Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Çelikkaya: "Jogadores vão crescendo na adversidade"

Por Sporting CP
26 Ago, 2023

​Técnico agradado com a postura e capacidade de adaptação frente ao Atlético CP

No final do triunfo em casa do Atlético CP (0-2), em jogo da quarta jornada da série B da Liga 3, o treinador Leonino Filipe Çelikkaya elogiou a atitude da sua equipa, que teve a capacidade de adaptar-se e construir uma vitória sólida num relvado que não estava nas melhores condições, infligindo a primeira derrota da presente temporada aos homens da formação de Alcântara.

“Este é um campo muito difícil, quase impraticável pois a bola rolava com muita dificuldade. Não é o nosso jogo, mas tivemos de nos adaptar ao contexto e os miúdos fizeram-no perfeitamente. Foi um jogo de luta, a bola não passava pela segunda fase de construção, ia directamente para o ataque, e jogava-se a partir daí”, começou por afirmar aos meios de comunicação do Clube.

“Tivemos a capacidade de entrar muito bem na partida, o que fez com que o adversário baixasse um pouco as linhas. Conseguimos criar aí alguns desequilíbrios e, com mérito, fizemos o primeiro golo de bola parada”, sublinhou, destacando a resposta dada na segunda parte, fase em que o adversário ia “entrar muito forte” e era necessário “aguentar a linha defensiva mais subida”.  

“Conseguimos fazê-lo e marcar o segundo golo de contra-ataque pelo Dudá. Os miúdos estão de parabéns, fizeram um excelente jogo. Há que realçar o trabalho que fizeram, que foi fantástico”.

O técnico lembrou também que esta foi uma vitória da irreverência dos Leões, que apresentaram um onze muito jovem em que se incluíam quatro juniores, diante de uma formação com bastante rodagem do Atlético CP, que iniciou a partida com sete jogadores acima dos 30 anos de idade.

“É esse o nosso projecto e vamos continuar assim porque sabemos que a curto/médio prazo trará dividendos para o Clube. Há outros jogadores a chegarem a outros patamares e isso é muito bom. Os jogadores do Atlético CP são muito experientes, estão há muito tempo nestas divisões, mas para os nossos jogadores é espectacular porque vão crescendo na adversidade”, salientou.

Exemplo disso mesmo é Samuel Justo, médio de apenas 19 anos que já não integrou a equipa neste jogo pois saiu por empréstimo rumo ao Casa Pia AC, pelo que vai actuar na Liga Portugal.

“Para nós não é estranho, se analisarmos os últimos quatro anos vemos que há muitos jogadores que saíram para contextos de exigência superior. O Samuel fez muitos jogos no ano passado na equipa B e estava a fazer agora também, estou muito feliz por ele pois vai ter uma oportunidade diferente. Significa que trabalhou muito e que as pessoas estiveram atentas ao seu rendimento”.

Em jeito de conclusão, Filipe Çelikkaya deixou ainda uma palavra aos muitos Sportinguistas que se deslocaram ao Estádio da Tapadinha para apoiar a equipa, algo que tem vindo a ser habitual.

“Os adeptos do Sporting CP compareceram em grande número, fizemos um apelo para que estivessem presentes e responderam. Espero que para a semana, com a A. Académica de Coimbra, também venha muita gente. Que nos possam apoiar e transmitir energia para dentro do campo, pois às vezes ficamos sem força nas pernas e precisamos dessa ajuda extra”, atirou.

Já Dudá, extremo verde e branco que foi decisivo ao assinar o golo do 0-2, disse que já esperava um duelo muito competitivo. “Sabíamos que era um campo difícil, mas queremos sempre ganhar e com a força de toda a equipa conseguimos os três pontos. Crescemos muito com estes jogos, mas queremos mais e vamos continuar a crescer. Agora temos já o próximo jogo para ganhar”.

O internacional sub-20 recordou também o momento em que se estreou a marcar na presente temporada, logo na primeira vez que tocou na bola depois de ter sido lançado no jogo, preferindo ainda assim dividir o mérito: “Estou muito contente por ter ajudado a equipa e pelo facto de o míster ter confiado em mim, mas sem os meus colegas nada disto seria possível”.