Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto José Lorvão

Gonçalo Portugal: "Fechar o ano bem e começar o novo ainda melhor"

Por Sporting CP
27 Dez, 2025

Futsal enfrenta Rio Ave FC no domingo (18h00)

Após o Natal, a equipa masculina de futsal do Sporting CP volta a entrar em acção já no domingo (18h00), recebendo o promovido Rio Ave FC em partida da 14.ª jornada da fase regular da Liga.

“Fechar o ano bem e começar o novo ainda melhor” são os objectivos traçados por Gonçalo Portugal, guardião verde e branco, na antevisão ao duelo feita aos aos meios de comunicação Leoninos. “É bom para fechar este capítulo e esperemos que 2026 traga mais vitórias e bons jogos, especialmente aqui no nosso pavilhão”, apontou.

Apesar da semana de preparação atípica devido às festividades, Gonçalo Portugal garantiu que os Leões estão prontos para ir atrás da sétima vitória consecutiva.

“Parar dois dias para nós, atletas de alta competição, é muito, mas vamos chegar a domingo e fazer um bom jogo”, sentenciou o experiente guardião.

Com 2025 prestes a fechar-se, o Sporting CP é segundo classificado com 33 pontos, enquanto o Rio Ave FC, vindo de duas derrotas, ocupa o quinto lugar da tabela.

Foto João Pedro Morais

Torneio de Natal do futsal reuniu mais de uma centena de atletas

Por Sporting CP
22 Dez, 2025

Convívio em ambiente de muito boa disposição no Pavilhão João Rocha

Decorreu esta segunda-feira mais uma edição do Torneio de Natal de futsal do Sporting Clube de Portugal, com todos os escalões da modalidade reunidos no mesmo palco – o Pavilhão João Rocha -, num ambiente muito animado, com a competitividade também presente, em jogos nos quais os atletas da equipa sénior masculina foram os treinadores e em que cada equipa juntava atletas de diferentes escalões da formação, tanto do género masculino, como do feminino, misturados.

Bernardo Paçó, guarda-redes da equipa sénior de futsal do Sporting, vibra com o torneio de Natal de futsal do Sporting CP como se ainda estivesse nos escalões de formação do Clube e nunca perde a ambição de vitória. “É importante estar aqui no Torneio de Natal, para mim é demasiado importante porque tento ganhar isto há muitos anos, há muito que ando atrás deste título inédito. No geral este torneio é muito bom para os miúdos e para nós, para conhecermos melhor os miúdos. É muito giro e gosto muito desta fase do ano. Eu aproveitava esses momentos para tirar dúvidas, brincar um bocadinho e para estar perto dos ídolos”, relembrou.   

Bruno Pinto gostou muito do ambiente no Torneio de Natal de futsal do Sporting CP, o primeiro em que participou. “É muito mais divertimento do que competição. É isto de passarmos em qualquer lado e os miúdos quererem falar connosco, quererem estar um bocadinho connosco, também, porque aqui conseguem estar mais dentro do campo ao nosso lado, mais perto de nós, de conversarem connosco e sentirem o que pode ser o futuro deles. É muito gratificante”, disse aos meios de comunicação do Clube, com a jogadora da equipa sénior, Diana Silva, a destacar o ambiente de alegria vivido no torneio de Natal do Sporting CP: “A experiência está a ser incrível. Ver os miúdos muito contentes é extraordinário, estou na equipa do Tomás Paçó, que infelizmente não pôde estar cá, com muita pena nossa e eu acho que sou a mais velha da equipa, por isso estou como sénior da equipa, por assim, dizer. É incrível ver o entusiasmo dos miúdos, quererem sempre mais, estarem à procura do golo, estou a gostar imenso”, disse a atleta que fez um trabalho de treinadora-adjunta, completando com boa disposição e sorrisos: “Mas não percebo dessa parte”.

Do lado dos mais novos, boa disposição e sentido de humor era o que não faltava. Todos queriam ganhar o Torneio, os já eliminados aceitavam e encaravam com resignação momentos menos felizes e João Brandão, da equipa de infantis, já se virava para as horas a seguir. "O que importa é o jantar e comer”, disse com gargalhadas dos amigos ao lado.

