Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Orgulhoso e privilegiado por ser treinador desta equipa"

Por Sporting CP
11 Jan, 2025

Técnico Leonino considera que empate no dérbi se ajustou

No final da partida que ditou empate a um golo do Sporting CP na casa do SL Benfica na 11.ª jornada da fase regular da Liga, Nuno Dias, treinador do Sporting CP, fez a análise do jogo em conferência de imprensa.

“Na primeira parte, o Sporting CP foi melhor e em que podia ter estado a vencer. Tivemos mais e melhores oportunidades de golo e pela frente um guarda-redes inspirado, que foi negando oportunidades. Na segunda parte o SL Benfica foi ligeiramente melhor, mas olhando para o que foram os 40 minutos, o resultado acaba por se ajustar. Equilíbrio foi nota dominante do jogo, pequenas vantagens de cada uma das equipas, guarda-redes com boas intervenções dos dois lados, o Sporting CP a acreditar até ao fim, mas penso que não era justo o Sporting CP sair daqui derrotado. Foi um bom jogo, equilibrado, competitivo”, considerou.

Com o empate, o Sporting CP sai do dérbi líder com mais um golo do que o SL Benfica (os mesmos pontos), cenário que anima, mesmo não sendo definitivo, até porque Leões e águias apenas fecharam a primeira volta. “Mantemos a liderança, com os mesmos pontos do SL Benfica e não mais do que isso. É um resultado que nos dá um ponto e que nos mantém a liderança”, expressou.

Nuno Dias não deixou passar a oportunidade para felicitar os jogadores Leoninos: “Uma palavra aos meus jogadores, tantas coisas que têm acontecido, tantas contrariedades e a resposta que deram foi fantástica. Tenho de estar orgulhoso e privilegiado por ser treinador desta equipa”.

Sobre o aproveitamento da situação nos últimos minutos do cinco para quatro, Nuno Dias reflectiu. “Costumo dizer que um jogo são três jogos, o cinco para cinco, as bolas paradas e no cinco contra quatro, na parte final, o Sporting CP criou oportunidades, tivemos na fase final outras oportunidades, o golo acaba por chegar num lance de grande penalidade. O resultado dita acima de tudo justiça pelo trabalho que os jogadores fizeram dentro do campo”, realçou.

Quanto aos primeiros meses de competição, que correspondem à primeira volta, Nuno Dias fez um primeiro balanço. “O que foi negativo na primeira volta foi a derrota na Supertaça, que nos tira um troféu que fizemos muito por alcançar. Vai-nos ficar atravessado, um troféu que fica pelo caminho. Estamos em primeiro já jogámos em casa do SL Benfica, do SC Braga e do CR Leões Porto Salvo, já tivemos muitas deslocações difíceis, e agora é em casa”, relembrando que na segunda volta estes jogos serão no Pavilhão João Rocha, continuando: "Boa primeira volta, tirando a derrota na Supertaça. Somos a equipa com mais golos e estamos classificados para a final four da UEFA Futsal Champions League. É a imagem deste grupo, de tanta superação, a força de uma equipa não tem limites e essa frase encaixa na perfeição na marca desta equipa. Equipa unida dificilmente é contrariada e é batida”.

Foto João Pedro Morais

Empate mantém liderança

Por Sporting CP
11 Jan, 2025

Penálti de Taynan fez o 1-1 na Luz a 29 segundos do fim

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, a um golo em casa do SL Benfica, em jogo da 11.ª jornada da Liga da modalidade. 

Um golo de Taynan, de grande penalidade, a 29 segundos para o final, mantém a liderança da formação de Nuno Dias na classificação, num jogo em que o Sporting CP teve várias oportunidades, mas pecou na finalização quando não esbarrou na muito boa exibição de Leo Gugiel, guarda-redes das águias, que evitou por várias vezes oportunidades do conjunto verde e branco.  

Num jogo muito intenso e disputado, o Sporting CP teve as melhores ocasiões de golo na primeira parte, fase marcada pela expulsão de Arthur, ala do SL Benfica, que viu segundo amarelo e cartão vermelho com cerca de cinco minutos jogados. O SL Benfica ficou em inferioridade numérica durante dois minutos e a formação Leonina carregou forte junto da baliza de Léo Gugiel, que com um punhado de excelentes defesas evitou o golo da formação verde e branca. O SL Benfica ‘aguentou’ esses dois minutos sem sofrer golo e as duas equipas voltaram a jogar em igualdade numérica. 

