Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Francisco Lino

Rui Borges: "Não podemos fugir ao que temos apresentado"

Por Sporting CP
15 Jan, 2026

Técnico lançou recepção ao Casa Pia AC

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h15 desta sexta-feira, o Casa Pia AC para a 18.ª jornada da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão ao encontro.

O treinador Leonino esteve na conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e respondeu às perguntas dos jornalistas.

Casa Pia AC
"[Mudança de treinador] torna jogo mais difícil na parte estratégica. O míster Álvaro [Pacheco] já jogou com vários sistemas e dinâmicas. É sempre difícil dizer como o Casa Pia AC se vai apresentar, pelo que não nos podemos focar muito nisso. É uma equipa muito competitiva, intensa e forte em duelos, com bons jogadores em contra-ataque. É muito competente no processo defensivo. Não podemos fugir ao que temos apresentado desde o início da época para continuarmos o crescimento. Temos tido algumas ausências e é natural que a equipa perca alguma intensidade."

Jeremiah St. Juste
"Não faz parte da equipa principal do Sporting CP."

Conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC
"Parabéns pela vitória e pela conquista, pelo que significa para os adeptos, equipa, treinador e estrutura. Mereceram, fizeram por isso."

Zeno Debast e Ricardo Mangas
"[Zeno Debast] treinou hoje. A disponibilidade física está lá, mas teve uma paragem mais prolongada. Tal como o [Ricardo] Mangas, vai estar limitado no tempo de jogo porque não tem capacidade para dar resposta à exigência de 90 minutos."

Semana de trabalho
"Semana muito boa tirando a parte de não termos conseguido estar presentes numa final que queríamos. Os jogadores tiveram um descanso obrigatório e necessário. Deu para treinar mais normalmente e a intensidade, entrega e alegria foram espectaculares. Fiquei feliz com a resposta da equipa, tem uma mentalidade forte, vencedora e ambiciosa. Precisava de sentir isso. Não pela derrota, mas sim pelas lesões. Pela primeira vez, estava um pouco abatido por ter tanta gente de fora, mas rapidamente o grupo nos deixa com um sorriso. Ser muito positivo é a minha forma de estar. Acredito que amanhã daremos uma resposta muito boa no jogo."

Nuno Santos
"Tem de passar etapas. Ele e toda a gente sabia que a recuperação ia ser mais demorada. A mentalidade dele é fora do normal. Anteontem já me estava a dizer que podia contar com ele para Bilbau. Ainda bem que assim o é porque se motiva a ele próprio numa paragem longa e difícil. Tem melhorado e está mais perto do regresso, mas não consigo dizer o tempo [que falta]. Precisamos dele, é um jogador importante para a equipa técnica e para o grupo. A exigência dele é máxima todos os dias."

Hidemasa Morita e Matheus Reis
"São dois jogadores com quem contamos e que não vão sair neste mercado."

Rodrigo Ribeiro
"Acedemos a uma vontade própria dele. Tive uma conversa com ele e disse que achava que, por vezes, os miúdos querem dar muitos passos à frente e depois desaparecem. No caso dele, apareceu precocemente, muito novo, e a expectativa era altíssima. Esta época, percebeu e aceitou a nossa ideia. Era jogador da equipa principal a fazer jogos na equipa B e teve seis meses fantásticos, cresceu imenso. Admiro-o muito e não queríamos que saísse, mas era a vontade dele. Acha que é uma oportunidade muito boa para ele e desejo a maior sorte. A saída de uns é a oportunidade de outros e há mais miúdos na equipa B e nos sub-23. Acredito muito neles."

Lesões
"O Ousmane Diomande veio lesionado da selecção e está fora do jogo. O Pedro Gonçalves e o Fotis Ioannidis continuam fora do jogo para já. O Pote está na fase final da reabilitação e não sei ao certo se estará pronto para o PSG. Para o FC Arouca, acredito que já terá tempo de jogo. Quanto ao Fotis, é muito dia-a-dia."

Luís Guilherme
"Teve uma boa adaptação. É muito inteligente, gosta de ouvir e aprender. Acho que nos pode dar soluções em várias zonas do campo. Pelo que noto, gosta mais de jogar à direita, mas também é solução à esquerda e por dentro. No SE Palmeiras jogou à direita, no West Ham United FC à esquerda e na formação foi dez. Tem uma qualidade técnica muito acima da média e, no futuro, vai ser importantíssimo no Sporting CP."

Ausência de Morten Hjulmand por suspensão
"Temos o Hidemasa Morita, o Giorgi Kochorashvili e o Daniel Bragança, todos a 100%. O Dani é diferente, porque teve uma paragem longa. Está a adquirir minutos para ir crescendo. Tem melhorado diariamente e esta semana foi importante para ele. Fico feliz por poder contar com ele porque é muito importante para a equipa dentro e fora [de campo]. Acrescenta muita qualidade às nossas dinâmicas."

Regressos da Taça das Nações Africanas
"O Geny Catamo veio bem e está para jogo. A situação do Ousmane Diomande não dá para controlar, não sei o tempo de paragem."

Sportinguistas
"Deixo uma palavra de incentivo e carinho para os nossos adeptos, que serão ainda mais importantes do que têm sido no apoio à equipa. Todos são importantes e é preciso que acreditem tanto como nós. Independentemente do que nos possa acontecer, vamos tentar ser competitivos ao máximo, representar o Sporting CP da melhor forma e ganhar. É isso que queremos para termos uma segunda volta melhor do que a primeira e lutarmos pelo que queremos."

Objectivos
"Estatisticamente, estamos a fazer uma boa época, mas não chega para sermos novamente Campeões. Temos de fazer melhor e é nessa perspectiva que olhamos para a segunda volta. O campeonato está cada vez mais exigente e queremos fazer melhor para alcançar o nosso objectivo, assim como na Taça de Portugal, onde queremos chegar às meias-finais e final. Vamos lutar ao máximo por esses dois objectivos e fazer a melhor prestação possível na UEFA Champions League."