O também jogador, Salvador Conceição, que tem como ídolo Alex Merlim, tinha uma grande curiosidade que pensava satisfazer com os jogadores do plantel principal: “Gostava de saber como é jogar nos seniores”.  

Jéssica Lucas, jogadora das sub-19 do Sporting CP, ficou agradada com mais uma participação no torneio de Natal de futsal do Sporting CP. “Este torneio de Natal é importante, porque todo o futsal consegue estar reunido, conseguimos conviver, é perto do Natal, temos também os seniores aqui connosco e é importante por causa disso e conseguimo-nos integrar, todos juntos”.    

O futsal do Sporting CP é família e dentro dela, há pais e filhos a jogarem o mesmo desporto no mesmo clube. Kaynan, filho de Taynan, que já joga nas escolinhas e Nicolas, filho de Rocha, dos iniciados, ficaram felizes por participarem no torneio de Natal de futsal do Sporting CP.

"Foi muito bom, por unir todos os escalões e para nos divertirmos. Queremos todos ganhar, ninguém gosta de perder e é muito bom este dia para podermos ter uma conexão com os seniores”, referiu Nicolas Rocha, filho de Rocha, que é pivô, como o pai e tem o sonho de jogar com o pai.

Kaynan, mais novo na idade do que Nicolas, elogiou o pai, Taynan, que foi treinador do menino por um dia e fixou satisfeito por ter feito “uma assistência para um jogador fazer um golo”.  

Margarida Macieira, jogadora da equipa sénior de futsal do Sporting CP viu através da alegria das crianças mais uma edição de sucesso do torneio de Natal do Sporting CP. “É sempre muito giro a convivência entre os escalões, principalmente com a equipa principal. São sempre importantes estes momentos de lazer, sempre com alguma competição, claro. É deixar os mais pequeninos jogarem, é importante eles divertirem-se, ter esta oportunidade, porque não é todos os dias que se convive com as equipas principais e que se pode jogar neste pavilhão lindo”.      

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Fizemos um jogo extraordinário"

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Técnico deixou rasgados elogios à sua equipa

Após a expressiva vitória frente ao SC Braga (1-8), Nuno Dias destacou a exibição muito consistente da sua equipa, sublinhando que o resultado foi construído a partir do que os Leões conseguiram impor em quadra, e não pelas dificuldades sentidas pelo adversário.

"Mais do que aquilo que o SC Braga não foi capaz de fazer, é [importante destacar] aquilo que nós conseguimos fazer", começou por dizer o técnico, em declarações prestadas ao Canal 11, emissora responsável pela transmissão da partida.

"Construímos este resultado com uma atitude bastante séria, fomos fortes em todos os momentos do jogo, tanto na defesa ao guarda-redes subido do SC Braga, como no nosso ataque com guarda-redes subido. A nossa transição, ofensiva e defensiva, funcionou muito bem e também conseguimos marcar de bola parada, num momento muito importante, a fechar a primeira parte. Foi, claramente, um jogo extraordinário da nossa parte", acrescentou.

Lembrando o quão difícil é jogar em Braga, o treinador verde e branco analisou ainda o percurso do Sporting CP ao longo da temporada.

"Se analisarmos bem este período da época, o Sporting CP tem dois jogos menos conseguidos, um na Luz e outro em casa com o Eléctrico FC. Tirando isso, temos goleado praticamente todas as equipas. Somos a equipa com mais golos marcados e, fora esses dois jogos, temos tido uma prestação ao nível do melhor que o Sporting CP já fez, pelo menos desde que estou no Clube", elogiou.

Questionado sobre o golo de bola parada com que o Sporting CP chegou ao 0-2, Nuno Dias fez questão de conceder o mérito táctico aos seus jogadores.

"Tenho de confessar que foi um lance descoberto por eles no treino, através do posicionamento que conhecíamos do SC Braga. Não fui eu que lhes disse para fazerem aquilo. O mesmo quarteto tinha feito bem no treino e, naquela altura, com pouco tempo para jogar, meti o Rocha e pedi-lhes apenas para repetirem o que tinham inventado. O mérito é todo deles, não há nenhum mérito meu nessa bola parada", atirou, a propósito do golo de Pauleta a fechar os primeiros vinte minutos.