Continuou a ser o Sporting CP a ser a equipa com fio de jogo mais apurado, com as águias a terem uma muito boa oportunidade logo que ficaram novamente com cinco jogadores, mas Kutchy, em boa posição, atirou ao lado. Já o Sporting CP foi somando bons lances, mas aos quais faltou a melhor finalização. Sokolov teve um remate muito perigoso ao lado, já o SL Benfica teve um livre de dez metros pela sexta falta averbada aos Tetracampeões Nacionais, em que o remate de Chiskala saiu ao lado da baliza momentaneamente defendida por Bernardo Paçó. 

Com saídas mais fluídas em ataque apoiado, foi de Pauleta mais uma boa oportunidade Leonino antes do intervalo, com o remate do ala, após boa jogada de Wesley, a sair por cima. Ao intervalo, 0-0 no marcador. 

No segundo tempo, o jogo continuou intenso, com o Sporting CP a jogar um futsal mais apoiado e vários remates perigosos, mas aos quais faltou a direcção mais procurada, nomeadamente em tentativas de Merlim e de Wesley. Na baliza, Leo Gugiel continuava a somar boas defesas e a evitar o golo Leonino e quando não era o guardião, era a direcção dos remates, como num cabeceamento de Zicky após boa solicitação de João Matos, mas bola a sair por cima. 

Com 13’54, foi Chiskala a estar bem perto do golo, num remate ao poste da baliza de Rafagnin, após reposição lateral e, com 8’40 para jogar, uma boa condução de bola de Pauleta quase oferecia de bandeja o golo a Zicky, mas o pivô Leonino chegou ligeiramente atrasado para o desvio. Quase a seguir, um remate de Diogo Santos passou ligeiramente ao lado e na resposta, foi Chiskala a aparecer em boa posição, com o remate a sair ao lado da baliza de Rafagnin. 

Entre este vaivém, foram as águias a marcar com 6’37 para jogar, num remate de pé esquerdo de Chiskala, após assistência de Afonso Jesus. Um castigo muito pesado para o Sporting CP, que foi à procura da resposta. 

Com cinco minutos para o final e à procura do empate, o Sporting CP passou a jogar com guarda-redes avançado, no caso Alex Merlim. Diogo Santos apareceu em boa posição, mas rematou ao lado e já com menos de dois minutos para jogar, Sokolov cabeceou para uma defesa que parecia impossível de Leo Gugiel. 

O Sporting CP tudo tentou até final e a 29 segundos para o final, Wesley foi derrubado na área, em lance para grande penalidade. Chamado à conversão, Taynan atirou colocado e empatou o jogo, numa boa partida de futsal.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], João Matos, Diogo Santos, Alex Merlim,, Renato Almeida, Zicky, Wesley, Pauleta, Bernardo Paçó [GR], Andriy Dzyalo, Alex Merlim, Taynan, Rúben Freire, Gonçalo Portugal [GR]

Foto Isabel Silva

Desaire na Luz

Por Sporting CP
10 Jan, 2025

Equipa feminina de futsal saiu derrotada no dérbi

A equipa de futsal feminino do Sporting Clube de Portugal perdeu esta sexta-feira frente ao SL Benfica por 7-0, na jornada 15 da fase regular da Liga.

Um jogo que não correu de feição às Leoas orientadas por Teresa Jordão e que cedo ficaram em desvantagem no jogo. Aos 30 segundos, Nati Detoni abriu o marcador para as águias.

Esse golo marcou a formação verde e branca, que esteve mais remetida o seu meio-campo defensivo. As boas defesas de Ana Lopes evitaram algumas ocasiões de golo das águias, que aumentaram para 2-0 por Janice Silva, a 7’047 para o intervalo. Ana Oliveira a 45 segundos para o intervalo fez o 3-0, resultado que se registava ao intervalo.

No segundo tempo, o Sporting CP voltou a sofrer um golo bem cedo. Com pouco mais de 30 segundos jogados, Júlia Santos na tentativa de afastar a bola, tocou para a própria baliza e fez o 4-0.

O Sporting CP criou uma muito boa oportunidade para marcar, com 17’25. Beatriz Fonseca num grande trabalho, obrigou Ana Catarina e boa defesa para evitar o golo Leonino.

