Nuno Dias: "Objectivo é passar em primeiro"
24 Out, 2023
Caminhada europeia começa esta quarta-feira
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal dá início, esta quarta-feira, à participação na actual edição da UEFA Futsal Champions League, defrontando os ucranianos do FC Hit na fase de grupos da ronda principal, que tem lugar na Croácia.
Depois do duelo contra o FC Hit (quarta-feira, 15h00 - hora de Portugal continental e Madeira), o emblema de Alvalade vai jogar contra os cazaques do MFC Ayat (quinta-feira, 15h00) e contra os anfitriões croatas do MNK Olmissum (sábado, 19h00). Os três primeiros classificados do grupo avançam para a ronda de elite.
Na conferência de imprensa de antevisão, já na cidade croata de Omiš, Nuno Dias começou por desejar "um bom torneio e bons jogos a todos", dando ainda "os parabéns por estarem nesta fase para disputarem o acesso à fase seguinte", falando depois dos objectivos Leoninos.
"As expectativas são sempre melhores. O Sporting CP luta por todas as competições para vencer e esta é mas uma delas. Prevejo jogos difíceis naquele que me parece o grupo que vai ter os resultados mais equilibrados graças ao valor das equipas. Pelas nossas análises, estamos na presença de quatro equipas fortes, mas temos o nosso objectivo de passar - de preferência na primeira posição - bem intacto", começou por dizer aos meios de comunicação presentes no Sportska dvorana Ribnjak, palco da ronda principal onde o Sporting CP já treinou.
"Defrontámos o MFC Ayat no ano passado. Têm jogadores da selecção do Cazaquistão e alguns brasileiros com qualidade. Já os conhecemos melhor porque já os defrontámos e analisámos. Estão a fazer um bom campeonato e temos de os ter sempre em conta. O MNK Olmissum é a equipa da casa, tem internacionais e tem qualidade. São fortes fisicamente, mas é o último jogo e vamos ter mais tempo para o preparar", lembrou.
Depois de reforçar o desejo de terminar o grupo em primeiro para ser cabeça de série na ronda de elite, Nuno Dias falou sobre as ausências nesta ronda principal.
"Quando há jogadores que, por esta ou por outra razão, não estão disponíveis, aparecem outros. Estamos tranquilos nesse aspecto. Os jogadores disponíveis para o primeiro vão estar preparados e conscientes das dificuldades e do nosso valor. Independentemente das ausências e dos castigados, quem jogar vai estar pronto. Vai ter de fazer mais minutos do que se estivessem todos disponíveis, mas para os jogadores isso até é bom", concluiu.
Pany Varela também esteve na conferência de imprensa e, tal como Nuno Dias, começou por desejar "boa sorte a todas as equipas que vão estar presentes nesta ronda". "Que sejam bons jogos e bons espectáculos e que o Sporting CP possa vencer no final", acrescentou.
Questionado sobre o pouco tempo disponível para preparar a ronda principal, o internacional português garantiu que o Clube tem "uma estrutura que prepara tudo ao pormenor e que passa o essencial" ao plantel.
Para Pany Varela, os jogos do Sporting CP na Croácia "vão ser muito competitivos contra equipas que têm internacionais e jogadores de qualidade". "Vão estar motivados para defrontar o Sporting CP, que tem história nesta competição, mas deste lado estão jogadores que trabalham diariamente para chegar a este tipo de jogos. Amanhã vamos estar claramente preparados para o jogo. Vamos treinar, descansar, porque a viagem foi longa e dura, e jogar amanhã sem desculpas. Como diz o Zicky Té, só temos de responder com trabalho e é isso que vamos fazer", frisou ainda.
Por fim, o atleta de 34 anos assegurou que os Leões gostam "de sentir a responsabilidade": "A história foi construída por vários atletas que passaram por aqui. Queremos honrá-la e escrever mais páginas. Não nos podemos dar ao luxo de querer viver do passado, só do presente e do futuro. É disto que vivemos: grandes competições, grandes jogos e grandes vitórias. Sabemos que não vamos vencer sempre, mas temos de sair com a consciência de que demos e fizemos tudo".