provocar maior crescimento. Foi uma imagem da nossa equipa", destacou, lembrando também que "muitos jogadores que são juniores também estão em patamares superiores, inclusivamente na nossa equipa principal".

Depois, o defesa Francisco Machado também falou aos meios de comunicação Leoninos. "O sentimento é de orgulho pelo nosso jogo e amargo por não passar, mas o trabalho não acaba aqui", atirou.

"Fomos verdadeiros Leões do primeiro ao último minuto, demos tudo, tivemos mais posse de bola, mais remates, fomos coesos e isso somou tudo para a vitória de hoje", enalteceu o jovem futebolista dos sub-19, garantindo que faz parte de "um grupo muito unido e com muito para dar".

"Vamos dar uma resposta positiva", assegurou, por fim, Francisco Machado.

Foto Isabel Silva

Juniores falham acesso à fase final de forma dramática

Por Sporting CP
11 Jan, 2025

Vitória sobre o SC Farense revelou-se insuficiente (2-0)

 

Na 18.ª e última jornada da série Sul do Campeonato Nacional de sub-19, a equipa do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SC Farense por 2-0, este sábado à tarde, mas não conseguiu uma vaga na fase de apuramento de campeão.

Para acabar entre os quatro primeiros classificados, os jovens Leões tinham de bater os algarvios e esperar um deslize do SCU Torreense, o que não viria acontecer – venceu o Lusitânia SC por 4-1. Além disso, dada a conjugação de todos os resultados da jornada, os juniores do Sporting CP acabaram com os mesmos 28 pontos que o Académico de Viseu FC e o CD Tondela, mas ficaram no quinto lugar devido à desvantagem no confronto directo com ambos os emblemas, que foram terceiro e quarto classificados, respectivamente.

No Estádio Aurélio Pereira, os jovens Leões tinham muito mais em jogo que o SC Farense – já estava afastado da luta pelo apuramento – e fizeram o seu papel de forma sólida. Numa primeira parte de muito ascendente e domínio, Frederico Gomes fez logo o 1-0 aos dez minutos com um pontapé rasteiro de fora da área.

Ao intervalo, com o empate que vigorava em Torres Vedras, a formação verde e branca - constituída maioritariamente por juniores de primeiro ano - ainda esteve virtualmente entre os quatro apurados, mas tudo mudou na segunda parte. Logo a abrir, aos 51 minutos, um grande trabalho do avançado Diogo Martins - da esquerda para dentro – sentenciou o 2-0 final, mas a vitória não deu em apuramento.

Assim, a equipa sub-19 do Sporting CP vai disputar a fase de manutenção e despromoção na próxima fase do campeonato.

Onze do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Rafael Camacho, Frederico Gomes, Chris Grombahi, Rodrigo Viola, Diogo Martins

Foto Isabel Silva

Desaire penalizador em Tondela

Por Sporting CP
05 Jan, 2025

Condições climatéricas difíceis marcaram jogo dos sub-19 (2-0)

A abrir o ano de 2025 em termos competitivos, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou o CD Tondela e perdeu por 2-0, este domingo à tarde, no encontro relativo à 17.ª e penúltima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Com cerca de cinco minutos decorridos, uma recarga algo feliz fez com que a formação beirã entrasse praticamente a ganhar. O Sporting CP, no entanto, não sentiu o golpe, partiu para a reacção e ficou muito perto de empatar quase de imediato.

Primeiro, num forte pontapé de fora da área defendido pelo guardião Rodrigo Pereira, que pouco depois levou a melhor também sobre uma tentativa do avançado Diogo Martins, também através da meia-distância.

Daqui em diante, as condições climatéricas agravaram-se de forma constante: a chuva começou a cair copiosamente, encharcou o relvado sintético e jogar tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil. Posto isto, a partida foi interrompida sensivelmente aos 35 minutos, tendo sido retomada após mais de meia hora e o 1-0 vigorou no final do primeiro tempo.

Já na segunda parte, apesar do esforço verde e branco na adversidade, o CD Tondela levou a melhor e aos 75 minutos sentenciou a partida com o 2-0 final. O Sporting CP já não perdia há quatro jornadas.

Ainda com tudo em aberto quanto ao apuramento para a fase final – reservado aos quatro primeiros – os jovens Leões não conseguiram levar a melhor frente a uma equipa que estava em igualdade pontual antes deste confronto. Assim, o CD Tondela (28 pontos) subiu ao terceiro lugar e o Sporting CP (25), que já não depende exclusivamente de si, parte para a última jornada no quinto posto, a apenas um ponto do SCU Torreense.

Na derradeira partida desta primeira fase, os juniores do Sporting CP vão receber o SC Farense, sétimo classificado e já arredado da luta pelo apuramento.