Foto João Pedro Morais

Goleada verde e branca no Minho

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Futsal venceu o SC Braga por 1-8

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal goleou este domingo o SC Braga por 1-8, em partida a contar para a 13.ª jornada da fase regular da Liga. Mais uma exibição de grande nível dos Leões de Nuno Dias, que agora só voltam à competição após as celebrações natalícias. 

Na AMCO Arena, o Sporting CP cedo assumiu as rédeas do encontro. Os Leões instalaram-se no meio-campo adversário desde o apito inicial e criaram perigo logo no primeiro minuto: Allan Guilherme, aproveitando alguma desorientação da defesa bracarense, esteve perto de inaugurar o marcador, mas um defesa arsenalista evitou o golo em cima da linha.

O SC Braga tentou responder, sobretudo por Vilian Sousa, que arriscou por diversas ocasiões nos minutos seguintes, mas o brasileiro não conseguiu importunar Henrique Rafagnin.

O guardião Leonino foi, contudo, assumindo protagonismo do lado oposto do campo. Aos cinco minutos, subiu no terreno e disparou com força, com a bola a passar muito perto do poste. Pouco depois, Felipe Valério testou os reflexos de Dudu com um remate frontal muito potente e, na sequência, o camisola 92 voltou a aparecer em zona ofensiva, desta vez travado por uma excelente intervenção de Leandro Costa.

O domínio verde e branco acentuava-se e os ferros da baliza começaram a ‘ajudar’ os minhotos. Alex Merlim acertou na barra aos dez minutos e, pouco depois, Felipe Valério voltou a disparar contra o poste arsenalista. A sensação de golo iminente adensava-se e confirmou-se, enfim, aos 12 minutos: depois de um bom trabalho de Felipe Valério junto à linha, Pauleta apareceu no sítio certo para aproveitar a recarga e atirar para o primeiro da tarde, trazendo justiça ao marcador.

O SC Braga respondeu de imediato, com Willian Carioca a rematar com violência e a rasar a trave, mas o ascendente manteve-se do lado verde e branco. Aos 15 minutos, Bruno Maior surgiu ao segundo poste, falhando o desvio por muito pouco, e pouco depois foi Tomás Paçó a acertar novamente no poste. Era já a terceira bola aos ferros de um Sporting CP que podia estar a vencer por uma margem bem mais confortável.

Mesmo a fechar o primeiro tempo, Bernardo Paçó tentou surpreender de muito longe, obrigando a um desvio providencial da defesa bracarense. E quando tudo apontava para a chegada do intervalo com a vantagem mínima, o “laboratório” de Nuno Dias voltou a funcionar. Na sequência de um canto, Wesley colocou a bola, Rocha tocou de calcanhar e Pauleta rematou colocado para o bis, fechando uma primeira parte claramente superior dos verdes e brancos.

A segunda parte arrancou com um sinal de alerta por parte do SC Braga. Aos 21 minutos, Luís Fernandes rematou ao poste, um lance que poderia ter reaberto o encontro. Foi, porém, um aviso sem continuidade, já que um minuto depois, o Sporting CP respondeu com eficácia máxima. Bruno Pinto apareceu na cara de Leandro Costa, deixou o guardião arsenalista pelo caminho com um gesto técnico de elevada qualidade e finalizou com frieza para o 0-3. E o SC Braga ainda procurava recompor-se quando o Sporting voltou a celebrar: Allan Guilherme, atento e oportuno após uma perda de bola em zona proibida, fez o quarto golo e deu ao marcador contornos de goleada.

Aos 26 minutos, o SC Braga beneficiou de uma grande penalidade e Hugo Neves, no frente a frente com Bernardo Paçó, não vacilou, reduzindo para 1-4. Ainda assim, o golo pouco alterou o rumo do encontro. A equipa da casa continuou com dificuldades em assumir o jogo e, pouco depois, Allan Guilherme voltou a ameaçar, surgindo em zona frontal e rematando por cima.