Com 14’03 para jogar, o SL Benfica fez o 5-0. O Sporting CP, sem nunca se render, voltou a estar perto de marcar, com pouco mais de oito minutos para jogar, mas Ana Catarina voltou a negar o golo Leonino com boa defesa. As águias ainda fizeram mais dois golos até final.  

Desaire das Leoas, que na próxima jornada vão receber o Atlético CP.   

Sporting CP: Ana Lopes [GR], Ana Oliveira [GR], Diana Silva, Beatriz Crespo, Jéssica Almeida, Sara Galhardo, Beatriz Vicente, Djamila Catombela, Quélia Ribeiro, Beatriz Fonseca, Júlia Santos, Edna Peralta, Mariana Rodrigues [C], Diana Carolino.      

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Antevejo um dérbi equilibrado, difícil e competitivo"

Por Sporting CP
10 Jan, 2025

Treinador do Sporting CP na antevisão ao jogo deste sábado na Luz

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal joga, este sábado, às 16h00, frente ao SL Benfica no Pavilhão da Luz, a última partida da primeira volta da fase regular do Campeonato Nacional.

Frente-a-frente os líderes da prova, num jogo que Nuno Dias antevê difícil como sempre: “Coincide com o final da primeira volta e, por isso, vai ditar quem termina em primeiro e essa posição vai ser importante para a Taça da Liga, mas, independentemente de tudo isso, para nós vai ser mais um jogo importante como foram todos até aqui e vai ser um jogo difícil, frente a um adversário que tem características especiais, que ainda não perdeu esta temporada e que vai jogar em casa. Antevejo um dérbi equilibrado, difícil e competitivo como são todos”.

Ainda assim, este será algo diferente dos anteriores porque a formação encarnada mudou de treinador e também fez algumas mexidas na equipa. Nuno Dias sabe disso, apontando: “A entrada do novo treinador trouxe algumas nuances diferentes ao jogo e algumas situações distintas daquelas que os anteriores treinadores tinham, nomeadamente na bola parada, um jogo de quatro diferente daquele que o SL Benfica fazia, mas a inclusão do guarda-redes continua a ser um aspecto a que recorre bastante e durante bastante tempo também. Já em relação aos jogadores, acho que as saídas não tiveram grande impacto, mas a inclusão do André Coelho sim. Trouxe-lhes melhorias e, acima de tudo, agressividade defensiva, ainda que nem sempre dentro das regras. Tudo o resto tem a ver com intensidade, com nuances técnico-tácticos e pequenos ajustes que o novo treinador fez. Os resultados que têm feito, o facto de nos acompanharem na liderança e de ainda não terem perdido qualquer jogo esta temporada, diz bem daquilo que são as melhorias do nosso adversário”.

Ainda assim, e como sempre, o Sporting CP está preparado e nem o maior número de jogos nas pernas ditará diferenças no entender do treinador verde e branco: “Ainda bem que temos mais sete jogos do que eles. É bom sinal, é sinal de que estamos em todas as frentes e, por isso, prefiro que o Sporting CP tenha sempre este desgaste físico nesta altura da época”.

Já questionado sobre o aspecto psicológico, Nuno Dias disse que isso é sempre algo a ter em conta: “É sempre um aspecto importante, não s neste jogo, mas em todos, até porque isso implica comportamentos, que por vezes não se têm de forma racional, tanto dos jogadores, equipa técnica e adeptos. Sendo este um dérbi, sabemos que envolverá uma carga emocional muito grande, mas cabe-nos a nós gerir isso da melhor forma e tentar que isso não afecte de todo aquilo que é o rendimento e os comportamentos que nos dizem respeito e que vão ditar o resultado”.

Quanto aos Sportinguistas que, naturalmente, vivem os jogos sempre de forma intensa e os dérbis também, o treinador Leonina espera que compareçam no encontro: “Espero que nos continuem a apoiar. É o que têm feito e acredito que, apesar de haver uma final da Taça da Liga no mesmo dia, muitos dos nossos adeptos nos possam acompanhar a nós e nos possam ajudar na Luz”.

