Reviravolta sobre a AD Fundão no Pavilhão João Rocha (5-3)
A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, este domingo à tarde, um lugar nos quartos-de-final da Taça de Portugal ao ter derrotado a AD Fundão por 5-3 no Pavilhão João Rocha.
Após duas semanas de paragem internacional, os Leões de Nuno Dias tiveram de se aplicar a fundo numa primeira parte mais incerta por força da eficácia visitante (1-2 aos 13 minutos), mas ainda antes do intervalo encontraram o caminho para sair por cima no marcador. Depois de Taynan, Rúben Freire e Wesley terem ‘facturado’, Sokolov marcou no segundo tempo o golo que deu mais tranquilidade e Zicky Té sentenciou a passagem.
Para defrontar o emblema que ocupa o quinto lugar na Liga, Nuno Dias apostou num cinco incial composto por Bernardo Paçó, João Matos, Wesley, Zicky Té e Tomás Paçó, que voltou às quadras depois de uma lesão o ter afastado desde finais de Novembro – nota ainda para a inclusão na ficha de jogo de Leonildo Injai, fixo de apenas 18 anos da formação verde e branca.
E o início da eliminatória sorriu, em apenas 30 segundos, à AD Fundão, que beneficiou de um penálti, convertido por Péleh, embora o guardião Leonino até tenha adivinhado o lado. Não tardou, no entanto, a resposta dos Leões e logo na mesma ‘moeda’.
![](https://scpconteudos.pt/sites/default/files/jl2_1868.jpg)
![](https://scpconteudos.pt/sites/default/files/jl1_0370.jpg)
Depois de ter testado os reflexos de Jaime, guarda-redes visitante, por duas vezes, o recém-entrado Taynan aproveitou um penálti – por falta sobre Sokolov na área – para reestabelecer o empate aos sete minutos – foi o 20.º golo do camisola 33. De seguida, o Sporting CP lançou-se ao ataque de forma avassaladora para procurar a liderança no marcador, mas Jaime negou excelentes oportunidades a Tomás Paçó, Sokolov e Diogo Santos.
Eficácia máxima teve a AD Fundão, que depois de largos minutos sem ameaçar a baliza verde e branca, aproveitou um ressalto para fazer o 1-2 através de Caio Pedro. E, pouco depois, só não voltaram a marcar porque Pedro Marques falhou o alvo quando Bernardo Paçó estava subido na quadra.
Ainda assim, os Tetracampeões Nacionais, embora algo erráticos, voltaram à carga e chegaram ao empate quando faltavam pouco menos de quatro minutos para o intervalo. Num lance de insistência e com um desvio num adversário a ajudar, Rúben Freire foi o autor do 2-2, mas o marcador ainda voltou a mexer antes da buzina.
Com cerca de 20 segundos por jogar, Sokolov recebeu descaído para a direita e encontrou a entrada triunfante de Wesley na área para, isolado, completar a reviravolta quando o duelo estava muito dividido.
![](https://scpconteudos.pt/sites/default/files/jl2_2421.jpg)
Já no segundo tempo, o Sporting CP de Nuno Dias entrou por cima e só não materializou isso no resultado porque Jaime tirou dois golos certos a Taynan e Sokolov. De seguida, perante a resposta da AD Fundão, com duas oportunidades perigosas, também emergiu Bernardo Paçó.
Pouco depois, tudo se desbloqueou num curto espaço de tempo. Luis Fernandes travou Pauleta em falta, viu o segundo amarelo e consequente cartão vermelho e os Leões aproveitaram a superioridade numérica para marcar. Taynan serviu Sokolov na direita e o russo atirou a contar para colocar finalmente uma diferença – mais confortável - de dois golos no marcador.
E depois da assistência, Taynan só não foi capaz de alargar a vantagem porque o poste rejeitou o seu remate rasteiro cruzado. Ao mesmo tempo, Paçó continuou a fechar a baliza verde e branca aos contra-ataques da AD Fundão, que nunca atirou a toalha ao chão, mas já não alterou o decurso da eliminatória.
Ainda assim, houve acção até ao fim no Pavilhão João Rocha. Zicky juntou o seu nome à lista de marcadores, após driblar o guardião adversário, mas Caio Pedro também voltou a marcar para a AD Fundão, fechando o 5-3 final.
Dado mais um passo em frente nesta caminhada, o Sporting CP continua a avançar na Taça de Portugal, prova em que é o emblema mais titulado (nove troféus). Agora, as atenções viram-se para a Liga com uma visita ao CRC Quinta dos Lombos.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Leonildo Injai, Tomás Paçó, Zicky Té, Diogo Santos, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Andriy Dzyalo, Taynan, Rúben Freire, Henrique Rafagnin [GR]