Arranque no campeonato continua a correr sobre rodas
09 Nov, 2024
Pleno de três vitórias selado com categoria frente à AD Valongo (4-0)
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a AD Valongo por 4-0, este sábado à tarde, no jogo da quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terceiro jogo disputado e terceira vitória para os Leões de Edo Bosch, que protagonizaram mais uma exibição muito completa em casa. Numa primeira parte de grande nível, Alessandro Verona (‘bis’) e Toni Pérez deram corpo à superioridade verde e branca, à qual nunca faltou consistência defensiva e acabou sentenciada, no segundo tempo, com um golo de Roc Pujadas.
Antes de se dar início à acção em pista, houve lugar para uma sentida homenagem ao ex-hoquista Pedro Gil, que encerrou este ano a sua longa carreira ‘colorida’ com cinco temporadas de verde e branco – onde chegou a capitão – ao longo das quais conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas Europeias, duas Elite Cups e uma Taça Continental. De regresso à casa das modalidades Leoninas, Pedro Gil foi muito aplaudido e presenteado com uma moldura comemorativa pelas mãos de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo.
Para enfrentar a jovem equipa da AD Valongo, que chegou ‘ferida’ ao Pavilhão João Rocha após ter sofrido a sua primeira derrota no campeonato (3-1 SC Tomar), Edo Bosch apostou num cinco inicial Leonino composto por Ângelo Girão na baliza e Gonzalo Romero, Alessandro Verona, João Souto e Rafael Bessa em pista.
E praticamente cumpridos os primeiros cinco minutos, o italiano dos Leões foi lançado em profundidade e, a toda a velocidade, inaugurou o marcador com uma potente stickada.
O jogo continuou como até então, de parada e resposta entre as duas formações, mas com prevalência verde e branca. João Souto acertou no poste e Facundo Bridge atirou ligeiramente ao lado, enquanto Girão foi testado de forma mais séria num frente-a-frente com João Malo.
Com tanta insistência, foi ‘na raça’ que o Sporting CP chegou ao 2-0, através de Toni Pérez, que lutou até à última pela bola, trabalhou em espaço reduzido e rodou para ‘facturar’ – tudo isto feito mesmo à boca da baliza e à entrada para os últimos dez minutos da primeira parte. O avançado espanhol voltou a marcar depois de já ter ‘bisado’ na partida anterior.
A determinada primeira parte dos Leões podia ter sido logo culminada de forma perfeita com o terceiro golo, mas João Souto não conseguiu converter uma bola parada. No entanto, o 3-0 ao intervalo tornou-se mesmo realidade graças à pontaria, outra vez, de Alessandro Verona, que abriu e fechou o primeiro tempo da melhor maneira. Mais uma vez, mérito para a ‘garra’ colocada em pista, agora por Rafa Bessa, que roubou a bola em zona adiantada e serviu o camisola 14, solto na área, para mais uma finalização de grande qualidade.
Na segunda parte, a toada da partida pouco mudou: os Leões sempre mais perigosos e muito consistentes defensivamente, com Girão a dar uma ‘mãozinha’ – ou até o capacete - quando necessário. As oportunidades, muitas delas em transições sucederam-se em ambas as balizas, mas agora sem o brilho dos golos.
Algo que mudaria, finalmente, à entrada para os últimos dez minutos. Pouco depois de Verona, após excelente envolvimento ofensivo, ter desperdiçado uma das chances mais claras do segundo tempo, o Sporting CP não perdoou mais e fez o 4-0. O reforço Roc Pujadas ‘caçou’ uma bola perdida na área e, com total frieza, bateu o guarda-redes da AD Valongo – o catalão também voltou a deixar a sua marca depois do ‘bis’ na jornada anterior.
De seguida, o capitão Girão voltou a revelar-se importante ao negar a resposta imediata dos visitantes, que num cara-a-cara do ex-Leão João Almeida viram gorada a possibilidade de tentar reentrar na discussão do resultado. Com muita segurança, o conjunto verde e branco geriu e controlou até ao fim, confirmando a segunda vitória esta época sobre a AD Valongo – após o 3-1 nos ‘quartos’ da Elite Cup.
Com pleno de pontos (nove) nos primeiros três jogos, os Leões de Edo Bosch preparam-se para cumprir um dos jogos que têm em atraso, esta quarta-feira (21h00), com a deslocação ao recinto da AD Sanjoanense.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Rafa Bessa, Alessandro Romero, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Zé Diogo [GR]