 

Foto Sérgio Martins

Dérbi de futsal: informações para os Sportinguistas

Por Sporting CP
10 Jan, 2025

Jogo está agendado para este sábado às 16h00 no Pavilhão da Luz

O Sporting Clube de Portugal informa todos os Sócios e adeptos com bilhete para o encontro entre a equipa principal de futsal e o SL Benfica, deste sábado, no Pavilhão da Luz, que se devem concentrar no Estádio José Alvalade (EJA).

A saída está marcada para as 14h15 e a deslocação será realizada via metro (EJA – metro Campo Grande – metro Alto dos Moinhos).

Todos os Sportinguistas que não conseguirem estar presentes no ponto de encontro (EJA) deverão concentrar-se no metro Alto dos Moinhos e esperar que os adeptos provenientes do EJA cheguem para depois se deslocarem na caixa de segurança até ao pavilhão.

Todas as viaturas que ficarem parqueadas nas imediações do metro Alto dos Moinhos vão ter supervisão policial. No entanto, é recomendável que os Sportinguistas se concentrem no EJA e posteriormente se desloquem de metro.

A abertura de portas do Pavilhão da Luz está marcada para as 15h00, sendo aconselhável a chegada o mais cedo possível por parte dos Sócios e adeptos do Sporting CP que forem pelos seus próprios meios para o reduto encarnado.

 

 

Foto João Pedro Morais

Bilhetes para o dérbi de futsal

Por Sporting CP
07 Jan, 2025

Ingressos a 7€ nas bilheteiras do Estádio José Alvalade

O Sporting Clube de Portugal informa que já estão à venda os bilhetes para o dérbi entre a equipa de futsal e o SL Benfica da 11.ª jornada da fase regular da Liga.

SL BENFICA vs. SPORTING CP
11 JANEIRO (SÁBADO) ÀS 16H00
PAVILHÃO N.º 1 DA LUZ

Os ingressos, que são exclusivos para Sócios e têm o custo de 7€, estão disponíveis nas bilheteiras do Estádio José Alvalade - abertas todos os dias das 10h00 às 20h00.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Fizemos uma excelente primeira parte"

Por Sporting CP
05 Jan, 2025

Declarações depois do triunfo sobre a ADCR Caxinas

No final da vitória da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal sobre a ADCR Caxinas por 8-3, Nuno Dias analisou o desafio.

"Fizemos uma excelente primeira parte, quase irrepreensível na forma como encarámos o jogo. Conseguimos sair quase sempre muito bem, criámos oportunidades, marcámos golos de várias formas. Jogámos muito bem. A segunda parte já não foi tão boa. Permitimos alguns lances à ADCR Caxinas e estivemos distraídos em algumas situações. O 4-1 foi o melhor exemplo disso. No geral, fizemos um bom jogo. É o resultado que queríamos porque nos dá a liderança da Liga"

Sobre Alex Merlim, que chegou aos 200 golos com a camisola do Sporting CP, Nuno Dias não poupou os elogios: "O Alex Merlim é um craque e dos melhores do planeta na posição dele. É um orgulho e um privilégio poder contar com jogadores desta qualidade. Está presente em golos em todos os jogos, é diferenciado. É um exemplo a seguir".

Alex Merlim, que também esteve na zona de entrevistas rápidas, mostrou-se "muito feliz" pelo feito individual antes de analisar um triunfo contra um adversário "muito competitivo"

"É difícil jogar contra a ADCR Caxinas, mas estivemos ao nosso melhor nível. Os golos ajudaram-nos na primeira parte e soubemos gerir bem a vantagem no segundo tempo. Depois de uma derrota, o jogo seguinte é sempre o mais importante. Falhámos na Supertaça, mas ao alto nível não há tempo para lamentações", frisou, antes de falar da presença dos Sportinguistas em grande número no Pavilhão João Rocha.

"Agradeço sempre. São o nosso sexto jogador, não deixam de nos apoiar onde quer que seja. Muito obrigado", reforçou.

Foto João Pedro Morais

Goleada no regresso a casa

Por Sporting CP
05 Jan, 2025

Futsal bate ADCR Caxinas por 8-3

No regresso ao Pavilhão João Rocha, onde já não actuava há mais de um mês, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, a ADCR Caxinas por 8-3 na décima jornada da fase regular da Liga.

O domínio pertenceu ao emblema de Alvalade durante praticamente todo o desafio, com Nuno Dias a apostar em Henrique Rafagnin, João Matos, Taynan, Alex Merlim e Anton Sokolov para o cinco titular.