Onze do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Rafael Camacho, Frederico Gomes, Chris Grombahi, Micael Sanhá, Diogo Martins

Foto José Lorvão

Sub-19 empatam no Restelo a fechar 2024

Por Sporting CP
20 Dez, 2024

Igualdade a zero no dérbi frente ao CF ‘Os Belenenses’

A equipa de futebol sub-19 do Sporting Clube de Portugal empatou esta sexta-feira (0-0), frente ao CF ‘Os Belenenses’, no Restelo, na 16.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato, jogo que fechou o ano civil de 2024 para a formação Leonina.

Numa partida com poucas oportunidades de golo, o Sporting CP dominou e terminou o desafio com oito remates, dois dos quais à baliza, contra nenhum à baliza Leonina por parte do CF ‘Os Belenenses’, mas o ascendente verde e branco não foi premiado com golos.

O Sporting CP teve também superioridade na posse de bola, terminando o jogo com 61 por cento do tempo com controle da bola, contudo faltou a eficácia mais desejada para ultrapassar a organização defensiva dos donos da casa.

Onze inicial Sporting CP: Tiago Leitão [GR] [C], Salvador Blopa, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Winilson Lopes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Frederico Gomes, Micael Sanhá.  

Foto Isabel Silva

Mauro Miguel: "A chave foi o nosso golo marcado cedo"

Por Sporting CP
15 Dez, 2024

Técnico dos sub-19 reagiu à vitória robusta em casa

Após o triunfo por 4-1 sobre o Casa Pia AC no Estádio Aurélio Pereira, Mauro Miguel, treinador dos juniores do Sporting CP, destacou a exibição e a eficácia conseguidas.

"Temos tido um desempenho muito bom, mas hoje a diferença para os últimos jogos teve que ver com o aproveitamento das ocasiões que criámos ao longo do jogo. Acho que, acima de tudo, a chave do jogo foi o nosso golo marcado cedo. Ficamos por cima do jogo, tivemos a iniciativa e muito domínio tanto na primeira como na segunda parte", considerou.

O técnico reconheceu ainda a importância de a equipa ter beneficiado de uma "semana de treinos maior do que o habitual". "Consolidamos os nosso comportamentos com bola, sem bola e nos momentos de transição", frisou Mauro Miguel, que também gostou da resposta dada pelos jogadores lançados a partir do banco: "Foi bastante positiva, porque nos permitiram manter o ascendente no jogo".

Por outro lado, o treinador considerou que a "marca menos positiva que fica é o golo sofrido", já perto do fim. "Serve para o nosso crescimento. Temos de continuar a manter os nossos níveis de concentração", acrescentou.

De seguida, o médio Rafael Camacho também realçou o "jogo bem conseguido" pela equipa sub-19.

"Entramos muito fortes no jogo, bem com bola e confiantes. Mesmo com a expulsão [adversária] percebemos que tínhamos de manter o ritmo e a qualidade de jogo e pudemos ter mais paciência para encontrar o homem livre. Na segunda parte também entramos bem, fizemos mais um golo, depois mais um, mas por displicência da nossa parte sofremos o 4-1", resumiu.

Além disso, Rafael Camacho destacou que "significa muito" estar de volta aos relvados, além de o ter feito com um golo. "Foram dois meses parado, mas aproveitei para trabalhar noutras vertentes. É sempre bom estar de volta e contribuir com um golo. Os três pontos foram o mais importante, mas fico muito feliz por regressar", expressou.

Foto Isabel Silva

Juniores somam e seguem

Por Sporting CP
15 Dez, 2024

Entrada forte e controlo total frente ao Casa Pia AC (4-1)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Casa Pia AC por 4-1, este domingo de manhã, na partida que encerrou a 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Com este terceiro jogo consecutivo a pontuar (2V 1E), os jovens Leões, actualmente no quinto lugar (24 pontos), continuam a perseguir um lugar nos quatro primeiros para ter acesso à próxima fase – faltam três jornadas.

E nesta manhã, perante um Casa Pia AC no nono e penúltimo lugar (13 pontos) da série, o arranque verde e branco dificilmente podia ter sido melhor: um passe longo encontrou a rápida desmarcação de Micael Sanhá sobre a esquerda, que junto à linha final cruzou atrasado e Diogo Martins correspondeu com um remate certeiro para inaugurar o marcador logo aos três minutos – terceiro jogo consecutivo a marcar para o jovem avançado.

De imediato, o conjunto visitante tentou responder e, na sequência de um pontapé de canto, deixou um sério aviso, tal como Winilson Lopes, logo a seguir, na baliza oposta.

