Mykhaylo Kokhan garante lugar na final de lançamento do martelo
15 Set, 2025
Dia 3 dos Mundiais de atletismo em Tóquio
Os maratonistas Rui Pinto (Portugal) e Samuel Freire (Cabo Verde) e o lançador Mykhaylo Kokhan (Ucrânia) foram os três atletas do Sporting Clube de Portugal em acção, esta segunda-feira, no terceiro dia de provas dos Campeonatos do Mundo de atletismo ao ar livre, em Tóquio, a capital do Japão.
Nos exigentes 42,195 quilómetros da maratona, que foram decididos nos últimos metros e acabaram por resultar no primeiro ouro mundial para a Tanzânia (Alphonce Simbu), Rui Pinto (na foto) terminou a prova em 42.º (2h19’50) e, mais atrás, em 59.º, chegou o outro atleta verde e branco, Samuel Freire, que ao cortar a meta com 2h27’26 no cronómetro fixou o seu melhor tempo da época.
"Confesso que tinha expectativas de fazer um bocadinho melhor, mas nestas condições muito difíceis tinha de fazer uma boa gestão para conseguir fazer um resultado aceitável, e foi isso que fui fazendo, tentando lutar contra as adversidades e quando a prova começou a ficar difícil tive de ser forte mentalmente para conseguir chegar ao fim e fazer o melhor possível", resumiu Rui Pinto, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Ainda no Estádio Nacional do Japão, o ucraniano Mykhaylo Kokhan – bronze nos Jogos Olímpicos e nos Europeus em 2024 - garantiu um lugar na final de lançamento do martelo com uma prestação simples e eficaz no concurso de qualificação. Inserido no grupo A, o lançador do Sporting CP, de 24 anos, só precisou de uma tentativa para superar os 76,50 metros que davam a qualificação directa: atingiu os 77,33m, ficou em terceiro no seu grupo e em oitavo lugar na classificação na geral, ou seja, estará entre os 12 melhores do mundo que vão disputar as medalhas.
A final do lançamento do martelo está agendada para amanhã, terça-feira, às 13h00 de Portugal continental. Antes disso, haverá outro atleta do Sporting CP a entrar em acção no quarto dia dos Mundiais: Mohamed Ali Gouaned corre nas séries de qualificação da prova de 800 metros.
RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP EM ACÇÃO NO DIA 3 DOS MUNDIAIS DE ATLETISMO:
Maratona
42.º Rui Pinto (2h19’50)
59.º Samuel Freire (2h27’26 – melhor registo da sua temporada)
Lançamento do martelo (qualificação)
8.º Mykhaylo Kokhan (77,33m – qualificado para a final)