Nuno Dias: "O jogo foi equilibrado"
19 Fev, 2026
Técnico considerou "justo" o resultado no Pavilhão João Rocha
No fim do dérbi, Nuno Dias, treinador do Sporting CP, analisou o empate (2-2) em conferência de imprensa, no Pavilhão João Rocha.
Análise ao jogo e a justiça no resultado
“Não fomos superiores durante 30 minutos. Houve momentos em que fomos melhores. O jogo foi equilibrado e houve momentos em que o Sporting CP foi melhor e outros em que o SL Benfica o foi. Depois do 2-0, o SL Benfica conseguiu reagir bem. Até tivemos uma ou outra chance para ampliar mais, mas não fomos eficazes e também não era justo, porque o SL Benfica fez por merecer o empate. Até estávamos equilibrados e acabámos por sofrer o empate numa bola nas costas a 40 segundos do fim. Estivemos bem nas subidas do Léo Gugiel, fomos particularmente eficazes defensivamente, mas levámos golo num momento em que ele acelerou o passe e subiu. Podíamos ter ajustado melhor, porque fizemo-lo durante o jogo, mas sinceramente acho que o resultado é justo. Apesar de nos custar, principalmente por ser a 40 segundos do fim, e custa-nos muito, acho que o SL Benfica fez por chegar à igualdade e o resultado ajusta-se.”
A especificidade do dérbi europeu que se segue
“A forma como preparamos o jogo não vai mudar nada, mas vai ser algo novo para nós. Nunca disputamos uma eliminatória a duas mãos [vs. SL Benfica], seja na nossa Liga ou na Liga dos Campeões. Isso é uma novidade, mas a forma como nos preparamos não altera. Pode mudar, sim, e isso tem de ser falado entre todos, que coisas podemos arriscar ou não no primeiro jogo, o que deixamos para o segundo… Nunca passamos por isso e vamos ter de aprender a lidar com isso.”
Aprendizagens para o duelo de segunda-feira?
“Para segunda-feira não se leva nada. Vamos analisar este jogo e perceber onde o SL Benfica cresceu, onde nós podemos rectificar, ver onde o adversário foi mais frágil ou mais forte e vamos ajustar. Amanhã começamos já a pensar nisso e a trabalhar para corrigir.”
Empate sofrido no fim foi golpe na motivação?
“Nós estamos sempre motivados, independentemente de jogar um dérbi ou contra quem for. Vestir esta camisola é um orgulho e uma motivação só por si. A motivação está sempre no limite máximo e vamos estar cada vez mais preparados para competir melhor. Segunda-feira precisamos de ser melhores do que fomos hoje e, se colocarmos em campo o que analisarmos, vamos estar mais próximos de bons resultados.”