Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Isabel Silva

José João: "Fica a imagem de uma equipa que está a crescer"

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Reacção do técnico e de Duarte Rosa à vitória em sub-19

Após a primeira vitória na nova época (1-0 frente ao CF 'Os Belenenses'), José João, treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting CP, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Há situações que são inegociáveis, como a atitude competitiva, a vontade e a determinação, e o que se pôde ver hoje da nossa equipa foi muito isso. Não tivemos o brilhantismo com bola que gosto, e vamos à procura disso, mas a base esteve lá", começou por destacar, considerando que este foi um jogo "oscilante".

"Começamos muito bem, depois o CF 'Os Belenenses' equilibra o jogo, mas já no fim da primeira parte voltamos a estar por cima, com dinâmicas nos corredores e o golo nasce a partir daí. Creio que já se justificava. Na segunda parte pedimos para manter o nível de intensidade, mas houve pouco 'jogo jogado', muitas quebras, o que também faz parte do início do Campeonato", resumiu o técnico, fazendo questão de realçar que "fica a imagem de uma equipa que está a crescer".

E uma prova disso, considerou José João, foi também a forma como os jovens Leões lidaram com a expulsão do capitão Cristiano Palamarchuk na recta final do jogo. "Treinamos isto e vai sempre à parte da superação, entrega e entreajuda da equipa. Estivemos fantásticos nesse aspecto, portanto muito feliz pelo crescimento em termos de atitude competitiva".

Já quanto à margem de melhoria naturalmente ainda existente, o treinador dos juniores apontou que falta "trabalhar mais para ter mais qualidade com bola".

De seguida, Duarte Rosa também abordou o triunfo caseiro, no qual apontou o golo da vitória e, ao mesmo tempo, o seu primeiro de Leão ao peito. "É um sentimento inexplicável e espero que seja o primeiro de muitos", referiu antes de fazer a leitura do encontro.

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil e queríamos dar uma resposta ao jogo anterior. Entramos bem, depois o adversário conseguiu reequilibrar, mas no fim da primeira parte consegui fazer o golo. Estou feliz por ajudar a equipa, mas o mais importante foram os três pontos e o compromisso que tivemos do primeiro ao último minuto", destacou o jovem lateral esquerdo, acrescentando: "É esta mentalidade que queremos até ao fim do Campeonato".

Foto Sérgio Martins

Juvenis dão continuidade ao bom arranque

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Penálti valeu triunfo na visita ao Casa Pia AC (0-1)

Dois jogos e duas vitórias. A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta sexta-feira, ao terreno do Casa Pia AC e venceu por 0-1 o embate relativo à segunda jornada da série Sul do Campeonato do escalão.

Para continuar o bom arranque na prova, um golo de penálti bastou e acabou por resolver a partida. Corria o minuto 14 quando Leonardo Damião converteu a grande penalidade com sucesso - apesar de o guardião contrário ter adivinhado o lado - e deu uma vantagem justa à formação verde e branca, que foi melhor sobre tudo no primeiro tempo.

Já nos segundos 45 minutos, por força das melhorias do lado do Casa Pia AC, o equilíbrio tomou conta do encontro e houve boas oportunidades para as duas equipas, mas o 1-0 não sofreu alterações até ao apito final.

Desta forma, com o pleno de seis pontos somados, os jovens Leões de Pedro Pontes preparam-se para voltar a casa na próxima jornada e enfrentar o SC Farense.

‘Onze’ do Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Paulo Rodrigues, Reisson Batista, Samuel Tavares, João Rijo, António Santos, Francisco Simões [C], Victor Bastianele, Leonardo Damião, Diego Farinha, Diego Moreira

Foto Isabel Silva

Sub-19 arrancam primeira vitória em 2025/2026

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Leões souberam marcar e resistir diante do CF “Os Belenenses” (1-0)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o CF “Os” Belenenses por 1-0, esta sexta-feira de manhã, no jogo relativo à 11.ª ronda – houve inversão da jornada – da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Um golo solitário de Duarte Rosa - a fechar a primeira parte - acabou por valer os primeiros três pontos na prova a uma formação verde e branca que ainda teve de lidar com uma expulsão na recta final.

E desde bem cedo que os jovens Leões de José João se mostraram apostados em dar uma resposta após o desaire inaugural (2-3 UD Leiria) em 2025/2026 e só não entraram a ganhar porque apareceu um corte decisivo de David Sá que negou um golo muito madrugador – nos primeiros 30 segundos – a Duarte Rosa. O dinâmico lateral esquerdo verde e branco, pouco depois, ainda voltou a tentar a sua sorte, mas nem um desvio na trajectória da bola traiu com sucesso o guarda-redes Bruno Dias.

O ascendente protagonizado pelos juniores do Sporting CP continuou, mas apesar do total controlo – sem permitir grandes chances aos azuis – na primeira parte, também sentiram mais dificuldades para visar a baliza adversária. Mas quando o voltaram a fazer foi com pontaria máxima e já em cima do minuto 45, de novo com Duarte Rosa - o elemento mais perigoso até então - como figura principal.

Novamente a somar-se ao ataque pelo corredor esquerdo, o lateral canhoto foi servido na perfeição por Estefânio Domingos e, só com o guardião pela frente, atirou em força para o fundo das redes. Golo ao cair do pano do primeiro tempo e os jovens Leões foram em vantagem para a segunda parte deste dérbi lisboeta.

A seguir foi a vez de o CF “Os Belenenses” crescer no jogo para reentrar na discussão e Alexandre Tverdohlebov e a sua linha defensiva começaram a ser chamados ao serviço logo nos primeiros instantes do reatamento e responderam com sucesso.

Do outro lado, já refrescado com as entradas de João Rodrigues e Sérgio Siza (reforço em estreia), o conjunto verde e branco reagiu e teve em Simão Soares e Miguel Almeida, ambos na área, promissoras ocasiões de golo, embora sem efeitos práticos – a primeira bloqueada no momento certo e a segunda, de cabeça, saiu ligeiramente ao lado.

E para lá da incerteza da margem mínima no marcador, os juniores Leoninos ainda tiveram de encarar os últimos dez minutos reduzidos a dez unidades, por expulsão de Cristiano Palamarchuk (81’) devido a acumulação de amarelos. Uma adversidade com a qual souberam lidar sem sobressaltos de maior e, ainda assim, até criaram a melhor situação para marcar, mas acabou por prevalecer o 1-0.

Alcançada a primeira vitória da época – ao segundo jogo – a equipa sub-19 do Sporting CP parte para mais uma jornada em casa, marcada já para terça-feira (17h00), frente ao CD Mafra.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Cristiano Palamarchuk [C], Jakub Stasiak, Duarte Rosa (João Rodrigues, 66’), Sandro Gamboa (Paulo Simão, 73’), Simão Soares, Argyris Christodoulou (Ansumane Júnior, 84’), Brandão Baptista (Sérgio Siza ,66’), Estefânio Domingos (Santiago Fernandes, 84’), Miguel Almeida

Páginas

Subscreva RSS - Campeonato Nacional