O Sporting CP manteve a sua dinâmica ofensiva e chegou à mão-cheia aos 31 minutos. Num lance de grande qualidade colectiva, Alex Merlim descobriu Bruno Pinto com um passe de trivela e o ala limitou-se a encostar para o 1-5, assinando o seu segundo golo da partida. Dois minutos depois, Felipe Valério também marcou, aproveitando um erro de Leandro Costa, que demorou a soltar a bola e acabou por deixá-la à mercê do ala Leonino.

Ainda aos 34 minutos, Tomás Paçó juntou-se à lista de marcadores, ao converter de forma exemplar um livre directo cruzado que só parou no fundo das redes. Aos 35', um momento de futsal de alto nível: num duelo particular entre dois antigos colegas, Hugo Neves encheu o pé e Bernardo Paçó respondeu com uma defesa monumental, negando o golo ao jogador arsenalista.

Já com o SC Braga a apostar no 5x4, aos 37 minutos, foi novamente o Sporting CP a marcar. Tomás Paçó, em excelente momento de forma, arrancou do meio-campo, conduziu até à área adversária e finalizou com um potente remate de pé esquerdo para o 1-8.

Até ao apito final, Felipe Valério ainda dispôs de uma ocasião para ampliar a vantagem, mas o encontro terminaria com um expressivo 1-8, coroando mais uma exibição de elevado nível da equipa de Nuno Dias.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó (2), Bruno Pinto (2), Alex Merlim, Allan Guilherme (1), Bernardo Paçó [GR], Bruno Maior, João Matos [C], Wesley, Pauleta (2), Felipe Valério (1), Tiago Rodrigues, Rocha. Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Allan Guilherme (2’), Wesley (37’).

Foto José Lorvão

Wesley: "Temos de entrar com tudo"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Futsal desloca-se a casa do SC Braga no domingo

A equipa de futsal do Sporting CP visita, este domingo (15h00), o SC Braga para disputar o duelo da 13.ª jornada da fase regular da Liga.

Wesley, fixo verde e branco, foi o porta-voz do grupo antes da partida e, em declarações aos meios de comunicação Leoninos, reconheceu que a “preparação tem sido boa”.  "Temos trabalhado muito e sabemos da equipa forte que o SC Braga tem", realçou.

Admitindo esperar um “jogo muito competitivo, de muita intensidade e qualidade”, o brasileiro de 25 anos considerou que só há uma receita para sair de Braga com os três pontos: "Sabemos que não podemos facilitar e, por isso, temos de entrar com tudo desde o início do jogo".

O conjunto arsenalista é sexto classificado (17 pontos), enquanto os Leões de Nuno Dias continuam no segundo lugar (30 pontos) – a seis da liderança – e acumulam cinco vitórias consecutivas actualmente, todas com largas margens no marcador.

"A nossa mentalidade passa por vencer, e por vencer bem. Os golos vão acontecendo naturalmente e isso prova que temos sido eficazes", apontou Wesley, por fim.

Foto Isabel Silva

Nuno Dias: "Um bom resultado, boa exibição e boa vitória"

Por Sporting CP
08 Dez, 2025

Rescaldo ao triunfo da equipa de futsal por 8-2 frente ao SCU Torreense para a Liga

No final da partida da 12.ª jornada da Liga de Futsal em que o Sporting CP venceu o SCU Torreense por 8-2, o treinador Leonino, Nuno Dias, fez a análise para os meios de comunicação do Clube.

“Foi um jogo que controlámos bem, demorámos a marcar o primeiro golo, mas depois conseguimos fazer bons golos, com bons momentos no jogo. Podemos ainda melhorar coisas, a nossa intensidade defensiva foi melhorando ao longo do jogo, fomos encurtando cada vez melhor as distâncias, fomos sendo cada vez mais pressionantes, se calhar por isso sofrermos dois golos, mas atendendo ao que pedimos ao intervalo, são dois golos que não preocupam tanto, tinha a ver com as leituras, a pressão sobre o portador da bola e uma equipa quando sobe muito as linhas e quando pressiona muito, muitas vezes o espaço nas costas fica livre e o SCU Torreense conseguiu aproveitar bem em dois lances esse espaço que permitimos”.  

