Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Santos: "Queremos deixar uma bela imagem"

Por Sporting CP
19 Jan, 2026

Sporting CP realiza último jogo na Premier League International Cup

O Sporting Clube de Portugal vai defrontar, esta terça-feira, o Manchester United FC na última jornada da fase de grupos da Premier League International Cup (19h00 e transmissão na Sporting TV) e João Santos fez a antevisão ao encontro.

Já sem hipóteses de seguir em frente, o emblema de Alvalade quer, também por isso, despedir-se da prova que tem lugar em Inglaterra da melhor forma.

"Desde o primeiro momento que temos tido uma abordagem clara a esta competição. Em primeiro lugar, dar uma oportunidade de crescimento a muitos jogadores provenientes de diferentes plantéis da formação. Creio que já utilizámos 25 jogadores esta época e é apenas o segundo ano em que estamos a participar [na Premier League International Cup], sendo um enorme orgulho, honra e responsabilidade. Temos sido muito competitivos. Temos duas derrotas e uma vitória, mas perdemos e ganhámos sempre por um golo de diferença. Sabendo que é o último jogo, queremos deixar uma bela imagem, até porque gostaríamos de fazer parte desta prova na próxima época. É um espaço competitivo diferenciado porque jogamos contra clubes de um país com uma cultura muito própria e porque é para uma faixa etária sub-21, tendo habitualmente jogadores com experiência de Premier League. É um espaço de desenvolvimento muito positivo", começou por dizer o treinador-adjunto dos sub-23 Leoninos aos meios de comunicação do Clube.

Sobre o Manchester United FC, João Santos não tem dúvidas tratar-se de um adversário de grande valia, o que vai provocar as dificuldades procuradas para o crescimento dos seus atletas.

"É uma equipa muito forte na competição interna, estando em primeiro lugar do seu campeonato. Têm registos muito bons, tanto no número de vitórias, nos golos marcados e na diferença de golos. Têm um plantel muito rico, são a equipa B do Manchester United FC e, este ano, já utilizaram 13 jogadores internacionais de 11 selecções diferentes entre sub-19 e selecção A. É um nível competitivo mais alto do que o do lote de jogadores que temos apresentado nesta prova e é mais um momento de superação. Estou certo que vamos ser muito competitivos e vamos dar tudo para ganhar", referiu.

Por fim, o técnico admitiu que a participação neste tipo de competições permite ao grupo sentir-se "ainda mais profissional": "O estágio, a ida para o aeroporto, o voo, o hotel, a qualidade das infra-estruturas, a forma como somos tratados, as reuniões pós-jogo. Todos sentimos isso e o grande desafio é preparar a estrutura e os jogadores para as próximas etapas de desenvolvimento".

Daniel Lopes, jogador de 18 anos, está convocado para o que considera ser "uma competição muito boa para o Sporting CP e para aproveitar para crescer como equipa e também individualmente".

"Queremos deixar uma boa imagem, mas sabemos as dificuldades que vamos encontrar. O Manchester United FC é uma equipa muito forte e está no segundo lugar [do grupo]. Vai ser um jogo extremamente difícil", disse na antevisão.

No ano de estreia de verde e branco, o futebolista garantiu que a sua "maior motivação é trabalhar todos os dias". "No início da época, com as lesões, foi difícil, mas há que continuar a trabalhar. (…) [Como tem sido a primeira temporada no Sporting CP?] Adaptei-me bem ao Clube. Acolheram-me muito bem e tem sido óptimo", acrescentou.

Por fim, Daniel Lopes lembrou que a Premier League International Cup vai ser a sua "terceira competição esta época": "É óptimo para mim porque são todas diferentes. É mais uma boa experiência para aproveitar e crescer".