Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto EHF

Ronda principal imaculada fechada com chave de ouro na Roménia

Por Sporting CP
05 Mar, 2024

Leões não abrandaram e venceram o CS Dinamo București (27-31)

Num embate já sem qualquer impacto nas contas finais do grupo IV, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu os romenos do CS Dinamo București por 27-31, esta terça-feira, no jogo da quarta – e última – jornada da fase de grupos da ronda principal da EHF European League.

Antes da partida, os Leões de Ricardo Costa já tinham garantido o primeiro lugar e o acesso directo aos quartos-de-final, que serão disputados em Abril, enquanto o líder – e actual heptacampeão nacional – da liga romena também sabia que tinha o terceiro lugar como destino assegurado. Ainda assim, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e, depois de uma entrada ‘a todo o gás’ em Bucareste, manteve intacta a liderança Leonina no marcador, do início ao fim, e conquistou também a Roménia - uma vitória com muita 'mão' dos dois guarda-redes Leoninos, Leo Maciel e Andre Kristensen.

Para trás fica uma ronda principal imaculada por parte do Sporting CP, com pleno de quatro triunfos, iniciado e acabado com vitórias diante do CS Dinamo București do experiente técnico Xavier Pascual.

E logo a abrir, em Bucareste, foram perfeitos os sete minutos iniciais dos Leões de Ricardo Costa – hoje sem o central Natán Suárez. Com o marcador por estrear, o guardião Leo Maciel - novamente em grande - travou um livre de sete metros e durante esse período somou ainda mais três defesas para manter o conjunto de Bucareste a zeros. Já no ataque, Jan Gurri, Mamadou Gassama e, sobretudo, Kiko Costa - três golos - mostraram-se rápidos e impiedosos para fixar o 0-5 e dar o melhor embalo possível para a partida na Sala Dinamo – onde nas bancadas esteve um atento Marius Niculae, futebolista romeno que jogou no Sporting CP entre 2001 e 2005.

Depois, o Sporting CP contou também com a eficácia de Orri Þorkelsson desde a linha dos sete metros - três convertidos em três possíveis - e aumentou a diferença no marcador para seis golos (5-11) - Martim Costa entrou em campo nesta fase, a meio do primeiro tempo.

Na baliza, Maciel continuou a revelar-se uma muralha - oito defesas (em 19 remates) na primeira parte - e a agressividade Leonina na recuperação defensiva foi frustrando também a reacção do CS Dinamo București, mesmo quando esteve em superioridade numérica – até de dois jogadores.

A sete minutos do intervalo, porém, Christian Moga viu o cartão vermelho, o jogo entrou numa fase mais rápida de vaivéns e o ascendente mudou de mãos rapidamente. A eficácia ofensiva dos Leões baixou muito e a equipa romena - com muita tradição na modalidade - aproveitou para reduzir a desvantagem no resultado, que acabaria por ser fixado nos 11-15 ao intervalo, graças a um último golo apontado por Edy Silva.

Contrariamente ao que tinha acontecido no início, no reatamento da partida foi o CS Dinamo București a entrar melhor, logo com dois golos consecutivos (13-15), mas rapidamente o Sporting CP recompôs a sua vantagem de quatro golos com Maciel, João Gomes e Gurri em evidência (16-20).

A toada de ‘golo cá, golo lá’ continuou com o avançar dos minutos e nem uma nova aproximação romena (19-21) assustou a férrea liderança da equipa verde e branca, cuja resposta chegou prontamente com um parcial de 0-3 e, a seguir, aumentou a vantagem para os 21-27 – a partir do banco, Andre Kristensen também deu muita segurança na baliza e Etienne Mocquais trouxe eficácia e velocidade na ponta esquerda.

O conjunto heptacampeão romeno ainda tentou um último esforço nos derradeiros dez minutos – foram mais erráticos de parte a parte –, mas a disputa manteve-se com os dois emblemas sempre separados por três golos (26-29). E se não passou disso foi, principalmente, graças à exibição de Kristensen nesta fase - absolutamente decisivo - e aos golos importantes de Kiko Costa e Mocquais, que acabaram com seis e cinco apontados, respectivamente.

Com o 27-31 final, o Sporting CP encadeou a 19.ª vitória consecutiva da época e ‘vingou’ a derrota - uma das apenas três em 2023/2024 - que já tinha sofrido na Roménia, em Outubro do ano passado, então às mãos do CSM Constanta (29-28). Assim, os Leões de Ricardo Costa seguem só com vitórias no ano civil de 2024.

Por sua vez, o grupo IV termina sem alterações na classificação: Sporting CP em primeiro (dez pontos) seguido por Füchse Berlin (seis pontos, com um jogo em falta), CS Dinamo București (quatro) e CSM Constanta (dois, com um jogo em falta).

Agora, as baterias voltam a apontar-se para o Campeonato Nacional, cuja primeira fase está em plena recta final. Os Leões visitam já na sexta-feira (21h00) a AA Avanca para disputar a penúltima jornada da primeira fase – e o último jogo fora de casa.

Sporting CP: Edy Silva (1), Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa (6), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C] (3), Espen Våg, Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (2), Andre Kristense [GR], João Gomes (2), Etienne Mocquais (5), Leo Maciel [GR], Christian Moga, Martim Costa (5), Rafael Vasconcelos