Com o passar dos minutos, contudo, os jovens Leões foram assumindo de forma mais clara o controlo da partida e não tardaram em fazer o 2-0. Foi com um remate de fora da área rasteiro e colocadíssimo que, aos 23 minutos, Frederico Gomes aumentou com sucesso a vantagem verde e branca na Academia. E perto do intervalo tudo se complicou ainda mais para o Casa Pia AC, que ficou reduzido a dez unidades após um vermelho directo.

A equipa visitante, contudo, não se deu por vencida e até entrou na segunda parte a criar muito perigo, porém Tiago Leitão, guarda-redes do Sporting CP, respondeu à altura e manteve tudo na mesma no marcador, mas por pouco tempo. Mais eficazes foram os sub-19 Leoninos, que logo a seguir deram uma forte ‘machada’ no encontro: na sequência de um canto, a bola não saiu da área e sobrou para um remate cruzado de Winilson Lopes que, com a ajuda de um desvio num defesa, só acabou no fundo da baliza.

Com o 3-0, Chris Grombahi e Rafael Camacho entraram a partir do banco de suplentes – mais tarde também Tomás Mendes e Telmo Coimbra foram aposta – e a formação verde e branca passou a gerir os tempos do jogo sem grandes sobressaltos, mas mantendo a mira na baliza adversária graças à frescura dos recém-entrados.

E depois de Telmo Coimbra ter testado a atenção de Rodrigo Osorio, Rafael Camacho, que regressou aos relvados após lesão, entrou área adentro, fez tudo bem e atirou também a contar para o quarto golo do Sporting CP.

Por sua vez, foi muito perto do fim que surgiu o golo do Casa Pia AC, que já nada podia mudar na partida, e serviu apenas para fazer o 4-1 definitivo no marcador.

Na próxima jornada, os juniores do Sporting CP visitam o CF “Os Belenenses”.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rodrigo Quintiães, Diego Coxi, Bento Estrela, Simão Soares (Rafael Camacho, 59’), Frederico Gomes (Telmo Coimbra, 68’), Rodrigo Viola (Chris Grombahi, 59’), Micael Sanhá (Tomás Mendes, 68’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 79’)

Foto Isabel Silva

Empate a uma bola em Torres Vedras

Por Sporting CP
06 Dez, 2024

Diogo Martins marcou o golo Leonino

A equipa de sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, nesta sexta-feira, a uma bola no terreno do SCU Torreense em jogo da jornada 14 da Zona Sul do Campeonato Nacional de juniores.

Mauro Miguel apostou de início em Miguel Gouveia, Salvador Blopa, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Rodrigo Viola, Ivanildo Mendes, Diogo Martins, Frederico Gomes e Tomás Mendes.

Os dois tentos da partida foram apontados na segunda metade, com o Sporting CP a adiantar-se no marcador com um golo de Diogo Martins, na marca de 11 metros, aos 53 minutos. A equipa da casa fez depois o empate, com que o encontro terminou.

Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, em casa, frente ao Casa Pia AC, mas antes disso têm jogo europeu diante do Club Brugge (terça-feira, às 14h30).

Foto Isabel Silva

Justiça chegou a cinco minutos do fim para os sub-19

Por Sporting CP
01 Dez, 2024

Só um penálti tardio rompeu o nulo de ferro(s) frente ao SC Lusitânia

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o SC Lusitânia por 1-0, este domingo, no jogo que encerrou a 13.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

O domínio dos jovens Leões sobre o último classificado foi total. Tentaram de tudo e entre inúmeras oportunidades (12-1 em remates à baliza) e duas bolas aos ferros, a vitória teve de ser arrancada… ‘a ferros’. A incessante insistência teve o seu merecido prémio aos 85 minutos, quando Diogo Martins fez o golo decisivo na conversão de um penálti sofrido pelo próprio avançado.

Vitória difícil, mas de de inteira justiça para colocar também um ponto final na série de três derrotas consecutivas da formação verde e branca.

Os juniores do Sporting CP deram excelentes sinais logo a abrir, entrando com a mira na baliza adversária, que não tardaram a alvejar e com muito perigo. Nos primeiros instantes, contudo, o guarda-redes Tiago Barros levou a melhor nos remates de Chris Grombahi e Micael Sanhá e, pelo meio, opôs-se também a um clamoroso frente-a-frente com Winilson Lopes, cuja recarga só não deu em golo graças à rápida ajuda defensiva.

E a partida no Estádio Aurélio Pereira continuou a fazer-se tanto de sentido único como de ineficácia do lado verde e branco. Diogo Martins, Grombahi outra vez e Winilson Lopes também tentaram – sem sucesso - a sua sorte, mas foi o defesa Rafael Mota, que subira à área, a ficar mais perto de inaugurar o marcador ao cabecear ao poste.