Nuno Dias fez um balanço com nota alta da prestação do conjunto Leonino. “No geral foi um bom jogo, em que todos os jogadores tiveram importância, todos os jogadores jogaram, todos deram o seu melhor, todos tiveram a oportunidade de fazer minutos e demostrarem que estão disponíveis e cabe-me decidir. O Tiaguinho [Tiago Rodrigues] mais uma vez à imagem do que tinha feito com o AEK Futsal Club na UEFA Futsal Champions League, hoje fez minutos coroados com um golo, que também já merecia pelos minutos que tem feito nos seniores. A merecer jogar, a merecer sair com um golo, está de parabéns e que seja um exemplo para todos os outros que se as oportunidades surgirem só têm de as agarrar e nós estamos cá para os ajudar a melhorar o processo deles”.

O Sporting CP já leva 77 golos marcados na Liga e Nuno Dias referiu que a ambição é sempre a de marcar o máximo de golo.

“Desde 2012 quando entrámos que é uma postura nossa, maneira de estar de não nos contentarmos com o que estamos a fazer, fazer sempre melhor e não gerir o jogo, de modo que quem está a assistir não goste e se sinta aborrecido com jogo ‘pastelão’. Queremos sempre marcar mais, queremos sempre fazer bons golos, queremos sempre que o jogo ande depressa, queremos sempre que o jogo tenha dinâmica tanto no ataque como na defesa e queremos que as pessoas gostem deste tipo de atitude, deste tipo de jogo. Acho que é atractivo para quem vê, atractivo para nós que o jogamos e que sentimos que o jogo assim é mais alegre e mais divertido também, que tem mais qualidade dentro do que consideramos que tem mais qualidade e hoje foi mais um exemplo desses. Esta época tem sido assim, temos feito bons jogos, temos feito muitos golos, se calhar do melhor que temos feito desde esse tempo [2012], mostra que o nosso processo ofensivo tem qualidade tanto no ataque com guarda-redes, situações de bola parada, no jogo com o pivô, situações de um contra um, dinâmica na movimentação. O nosso jogo de ataque é muito variado e esse variedade e variabilidade, também, dá bons resultados. Hoje conseguimos um bom resultado, uma boa exibição e uma boa vitória e agora descansar, porque no domingo vamos a Braga”.    

Tiago Rodrigues, jogador de 18 aos que marcou o sexto golo do Sporting CP, descreveu a sensação por marcar perante tantos Sportinguistas nas bacadas do Pavilhão João Rocha, em declarações aos meios de comunicação do Clube. “É um sentimento de orgulho, já ando a trabalhar há muito tempo e tento aproveitar todas as oportunidades que o mister Nuno Dias me tem dado e tenho a agradecer à equipa técnica e à equipa por me terem ajudado muito. É um sentimento de orgulho marcar para todos estes adeptos que estiveram aqui"

A vontade de marcar é imagem de marca da equipa Leonina e um dos ‘mandamentos’ de Nuno Dias. “O mister Nuno Dias diz no balneário que é sempre para dilatar o resultado e que quantos mais golos melhor”.  

Foto Isabel Silva

Entrada na 2.ª volta com o pé direito

Por Sporting CP
08 Dez, 2025

Triunfo do Sporting CP por 8-2 frente ao SCU Torreense na 12.ª jornada da Liga

A equipa de futsal do Sporting CP venceu esta segunda-feira o SCU Torreense por 8-2, em partida a contar para a 12.ª jornada da Liga, a primeira da segunda volta. Um triunfo desnivelado e que corresponde, por isso, a uma entrada com o pé direito da formação de Nuno Dias na segunda metade da fase regular da Liga.  

Com 16’18 para jogar e já depois de dois bons remates, um deles de Allan Guilherme para boa defesa de Bruno Felipe – uma boa exibição - o pivô Leonino correspondeu a bom lance na ala esquerda de Felipe Valério e desviou de pé esquerdo para o golo inaugural da formação Leonina, em bom movimento na área de Allan Guilherme.

