Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

11.ª jornada da fase regular da Liga SportZone
14-11-2015 16:00
Sporting
7 - 0
Quinta dos Lombos
Resumo do Jogo

Pavilhão do Leões de Porto Salvo

Árbitros: António Almeida e Sérgio Magalhães (Porto)

Ao intervalo: 3-0

SPORTING: João Benedito (C), Caio Japa, Cavinato, Diogo e Fábio Lima. Jogaram ainda: João Matos, Fortino, Pedro Cary, Alex Merlim, André Sousa, Varela e Afonso

Treinador: Nuno Dias

Golos: João Matos (8'), Caio Japa (10' e 11'), Fábio Lima (23'), Cavinato (29'), Diogo (32') e Afonso (38')

Acção disciplinar: cartão amarelo a João Benedito (7'). Cartão vermelho a Fortino (16')

Quinta dos Lombos: Pinókio, Ruben, Erick, Varela e Maté. Jogaram ainda: Fábio, Eddy, Russo, Marinho e André S.

Treinador: Rodrigo B.

Golos: -

Acção disciplinar: cartão amarelo a Eddy (9'), Maté (16') e Ruben (19')

Crónica de Jogo

Não era fácil, mas até parecia. Na antevisão do encontro que opunha o Sporting à Quinta dos Lombos, Alex Merlim alertava para a rapidez do adversário e a forma aguerrida como disputava cada lance. Era preciso encarar o jogo de forma séria e concentrada. Assim foi. Em casa emprestada pelos Leões de Porto Salvo, a superioridade dos ‘verde e brancos’ foi evidente desde o primeiro minuto, quando Diogo atirou aos ferros, de primeira, depois de um canto de Caio Japa – criando mais uma oportunidade flagrante dois minutos depois, num tiro de meia distância que culminou na primeira grande defesa de Pinókio, que bem tentou que a goleada que se precipitava... fosse mentira. 

Com ambas as equipas a alinhar em 4x0, o Sporting começou mais dominador, como era esperado – sem com isso arriscar demais e gerar espaço nas suas costas – e a Quinta dos Lombos, de linhas mais recuadas e com dificuldade em sair em ataque organizado, apostava em lançamentos longos para Varela, que actuava como falso pivot. Marinho ainda atirou perto do poste numa transição rápida à passagem do sétimo minuto, mas logo de seguida foi o Sporting quem fez mexer o marcador com um remate muito colocado, de longe, de João Matos. O 1-0 catapultou o Sporting ainda mais para a frente e, no minuto seguinte, Caio Japa atirou a contar, na sequência de um contra--ataque de Cavinato a aproveitar o adiantamento do guardião Pinókio no terreno. A Quinta dos Lombos pediu a pausa técnica e regressou com as linhas mais subidas, mas a ‘ousadia’ abriu espaços nas costas que foram aproveitados pelo conjunto de Alvalade: nesse mesmo minuto, Caio bisou, encostando ao segundo poste após assistência de Diogo.

O Sporting entrou numa fase de grande domínio. Instalado no meio--campo adversário, soube aproveitar todas as debilidades da equipa da Linha para finalizar. Aos 12’, Diogo progrediu pela direita, em transição rápida, permitindo a defesa a Pinókio e, de seguida, foi Fortino que testou os reflexos do guardião forasteiro ao atirar em zona central depois de um roubo de bola a André na sua saída para o ataque. Do lado da Quinta dos Lombos, a melhor oportunidade foi um remate de Ruben ao poste e, mesmo nos dois minutos em que esteve em vantagem numérica por expulsão de Fortino, não criou perigo de maior a João Benedito.

No reatamento, a Quinta dos Lombos procurou imprimir um pouco mais de dinâmica mas foi novamente o Sporting que chegou ao golo, por Fábio Lima, num lance que resultou de uma boa pressão defensiva dos ‘leões’. Logo depois, o mesmo Fábio Lima obrigou Pinókio a aplicar-se e em seguida Cavinato atirou ao poste depois de um grande passe, na diagonal, de João Matos ­– permitindo, instantes mais tarde, outra defesa a Pinókio, no 1x1. O italo-brasileiro chegaria mesmo ao 5-0, assistido por Merlim, numa fase em que os forasteiros tentavam jogar no campo todo, subiam mais e abriam espaço nas costas. A partir da mão cheia, a Quinta dos Lombos recuou e o Sporting geriu o resultado, mantendo a posse de bola e esperando o momento certo para subir. Diogo ainda fez o 6-0 com um remate de longe e o júnior Afonso fechou a contagem, concluindo uma jogada colectiva.

O Sporting alinhou com os regressados Varela e Merlim, ‘perdendo’ Djô, a contas com um traumatismo no 3.º dedo do pé direito. Gonçalo Portugal, Paulinho e Miguel Ângelo continuam a recuperar de lesão.