Apesar desta superioridade clara dos jovens Leões, o nulo não se alterou na primeira parte, ao longo da qual o SC Lusitânia pouco ou nada produziu a nível ofensivo – somam uma única vitória na prova, mas vinham de duas jornadas sem perder.

E o segundo tempo começou da mesma forma: com o mais que merecido 1-0 a tardar em chegar. Logo nos primeiros segundos do reatamento, um desvio de Diogo Martins na área saiu mesmo a rasar o poste e, dez minutos depois, só o ferro negou um ‘golaço’ a Ivanildo Mendes, que encheu o pé de fora da área.

Já depois da hora de jogo, as mesmas intenções, de forma sucessiva, mas também o mesmo teimoso desfecho: Winilson, Ivanildo e Rafael Mota ficaram muito perto de marcar, tal como Frederico Gomes, cujo ‘chapéu’ de longe apanhou desprevenido o guardião adversário, mas saiu demasiado curto.

Os sub-19 do Sporting CP tentavam de tudo dentro de campo – acabaram com 27 remates efectuados - e, à entrada para a o último quarto de hora, surgiram também as primeiras mexidas a partir do banco: João Rodrigues e Rodrigo Viola foram as apostas para a recta final, que teve as duas equipas reduzidas a dez depois dos vermelhos directos em simultâneo a Grombahi e Sidney Santos – envolvidos em confronto físico após uma falta ostensiva sobre o extremo verde e branco.

A resistência dos açorianos, que continuaram sem se mostrar no ataque, seria derrubada finalmente aos 85 minutos, quando Diogo Martins foi agarrado na área e o próprio avançado se encarregou de converter o penálti – muito bem marcado. Apontado - a muito custo - o 1-0, Diogo Martins chegou ao seu quarto golo da temporada e deu inteira justiça ao marcador deste jogo.

De volta às vitórias, os juniores do Sporting CP continuam no quinto lugar, agora com 20 pontos, e têm na agenda uma visita ao SCU Torreense na próxima jornada.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee (Konstantin Nikitenko, 90+4’), Sandro Gamboa (João Rodrigues, 79’), Ivanildo Mendes, Frederico Gomes (Rodrigo Viola, 79’), Chris Grombahi, Micael Sanhá (Diego Coxi, 90+4’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 86’)

Foto Isabel Silva

Desaire em Viseu

Por Sporting CP
24 Nov, 2024

Juniores derrotados fora de casa

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 2-0 na visita ao reduto do Académico de Viseu FC para a 12.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional.

Depois do 0-0 ao intervalo, os visitados conseguiram fazer dois golos logo no início do segundo tempo, sentenciando o desafio.

O regresso ao Campeonato Nacional dá-se no próximo fim-de-semana com a recepção ao SC Lusitânia.

XI inicial do Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Luís Gustavo, Francisco Machado, Cristiano Palamarchuk, Diego Coxi, Bento Estrela, Chris Grombahi, João Rodrigues [C], Miguel Almeida, Telmo Coimbra e Winilson Lopes.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Duas partes com histórias diferentes"

Por Sporting CP
09 Nov, 2024

Reacção desaire dos juniores Leoninos

No final da derrota da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal por 0-1 na recepção ao CD Tondela, Filipe Neto analisou o desafio.

"As duas partes tiveram histórias diferentes. Na primeira, o Sporting CP conseguiu colocar em prática a sua ideia para o jogo, o que esperávamos, e conseguimos criar mais oportunidades do que o adversário. Na segunda parte não aconteceu o mesmo. O CD Tondela acabou por mudar a abordagem ao jogo. Fomo-nos ajustando e demorámos algum tempo até equilibrar o jogo. Entrámos muito no jogo que eles procuravam, as transições, que não é o nosso. Devíamos ter tido mais calma, estabilizar o jogo e procurar os momentos certos para acelerar. Sofremos o golo contracorrente e quem marca ganha", disse aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

Questionado sobre se a paragem para os compromissos das selecções nacionais vem em boa altura, o treinador Leonino admitiu que sim.

"É sempre bom termos mais tempo para trabalharmos o nosso modelo de jogo e evoluirmos dentro das nossas ideias. Na segunda parte, tínhamos de ter o suporte da nossa ideia de jogo e demorámos algum tempo a colocar em prática. Depois conseguimos descobrir os caminhos, mas não tivemos eficácia", explicou.

Ivanildo Mendes, médio Sportinguista, também esteve na zona de entrevistas rápidas e deu o seu ponto de vista sobre o encontro: "Podíamos ter sido melhores no ataque. Faltou-nos velocidade na frente e falhámos muitas oportunidades. Temos de pensar no próximo jogo e podemos respirar um pouco na paragem para as selecções. Uma derrota, por vezes, pode servir para, da próxima vez, estarmos mais atentos e preparados".

Páginas

Subscreva RSS - Juniores