Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Lugar na final-four da Taça carimbado no clássico

Por Sporting CP
14 Fev, 2025

Leoas ultrapassaram o FC Porto no Pavilhão João Rocha (3-1)

Pela quinta vez consecutiva, as Leoas vão estar na fase decisiva. A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta sexta-feira à noite, a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal ao ter batido o FC Porto por 3-1 na eliminatória dos ‘quartos’, disputada no Pavilhão João Rocha.

Depois de terem conseguido superar em toda a linha o rival azul e branco no Dragão Arena para a Liga (0-3), as Leoas voltaram a ser dominadoras, agora em casa e numa competição a eliminar - e vão seis vitórias consecutivas para a equipa orientada por Rui Pedro Silva.

Para este segundo clássico da época, o técnico verde e branco lançou de início Jéssica Miranda, Leslie Tagle, Özge Kinasts, Irene Verásio, Saška Đurović e a capitã Daniela Loureiro. E a entrada foi de Leoa no Pavilhão João Rocha.

O ‘rugido’ no clássico fez-se sentir logo a abrir com o 7-2 feito com um ás de Jéssica Miranda, mas não ficou por aqui. Apesar das tentativas visitantes para encurtar a diferença no marcador (7-5), o Sporting CP ‘esticou’ sempre a corda (14-7) e nunca saiu da liderança – sempre protegido por uma margem, pelo menos, de quatro pontos.

A seguir, de forma extremamente competente, a turma de Alvalade ‘disparou’ de 17-13 para 21-14 e o 1-0 em sets tornou-se uma questão de tempo que a central Saška Đurović concretizou ao elevar-se para fixar o 25-19 final.

Mais equilibrado foi, desde o início, o segundo set, no qual a liderança passou para as mãos das portistas, mas sem conseguirem ‘descolar’ para lá dos dois pontos (4-6, 7-9 e 9-11). Forçando empates, as Leoas continuaram em busca de uma resposta definitiva até que a encontraram, primeiro, com a defesa a funcionar para o 15-14 e, a seguir, através da potência e inspiração de Leslie Tagle, que multiplicou a vantagem com dois pontos seguidos (19-15).

E se o FC Porto sentiu o ímpeto a fugir, o Sporting CP aproveitou o embalo para ir além da reviravolta, chegando ao 22-17 graças a um bloco de Đurović e mais um ponto da certeira Leslie Tagle – protagonistas também no fecho do set. A equipa azul e branca ainda ameaçou uma recuperação (22-21), mas as Leoas não tremeram: um novo bloco de Đurović deixou tudo nas mãos da equipa verde e branca e Leslie Tagle ‘voou’ para o 25-21.

Uma hora de inspiração e muita atitude por parte das comandadas por Rui Pedro Silva, que deixaram de imediato o FC Porto sem margem de erro no Pavilhão João Rocha. Posto isto, à procura da sobrevivência na Taça de Portugal, o conjunto da Invicta recompôs-se e, além de ter começado melhor (6-11), dominou o terceiro set (12-19) até sentenciar as contas em 18-25 e fazer o 2-1 na partida.

Para evitar que a incerteza pudesse tomar conta do clássico, a reacção verde e branca apareceu no set seguinte, coincidindo com os ataques novamente de Leslie Tagle (10-5) e Saška Đurović (12-6), mas também de Jéssica Miranda (15-8).

Conseguida esta margem, as Leoas voltaram a mostrar o seu instinto matador e foram implacáveis na gestão do restante parcial. Com muito poder ofensivo, ‘dispararam’ até ao 22-14 e praticamente dissiparam qualquer esperança portista. Para fechar com ‘chave de ouro’ a eliminatória, Leslie Tagle – intratável com 22 pontos no jogo - aventurou-se com sucesso no bloco, ‘voou’ mais uma vez para a rede e, a seguir, uma falta na rede do FC Porto confirmou o 25-17 e o 3-1 final. E, de forma ruidosa, a festa verde e branca tomou conta do Pavilhão João Rocha.

Depois do Clube Kairós, o Sporting CP é o segundo semifinalista da Taça de Portugal e estará na fase de todas decisões, entre os dias 7 e 8 de Março, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Ainda com duas eliminatórias por decidir (GC Vilacondense X SC Braga e CA Madalena X Vitória SC), o sorteio da final-four está agendado para as 18h00 do dia 19 de Fevereiro.

Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda (17), Vanessa Paquete [L], Amanda Cavalcanti (6), Melany Detzel, Leslie Tagle (22), Özge Kinasts (2), Sara Dias, Angie Hinestroza, Irene Verásio (7), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L], Saška Đurović (10)