Corrida Sporting pôs Lisboa a mexer como nunca
16 Nov, 2025
12 mil participantes é um novo recorde
Foi, mais uma vez, uma manhã de desporto para todas as idades, ritmos e gostos. A 13.ª edição da Corrida Sporting voltou a fazer de Lisboa a sua pista e desta vez como nunca. Com inscrições esgotadas, ao longo da manhã deste domingo houve um total de 12 mil pessoas a correr ou a caminhar nos diferentes percursos organizados pela Fundação Sporting, ultrapassando a fasquia das dez mil atingida na edição anterior. Um rotundo sucesso com novidades no percurso e muito sol durante grande parte da manhã.
Bem cedo, os amantes de corrida - dos mais experientes aos mais novatos - a solo ou entre amigos e as inúmeras famílias presentes, todos equipados a rigor com os dorsais e o kit verde e branco, começaram por reunir-se na Alameda da Universidade, no Campo Grande, zona que nesta edição, excepcionalmente (devido às obras no Estádio José Alvalade), acolheu tanto a partida como a chegada das três provas: a Corrida Jubas (destinada a crianças entre os 5 e os 13 anos), a Caminhada Família Leonina (4kms) e a Corrida Sporting (10kms).

E foram os mais novos a dar o sinal de partida, às 9h00 em ponto, numa manhã que se encheu de entusiasmo, muita alegria e, claro, velocidade. No único momento em que a chuva se fez sentir, as mais de 900 crianças participantes deram o exemplo nas provas de bambis, benjamins (A e B) e infantis da Corrida Jubas, que contou com as presenças especiais de figuras do Clube - na partida e na meta - como os futsalistas Felipe Valério e Henrique Rafagnin, os basquetebolistas Dinis Cherepenko e Uwais Razaque e ainda, do atletismo, a velocista Lorène Bazolo e o lendário Francis Obikwelu, medalhado Olímpico em 2004.
De seguida, muitos dos pequenos velocistas juntaram-se aos seus pais para a mais pausada Caminhada Família Leonina, decorrida entre o Campo Grande e a Cidade Sporting, com passagem quer no Pavilhão João Rocha (pelo interior), quer no Estádio José Alvalade. Um total de quatro quilómetros percorridos a diferentes ritmos por cerca de quatro mil pessoas de todas as idades, dos mais velhos e activos até aos mais novos ainda empurrados em carrinhos de bebé.
O ponto alto da manhã, a corrida principal, ficou reservada para as 10h30 e cujos dez quilómetros tiveram um novo desenho nesta edição para os cerca de 7500 corredores – número máximo permitido – que encheram a partida na Alameda da Universidade e tomaram conta de uma das principais artérias da capital portuguesa.


A toda a velocidade, os participantes – entre os quais muitos atletas das equipas de atletismo do Sporting CP – seguiram junto ao Jardim do Campo Grande rumo à Avenida da República para passar por Entrecampos, Campo Pequeno e Saldanha, seguindo-se ainda a Av. Fontes Pereira de Melo e, já com a rotunda do Marquês de Pombal à vista, o regresso fez-se no cruzamento com a Av. António Augusto Aguiar para fazer o percurso - recheado de música e animação - de forma inversa. No entanto, antes de cortar a meta no ponto de partida, a Corrida Sporting passou pelo interior do Pavilhão João Rocha e também na envolvente do Estádio José Alvalade. Depois de Vasco Anjos, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, ter dado a partida, os futsalistas Wesley e Bruno Pinto foram os responsáveis por estender a meta.

A nível de resultados também houve muito verde e branco a registar. Na prova masculina, Alex Macuácua, do Sporting CP, foi o grande vencedor (31’21”) - depois de ter sido quarto na edição anterior – e na feminina a triatleta Margarida Barão, também atleta Leonina, ficou com o primeiro lugar (37’32”). Evandro Pires (Sporting CP) e Hermano Jorge (ARC/Escola de Atletismo de Coimbra e ex-Sporting CP) completaram o pódio masculino, enquanto Carla Sousa (Vitória SC) e Maria Bernardo (Sporting CP) foram segunda e terceira classificadas, respectivamente, no feminino.
Como sempre, a cerimónia dos pódios foi a responsável por dar por encerrada a 13.ª edição da Corrida Sporting, um evento incontornável e já tradicional de convívio e competição sãos, acima de tudo para incentivar a práctica desportiva e a promoção da saúde e bem-estar. Pilares principais da missão da Fundação Sporting, principal promotora e organizadora da iniciativa, novamente cumpridos com sucesso e novos recordes de participação.