Com 12’18 para o intervalo, Wesley rematou descaído para o lado direito, ao poste da baliza defendida pelo SCU Torreense, num jogo que estava com bom rigor nas marcações de ambas as equipas.  

Com 7’20 para jogar, foi Henrique Rafagnin a evitar o golo aos visitantes, perante um jogador do SCU Torreense, que se isolou.

Com 5’29, Rocha desviou à boca da baliza uma solicitação da direita e fez o 2-0 e quase na jogada a seguir, João Matos rematou para boa defesa de Bruno Felipe.

Com pouco mais de 2’30 para o intervalo, Pauleta isolou-se, mas o remate de pé direito do ala saiu ao lado e por cima.

Já nos instantes finais e depois de um remate de primeira de Bruno Pinto para defesa espectacular de Bruno Felipe, o ala Leonino marcou à boca da baliza, após assistência perfeita de Rocha, com quatro segundos para o intervalo.

No final dos primeiros 20 minutos, o Sporting CP estava na frente por 3-0.

Mais eficácia ofensiva na 2.ª parte e o golo de Tiago Rodrigues   

No segundo tempo e com 17’18 para o final, o Sporting CP aumentou para 4-0, em remate colocado de Bruno Pinto, após livre lateral de Merlim. Um pontapé espontâneo do ala, sem possibilidades de defesa para Bruno Felipe.

Tiago Reis reduziu para 4-1, em remate muito colocado, com 15’31 para jogar., num excelente golo do SCU Torreense, que seria superado pela beleza do 5-1 Leonino, num magnífico remate de pé esquerdo de Merlim, com cerca de 11’50 para jogar.

Com 6’43, Tiago Rodrigues, jovem da formação do Sporting CP com idade para jogar nos sub-19, servido por Allan Guilherme, viu o guarda-redes do SCU Torreense assinar mais uma boa defesa. Com 6’15 para o final, num bom envolvimento ofensivo, o SCU Torreense reduziu para 5-2, por Célio Coque.

E com 5’21, um momento muito aguardado e festejado. Tiago Rodrigues, de pé esquerdo, atirou para o fundo da baliza e fez o 6-2.

Com 2´26 para o final, foi a vez de Pauleta marcar e fazer o 7-2, em remate de pé esquerdo e ainda no mesmo minuto, Felipe Valério, em remate colocado, fez o 8-2, com a bola ainda a embater no poste. Faltavam 2’4 para jogar.

O jogo terminou com vitória do Sporting CP por 8-2 frente ao SCU Torreense, com muito boa dinâmica de ataque da equipa de Nuno Dias, que continuar com espectacular registo de golos marcados na Liga – passam a ser 77, à média de superior a seis golos por jogo.     

Sporting CP: Tiago Rodrigues, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim, Bruno Maior, Rocha, Rúben Freire, Henrique Rafagnin [GR]

Foto José Lorvão

Bruno Maior: "Queremos dar uma boa resposta"

Por Sporting CP
07 Dez, 2025

Futsal recebe SCU Torreense esta segunda-feira

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe, às 15h00 desta segunda-feira, o SCU Torreense para a 12.ª jornada da fase regular da Liga e Bruno Maior fez a antevisão ao encontro.

O jogador de 21 anos começou por lembrar o embate da primeira volta, em Torres Vedras, com triunfo verde e branco por 4-5.

"Em casa deles, o jogo foi muito complicado. Aqui, com a força dos nossos adeptos, esperamos que o jogo corra da melhor forma. Queremos dar uma boa resposta para demonstrarmos que estamos na melhor fase da época. O nosso objectivo é estar sempre em crescimento", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

"Queremos corrigir os erros que temos tido ao longo dos jogos. Mesmo nas vitórias, há erros para corrigir e esse é o nosso foco. Se o fizermos, vai ser muito difícil para alguém nos ferir", referiu.

Bruno Maior concordou que a equipa tem estado "bem na parte ofensiva", mas admitiu que, defensivamente, há muito a melhorar: "Estamos a sofrer vários golos e não é habitual. Há que continuar a melhorar no ataque, mas também temos de nos focar na parte defensiva. Temos sofrido golos e não é esse o nosso ADN".