As primeiras ocasiões surgiram logo nos instantes iniciais, com Alex Merlim a testar os reflexos do guarda-redes Tiago Sacramento em duas ocasiões. Aos três minutos o 1-0: bela jogada Leonina a terminar com Taynan a fazer um passe por entre as pernas de um adversário antes de Anton Sokolov inaugurar o marcador.

Continuou melhor o Sporting CP, com ocasiões de Pauleta e Taynan, antes do 2-0, que contou com uma assistênia de Alex Merlim para uma tremenda finalização de Anton Sokolov, que bisou.

Diogo Santos também deu trabalho a Tiago Sacramento e aos ferros, acertando na trave aos 12 minutos, e a ADCR Caxinas reagiu com um tiro de Tomás Colaço ao poste de Henrique Rafagnin. Contudo, o 3-0 era apenas uma questão de tempo e chegou aos 17 minutos por intermédio de Zicky Té, que não perdoou na recarga depois de uma primeira investida de Taynan.

O Sporting CP voltaria a marcar antes do intervalo, agora por Wesley França com assistência de Diogo Santos. No descanso, 4-0 para os Tetracampeões Nacionais.

A ADCR Caxinas voltou bem do intervalo e reduziu aos 23 minutos com um golo de Ricardo Marques, mas a reacção verde e branca foi imediata: no mesmo minuto, Taynan serviu Alex Merlim para o 5-1.

Logo a seguir, um dos melhores momentos da tarde, com um canto de Alex Merlim a encontrar Wesley França, que rematou ao ângulo para um verdadeiro golaço que levantou os muitos Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha.

A ADCR Caxinas ameaçou num lance em que Bernardo Paçó ganhou o duelo com Ricardo Marques e Rui Cardoso, que protegeu as redes visitantes no segundo tempo, também negou o tento a Alex Merlim e Taynan, mas seriam mesmo os forasteiros a facturar e por duas ocasiões: uma de Edson Moreira e outra de Martín Dorda para o 6-2 e 6-3, respectivamente.

De forma a não dar esperanças ao adversário, o Sporting CP voltou a acelerar e foi com naturalidade que chegou ao 7-3 num livre de dez metros a castigar a sexta falta contrária. Converteu Anton Sokolov, que chegou ao hat-trick.

No último minuto, foi a vez da ADCR Caxinas ter direito a um livre de dez metros, mas Bernardo Paçó defendeu a conversão de Pedro Marques e, no contra-ataque que se seguiu, Pauleta fechou as contas em 8-3.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita o SL Benfica, com quem partilha a liderança da Liga.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Zicky Té, Diogo Santos, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Andriy Dzyalo, Alex Merlim, Taynan, Rúben Freire e Henrique Rafagnin [GR].

Foto Isabel Silva

Regresso às vitórias

Por Sporting CP
04 Jan, 2025

Leoas do futsal superam EDC Gondomar

A equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, a EDC Gondomar por 5-2 na 14.ª jornada da fase regular da Liga.

Com um hat-trick, Diana Silva foi a maior figura do encontro, com Edna Peralta e Beatriz Crespo a também marcarem.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita o SL Benfica.

Foto João Pedro Morais

Bernardo Paçó: "Este ano reserva-nos coisas muito boas"

Por Sporting CP
04 Jan, 2025

Sporting CP recebe a ADCR Caxinas este domingo, às 15h00

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe, neste domingo, às 15h00, a ADCR Caxinas em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Bernardo Paçó fez a antevisão à partida e disse que não será um jogo fácil, mas deu conta da confiança Leonina: “Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e bastante bem disputado frente a uma equipa muito jovem, muito resiliente e que não entrega o jogo, mas estamos preparados e confiantes para começar o ano da melhor maneira”.

“Não temos pressão-extra por causa do último jogo e por continuarmos invictos no campeonato. O nosso objectivo é sempre ganhar e é com essa intenção e vontade que entramos em todos os jogos”, referiu o guardião verde e branco, apelando ao apoio dos adeptos no João Rocha: “Espero que nos ajudem a conquistar esta vitória e que entremos juntos e da melhor maneira neste novo ano”.

“Este ano reserva-nos coisas muito boas e nós queremos contar sempre com o apoio dos Sportinguistas”, afirmou.

Páginas

Subscreva RSS - Futsal