Justa recompensa apareceu perto do fim
20 Ago, 2024
Triunfo dos sub-23 do Sporting CP frente ao SL Benfica, por 1-0
A equipa de sub-23 do Sporting CP venceu o sempre apetecível dérbi frente ao SL Benfica, por 1-0, na 3.ª jornada da 1.ª fase da Liga Revelação e somou a primeira vitória na prova.
Um triunfo justo dos jovens Leões, a melhor equipa no relvado e que teve num pontapé inspirado de João Assunção, nos últimos minutos de jogo (81 minutos) o momento alto de uma partida em que a maior iniciativa de jogo do Sporting CP acabou premiada ao longo dos 96 minutos do encontro.
A primeira situação de perigo aconteceu à entrada dos primeiros cinco minutos e pertenceu ao SL Benfica, no seguimento de um pontapé de canto, com alguma confusão na área, desfeita pela defesa Leonina.
Aos 10 minutos, a resposta Leonina apareceu em dose dupla. Primeiro num bom cruzamento de Rodrigo Dias a que Isnaba Mané não chegou atempo por um triz e depois, numa grande abertura de Isnaba Mané para Francisco Canário ganhar espaço na meia direita e rematar para defesa de Amas Voitinovicius. O ascendente Leonino ficou mais vincado depois dos 15 minutos, com dois remates de Rayhan Momade, muito intencionais e que passaram bem perto da baliza do SL Benfica. O jogo esteve depois mais dividido, mas com o Sporting CP a andar entre o controle e o ascendente no jogo e sobre o intervalo, uma boa combinação entre Isnaba Mané e João Assunção terminou com um bom cruzamento deste último para um quase desvio na área de um atacante Leonino. Ao intervalo, o 0-0 era curto para a superioridade da formação da casa, com sete remates contra um do SL Benfica, indicador da maior iniciativa atacante da formação de Pedro Coelho em relação ao rival.
O segundo tempo manteve, de início, a toada dos primeiros 45 minutos e as entradas de Gabriel Melo e de Ivanildo Mendes fizeram notar-se, com um bom passe de Gabriel Melo para Isnaba Mané aparecer com algum espaço na meia esquerda, mas a rematar ao lado. Aos 56’, o SL Benfica criou perigo a partir de uma bola parada, com um remate em forma de centro a obrigar Francisco Silva a uma excelente defesa.
O jogo esteve um pouco incaracterístico, com mais lances divididos e passes transviados até que aos 81’ e depois de uma pausa para os jogadores refrescarem, João Assunção ganhou uma bola em zona alta, foi por ali fora e atirou colocado, para um grande golo, em remate à entrada da área. Vantagem merecida do Sporting CP no jogo.
O SL Benfica tentou a resposta logo a seguir ao golo sofrido, mas na baliza o sempre seguro e atento Francisco Silva resolveu a preceito um ataque das águias e o Sporting CP segurou bem a vantagem até ao final, num jogo de muita entrega e personalidade dos jovens Leões, com três jogadores com idade de sub-19 no onze e um total de sete utilizados com idade júnior no dérbi e ainda a estreia de Daniel Costa, que na temporada passada jogou nos sub-17.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], Salvador Blopa (Daniel Costa, 78’), Marlon Júnior [C], Rafael Mota (Micael Sanhá, 86’), Rodrigo Dias, Guilherme Silva, Isnaba Mané (Adam Arvelo, 67’), João Assunção, Francisco Canário (Gabriel Melo, 46’) Amadu Baldé (Ivanildo Mendes, 46’), Rayhan Momade.