Pedro Nuno Monteiro: "É a altura decisiva"
09 maio, 2023
Leões iniciam play-offs frente ao SC Lusitânia
Já estão aí os play-offs da Liga que vão decidir o Campeão Nacional. No primeiro obstáculo, nos quartos-de-final, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal enfrenta o SC Lusitânia numa série à melhor de três jogos. O primeiro é, esta quarta-feira (19h30), no Pavilhão João Rocha.
"É a altura decisiva e pela qual esperamos, uma das várias [da época], juntamente com a Supertaça, a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal. Vamos enfrentar o SC Lusitânia, que já enfrentámos uma série de vezes esta época. Não há segredos, nunca perdemos e não queremos aconteça agora", começou por dizer o treinador Pedro Nuno Monteiro na antevisão à Sporting TV, realçando: "Sabemos das dificuldades que tivemos e não esperamos que seja uma tarefa fácil".
O único jogador Leonino que estará de fora da partida é Tanner Omlid, que "teve uma recaída" da lesão e não será opção.
Olhando para o primeiro embate com os açorianos, o técnico verde e branco que não há margem de erro nos play-offs, porque "todos os jogos são decisivos", apontou. "Temos de estar focados e preparados. Se entrarmos relaxados, não vai correr bem. Temos de ser sérios e saber o que temos de fazer", projectou, antes de sublinhar que para vencer o Sporting CP terá de encontrar, principalmente, "soluções colectivas".
"Temos de agarrar a bola, decidir, mas fazê-lo de uma forma colectiva. Individualmente pode resultar, mas sempre isso durante o jogo não nos vai fazer ganhar", completou Pedro Nuno Monteiro, fazendo de seguida uma análise do valor individual e colectivo do SC Lusitânia.
"Destaca-se o base [Derek Jackson Jr], que ganhou o prémio de máximo assistências, o [Justin] Edler-Davis que não jogou o último jogo e foi um dos melhores ressaltadores do campeonato e o Ryan Weber, que fez seis triplos no último jogo contra o SL Benfica. Têm um bom colectivo, fizeram um bom campeonato, ficaram em sexto e ganharam ao FC Porto. Não vai ser fácil", sentenciou.