Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Feliz pela exibição e pela seriedade dos jogadores"

Por Sporting CP
17 Ago, 2025

Técnico fez o rescaldo da partida frente ao FC Arouca (6-0)

Após a contundente vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao FC Arouca (6-0), o treinador Rui Borges esteve presente no Auditório Artur Agostinho, mostrando-se naturalmente satisfeito com o resultado e a exibição, deixando muitas palavras elogiosas aos seus pupilos.

Análise à exibição

Foi um bom jogo, com circunstâncias diferentes dos da partida com o Casa Pia AC. Feliz pela exibição e pela seriedade dos jogadores do início ao fim. Com o adversário reduzido a 10, a equipa não baixou o ritmo, sempre na ambição de fazer mais e melhor.

Exibição de Ricardo Mangas

Conheço bem o atleta em causa, fez uma boa exibição. É continuar, porque é apenas um jogo. Mas é um miúdo sério e focado no seu dia a dia enquanto atleta. Feliz por tê-lo aqui, por saber o que pode dar, e feliz por ver que quem está de fora começa a acreditar que é um jogador à Sporting CP.

Passei pelos escalões inferiores e fico feliz por ver um jogador português, que passou por todos eles também, chegar aqui. Fez um crescimento sustentado, rigoroso, nunca desistiu ou duvidou das suas qualidades. É uma questão de oportunidades. Dei-lhe essa oportunidade e fico feliz por tê-lo aqui. Acompanhei o seu crescimento. Os jogadores portugueses precisam dessas oportunidades. Como trabalhei com ele sabia o que podia acrescentar e está a agarrar a oportunidade. 

Diferenças de uma época para a outra

O ano passado também já éramos uma equipa pressionante, principalmente em Alvalade, mas mais intermitentes. Esta temporada temos sido mais capazes de 'estar em cima' do adversário, de fazer um jogo mais associativo. O objectivo é acrescentar coisas diferentes, para nos tornarmos imprevisíveis. É aquilo que tem acontecido. Enalteceram o nosso jogo interior frente ao Casa Pia AC e hoje o FC Arouca tentou conter isso, dando-nos os corredores. Percebemos isso e conseguimos criar por aí situações de finalização.

São essas dinâmicas, uma forma imprivisível de estar em campo, que queremos ter, para que os adversários jamais sintam que podem dividir o jogo connosco. Foram três jogos consistentes, onde temos melhorado. A dificuldade vai ser manter essa consistência, com o passar dos jogos, mas a equipa tem dado uma resposta fantástica.

Aspectos negativos na exibição

Gostei do jogo em todos os aspectos, menos nos dez minutos após a expulsão, onde falhámos muitos passes e deixámos o adversário acreditar. Depois do 3-0 instalámo-nos no meio-campo adversário e procurámos esse jogo interior de que tanto gostamos. Ao intervalo foi pedida essa seridade e respeito por nós e pelo adversário e a equipa não facilitou. É o ADN da nossa equipa, com boas reacções e ambiciosa. Isso é o que me deixa feliz. Só lhes peço para falharem, e muito, mas que reajam sempre. Se não falharem é porque se esconderam. Nunca vamos ser perfeitos mas quero que tenham prazer em campo e isso têm tido. 

Exibição de Luis Suárez

Deu uma boa resposta, tal como o [Conrad] Harder, que quando entrou tentou ajudar e procurou o golo - e que o merecia também. Feliz por ter os dois. Agora está a jogar o Suárez, daqui a algumas semanas pode jogar o Harder. Custa-me muito deixar sempre alguém de fora, mas enquanto líder tenho de tomar decisões, geri-las e lidar com elas. Só posso escolher onze, infelizmente. O importante é eles perceberem que em breve teremos jogos de 3 em 3 dias e que todos têm de estar todos prontos para dar resposta, porque todos terão oportunidades.

A anseidade faz parte do processo de crescimento do [Conrad] Harder. Fez bem em tentar marcar. Importa-me que reagiu bem, ajudou a equipa, começa a fazer bom jogo associativo e que esse crescimento vai torná-lo melhor a cada dia que passa. Tem um potencial enorme e acreditamos muito nele.

Superioridade ofensiva

Os pilares desta vitória foram a equipa. O rigor e a concentração de todos eles enquanto grupo, um grupo onde não existe egos e onde toda a gente ajuda toda a gente. Recebem bem quem chega e são uma família, todos à procura do mesmo objectivo.

Demonstram-no em campo. Percebem as qualidades individuais de cada um, leem as microrelações dentro de cada sistema. É muito importante terem esse conhecimento uns dos outros no dia-a-dia. Não apenas a nível futebolístico, a nível pessoal também.

Aspectos tácticos 

Gosto da intensidade que metemos no jogo, desde o primeiro minuto a tentar ser pressionantes. Os nossos avançados são muito fortes na primeira acção de pressão, e esse se calhar é a virtude táctica de que mais gosto. As equipas que chegam a Alvalade percebem rapidamente que vão sofrer porque pressionamos, ganhamos bola e ficamos com ela. A época passada existiram muitos momentos em que perdemos demasiadas bolas, o que levava a um desgaste maior e a não sermos tão consistentes na pressão alta.

Zero golos sofridos/opções para a zona defensiva

Feliz com os centrais que tenho. Só podem jogar onze. O Edu [Quaresma] também merecia ser titular, mas o Zeno [Debast] dá-nos uma qualidade técnica que é, sem dúvida, acima da média. Se conseguir crescer noutros aspectos será dos melhores do mundo, porque de frente para o jogo é mesmo muito bom. Na equipa B também temos miúdos com enorme potencial, como o Bruno Ramos e o João Muniz, nos quais acreditamos e por isso é que são jogadores do Clube. 

Utilização de Geovany Quenda

Tem treinado muito bem, mas optámos por manter o Geny [Catamo] porque tem apresentado boas dinâmicas de jogo. Feliz por contar com dois belíssimos jogadores e por todo o plantel à minha disposição. Gerir estas opções é uma das minhas obrigações enquanto treinador. O Quenda terá as suas oportunidades a titular também. Acima de tudo, muito feliz por tê-lo mais um ano no nosso plantel. Enalteci o trabalho do presidente nesse aspecto, porque para mim, enquanto treinador, tê-lo connosco foi das melhores coisas que nos podia ter acontecido.