Irreverência Leonina supera experiência do Atlético CP
26 Ago, 2023
Equipa B inflige primeira derrota à turma de Alcântara e sobe à liderança (0-2)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao mítico Estádio da Tapadinha bater o Atlético CP por 0-2, este sábado, na quarta jornada da série B da Liga 3. Os Leões deram assim continuidade ao excelente início de temporada que estão a protagonizar, com três vitórias em quatro jogos disputados, e são já líderes da classificação com nove pontos, ainda que à condição.
No frente-a-frente com um clube histórico, que tem um plantel cheio de experiência que inclui nove jogadores acima de 30 anos, Filipe Çelikkaya apresentou um onze muito jovem, com quatro juniores. A única alteração foi a entrada de Manuel Mendonça para o lugar de Samuel Justo, médio de apenas 19 anos que foi emprestado ao Casa Pia AC, onde vai competir na Liga Portugal.
Separadas por apenas um ponto na classificação, as duas equipas entraram em campo motivadas pelas vitórias na ronda passada, mas foi o Sporting CP a arrancar melhor. A formação de Alvalade assumiu desde cedo o domínio da posse de bola, instalou-se no meio-campo adversário e somou duas aproximações promissoras e um remate nos minutos iniciais, mas não conseguiu marcar.
Aos 14 minutos, os Leões beneficiaram da melhor oportunidade até aí para inaugurar o marcador. Miguel Menino sofreu falta clara na área e o árbitro assinalou penálti, só que Tiago Ferreira, da marca dos onze metros, atirou por cima. Logo a seguir, o Atlético CP respondeu ao rematar pela primeira vez na partida, aos 24 minutos, mas Diego Calai encaixou sem dificuldades.
Apesar de terem visto o adversário equilibrar o tabuleiro de jogo, ainda que sem conseguir aproximar-se da baliza verde e branca, foram os Leões que chegaram ao 0-1 pouco depois. Na sequência de um canto batido no lado esquerdo por Manuel Mendonça, aos 27’, Rafael Nel apareceu na pequena área a desviar certeiro, facturando pela segunda vez na presente época.
Até ao intervalo, a partida perdeu algum interesse, com muitas bolas bombeadas e poucos lances de perigo, em parte também devido ao estado do relvado, que não estava nas melhores condições. A excepção saiu dos pés de Miguel Menino, mesmo em cima do apito para o intervalo, num remate do meio da rua que obrigou o guarda-redes a aplicar-se.
No regresso para a segunda metade, Miguel Alves substituiu João Muniz no centro da defesa e a partida recomeçou animada, com oportunidades para os dois lados. Primeiro foram Rafael Nel e Manuel Mendonça que quase marcaram para o Sporting CP, num desvio ao primeiro poste e num remate de longe, e depois Baloteli para o Atlético CP, num cabeceamento na cara do golo.
Filipe Çelikkaya voltou então a mexer ao lançar Alexandre Brito e Dudá, sendo que foi este último, na primeira vez que tocou no esférico, aos 62 minutos, a fazer o 0-2. Após uma bela jogada de Tiago Ferreira pelo corredor central, a bola sobrou para o extremo que, na cara do guarda-redes, atirou para o fundo das redes com toda a frieza do Mundo, estreando-se a marcar esta época.
Com o Sporting CP mais confortável devido à vantagem alcançada, os homens da casa passaram a ter mais bola e beneficiaram de duas ocasiões claras para marcar, só que Diego Calai mostrou-se intransponível. Na primeira, num penálti, o guardião foi buscar a bola junto ao poste com uma grande defesa, e na segunda travou com classe um desvio após um cruzamento muito perigoso.
Na recta final do encontro, já com Lucas Anjos e Marco Cruz também em campo, a partida voltou a perder qualidade com muitas bolas no ar e poucas jogadas de ligação de parte a parte. O Atlético CP mostrou-se algo resignado e a melhor situação até pertenceu ao Sporting CP, num cruzamento rasteiro à boca da baliza cortado na hora H, mas o resultado já não sofreu alterações.
Os Leões, que com este triunfo sobem à liderança da série B com nove pontos, ainda que à condição, voltam a jogar no dia 3 de Setembro, em Alcochete, frente à A. Académica de Coimbra.
Sporting CP: Diego Calai [GR], Leonardo Barroso, João Muniz (Miguel Alves, 45’), Chico Lamba, David Monteiro, Diogo Abreu (Marco Cruz, 82’), Manuel Mendonça (Alexandre Brito, 60’), Miguel Menino, Rafael Nel (Lucas Anjos, 77’), Vando Félix (Dudá, 60’) e Tiago Ferreira [C].