Por fim, o internacional português fez um balanço dos primeiros meses totalmente integrado na equipa principal.

"Tem corrido muito bem, melhor do que esperava. O grupo está a ajudar muito e estou a conseguir dar uma boa resposta, mas ainda é muito pouco para o que quero. Há muitos passos para dar e quero, com a ajuda da equipa, atingir os objectivos colectivos", concluiu.

Foto José Lorvão

Nuno Dias: "Mais uma vez, estivemos ao nosso nível"

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Rescaldo ao triunfo do Sporting CP por 8-3 frente ao AEK Futsal Club

Após a passagem do Sporting CP aos quartos-de-final da UEFA Futsal Champions League, o treinador da formação Leonina, Nuno Dias, fez a análise do jogo para os meios de comunicação do Clube e deu, nas primeiras palavras, os parabéns ao júnior Tiago Rodrigues pela exibição conseguida na estreia na UEFA Futsal Champions League.

“Esta eliminatória ficou quase definida no jogo um [0-11]. Estivemos muito bem, fomos muito sérios e conseguimos uma vantagem muito grande. Hoje, foi mais uma gestão de plantel, em que todos os jogadores jogaram, com rotações constantes, a oportunidade de toda a gente fazer muitos minutos, inclusivamente o Tiago [Rodrigues] a quem tenho de dar os parabéns, fez um grande jogo parecia que já jogava a este nível há muitos anos e é apenas um miúdo com 18 anos e que tem uma margem de crescimento muito grande. O que ele fez foi muito bom, acho que os jogadores também o ajudaram e acho que fizemos o suficiente”.

Nuno Dias avaliou a qualidade exibicional Leonina e fez um balanço muito positivo do desempenho da formação que orienta. “Não fizemos um jogo exuberante, um jogo daqueles que nós gostamos e que é com muitos golos, com muitos movimentos, com uma dinâmica de ataque muito forte. Não fizemos isso tão bem, mas construímos uma margem alargada. Hoje encontrámos um AEK Futsal Club diferente, com o regresso de dois jogadores que estavam castigados [Felipinho e Fabrício Lima] e que dão muita qualidade ao plantel. Por isso, eles eliminaram os campeões italianos, mas mais uma vez estivemos ao nosso nível, conseguimos ir dilatando o marcador e criado oportunidades e construir um resultado que nos leva aos quartos-de-final”.

Nuno Dias centrou agora as atenções no jogo de segunda-feira, relativo ao início da 2.ª volta da Liga, frente ao SCU Torreense no Pavilhão João Rocha, às 15h00.

“Depois de hoje, vamos pensar no SCU Torreense, na segunda-feira, que é um jogo de Liga e que nos vai trazer dificuldades. Em Torres Vedras vencemos por 4-5, muito apertado, é o primeiro jogo da segunda volta. Queremos continuar com bons resultados, queremos continuar com vitórias. Não temos mutos dias para preparar, amanhã descansar, sábado e domingo treinar para segunda-feira cá estarmos no Pavilhão João Rocha a disputar essa jornada da Liga, que é importante para nós, para continuarmos na perseguição dos pontos em atraso que temos neste momento. Esta jornada está passada e quando forem os ‘quartos’, havemos de pensar no SL Benfica, certamente será esse o adversário, mas agora é pensar no SCU Torreense e esperar que os adeptos compareçam na segunda-feira- que é feriado -, porque estamos a precisar muito deles e tudo fazemos para que eles nos ajudem”.

João Matos, que cumpriu esta quinta-feira o jogo 800 com a camisola do Sporting CP, comentou a incrível marca que alcançou em declarações aos meios de comunicação do Clube. “É realmente um número muito grande e no meu caso, eu que vivo isto todos os dias há 24 anos, não tenho noção sequer do número que é. Espero muito bem que estes miúdos um dia possam ultrapassar por larga escala este número, mas acho que só vou ter noção do número que é quando sair daqui [Sporting CP], quando deixar de jogar, porque realmente são muitos jogos. 800 jogos é muito jogo, uma vida inteira dedicada ao Clube, é mais de duas décadas e o resultado é este: muitos títulos e mais de 800 jogos, se Deus quiser”.  

