Estes Leões só sabem vencer
01 Out, 2025
Vitória com controlo total sobre o CF “Os Belenenses” (26-43)
De forma sólida, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o CF “Os Belenenses” por 26-43, esta quarta-feira à noite, na quinta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. E cinco é, também, o número de vitórias dos Leões de Ricardo Costa neste arranque da prova, onde são os únicos ainda invictos e, por isso, lideram isolados com 15 pontos.
No Pavilhão Acácio Rosa, rapidamente os Bicampeões Nacionais – a jogar com o novo equipamento que assinala o Outubro Rosa - impuseram o seu ritmo e lei, com vantagens precoces de três (2-5) e quatro golos (4-8), ambas asseguradas por Orri Þorkelsson – uma das figuras do jogo. Os ‘azuis’ (nono classificado) tentaram, primeiro, responder com transições rápidas e, depois, com ataques mais pacientes e até conseguiram recuperar de 7-12 para 10-13, dividindo mais o jogo nesta fase, mas por pouco tempo.
À entrada dos 20 minutos, o Sporting CP - com Mohamed Ali a aparecer entre os postes - castigou um par de erros do adversário e, novamente em crescendo, voltou a cimentar-se na liderança (10-17 e 11-19). Com muita eficácia, sobretudo ofensivamente, os comandados de Ricardo Costa foram a vencer para o intervalo por 14-22.
Já no reatamento, voltou a troca de golpes sucessivos à partida e os Leões, sob esta toada, sentiram-se no seu habitat natural: com a defesa a crescer, proporcionando saídas constantes em transição para golos fáceis, em sete minutos a vantagem verde e branca multiplicou-se a toda a velocidade até uma diferença de 12 golos (18-30). Um decisivo ‘murro’ na mesa que encaminhou o que seria um irreversível triunfo no Restelo.
Seguindo a mesma receita praticamente até ao fim, o Sporting CP revelou-se imparável colectivamente e não parou de ‘engordar’ o marcador sem misericórdia. Depois de chegar aos 20-36, ainda disparou para 22-41 e fechou o jogo com um expressivo 26-43 – só o guarda-redes Kristensen e Christian Moga não marcaram. Missão cumprida com categoria e total controlo.
Na próxima jornada, marcada já para este sábado (18h00), o Sporting CP volta a jogar fora, desta vez no recinto do recém-promovido Arsenal Clube da Devesa, em Braga.
Sporting CP: Edy Silva (1), Emil Berlin (4), Carlos Álvarez (1), Kiko Costa (2), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (2), Andre Kristensen [GR], Filipe Monteiro (1), Christian Moga, Martim Costa (5), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (6)