Foto José Lorvão

Sporting CP carimba passagem aos ‘quartos’ da UEFA Futsal Champions League

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Triunfo Leonino frente ao AEK Futsal Club por 8-3, na 2.ª mão dos ‘oitavos’

Vindo de vitória na 1.ª mão por 0-11 na Grécia, a equipa de futsal do Sporting CP consumou esta quinta-feira a passagem aos quartos-de-final da UEFA Futsal Champions League, no jogo 800 da carreira de João Matos com a camisola Leonina, com triunfo frente ao AEK Futsal Club, da Grécia por 8-3. No agregado, o Sporting CP passou a eliminatória com um total de 19-3 nos dois jogos. 

Com 19’41 para jogar, Bruno Pinto inaugurou o marcador para a equipa Leonina em remate de pé esquerdo, descaído para a direita do ataque.

Com 18’10, após bola parada lateral, Bruno Pinto, sem deixar a bola cair, atirou colocado para o 2-0. E com 17’12, após boa assistência, Allan Guilherme atirou colocado para o 3-0. Com 10’48 para o intervalo, Tiago Rodrigues [estreia na UEFA Futsal Champions League de mais um jovem da formação], disparou para grande defesa de Nikolaos Aronis, que a seguir defendeu com a cara uma recarga de João Matos.  

O AEK Futsal Club marcou (3-1) com cerca de oito minutos para o intervalo por Felipinho, em muito boa jogada na esquerda de Marios Ntatis, depois de antes a equipa de Atenas ter tido um remate às malhas laterais e ter obrigado Gonçalo Portugal a uma boa defesa.

Numa jogada com dois toques de calcanhar, Rocha quase marcou a passe de Pauleta com 4’27 para jogar nos primeiros 20 minutos.

O Sporting CP atacava com vontade de fazer mais golos, mas a equipa grega, várias vezes s jogar de cinco para quatro, também teve algumas oportunidades, num jogo que foi para o intervalo com o Sporting CP na frente por 3-1.  

Na segunda parte e com cerca de 18’, para jogar, Felipinho acertou na trave da baliza defendida por Henrique Rafagnin e no lance praticamente a seguir, Vitinho encostou à boca da baliza um cruzamento na direita e reduziu para 3-2.

A formação Leonina ‘acusou o toque’ e com 15’39 para jogar, Pauleta encostou à boca da baliza uma iniciativa de Felipe Valério e fez o 4-2.  

Com 9’37 para o final, numa bola parada, Bruno Pinto atirou colocado de pé esquerdo, após passe de Merlim e fez o 5-2 – terceiro golo na conta pessoal do ala esquerdino do Sporting CP.

Com 6’01 para jogar, Merlim, de pé esquerdo, rematou à trave e com 5’46 para jogar, Tomás Paçó fez o 6-2, num extraordinário lance individual, depois de ganhar a bola em lance de insistência. O momento mais alto do jogo.

Com 5’15 para jogar, Felipe Valério, de pé esquerdo, atirou a contar para o 7-2 e logo a seguir, Felipinho, num lance de cinco para quatro, reduziu a desvantagem da equipa grega para 7-3.  

Até final, o jogo teve ainda mais um golo de Pauleta, com 2’48 para jogar, em remate colocado, após Allan Guilherme conduzir a jogada, para o 8-3. Bruno Maior ainda atirou ao lado depois de bom entendimento colectivo da equipa de Nuno Dias e Tiago Rodrigues teve dois remates perigosos, que por pouco não davam golo.

Triunfo do Sporting CP por 8-3 frente ao AEK Futsal Club. A formação de Nuno Dias está nos quartos-de-final da UEFA Futsal Champions League.    

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tomás Paçó, Allan Guilherme, Bruno Pinto, Alex Merlim, Henrique Rafagnin [GR], Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Felipe Valério, Tiago Rodrigues, Bruno Maior, Vinícius Rocha, Rúben Freire  

Páginas

Subscreva RSS - Futsal