Leoas vencem Clássico e mantêm liderança isolada no campeonato
24 Fev, 2025
3-0 frente ao FC Porto
A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta segunda-feira, o FC Porto por 3-0 em jogo da 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Com este triunfo, as Leoas, que já na primeira volta da prova tinham vencido a formação azul e branca (0-3), mantêm-se na liderança isolada do campeonato, com mais um ponto do que o segundo classificado, o SL Benfica.
Ainda assim, o clássico foi renhido e o FC Porto até entrou melhor. A valer-se do serviço, a equipa portista ganhou uma vantagem de quatro pontos no início do primeiro set e foi jogando com ela, sendo difícil para as Leoas fazer frente a isso.
O Sporting CP ia mostrando dificuldades na recepção e no serviço, mas a meio do set conseguiu encurtar para dois pontos (12-14) e, mesmo depois de o FC Porto ter respondido com um parcial de 0-3, as Leoas voltaram a responder da melhor forma (18-19).
A formação Leonina a dar sinais de crescimento na recta final e a empatar o jogo a 21, passando para a frente pela primeira vez logo a seguir (22-21). Saška Durović foi depois decisiva com dois pontos seguidos no bloco e o Sporting CP ficou com a possibilidade de fechar o jogo (24-22), mas o FC Porto reagiu 24-25.
Set em aberto e ainda mais renhido no final, com as Leoas a beneficiarem de dois erros da formação azul e branca – bola fora – e a obrigarem depois a uma má recepção para fechar em 27-25.
No segundo set, o FC Porto voltou a pontuar primeiro, mas as Leoas deram logo a volta e foram jogando sempre com a vantagem, chegando primeiro aos quatro pontos (8-4) e a seguir aos oito (18-10).
Superioridade verde e branca em toda a linha, com um set bem conseguido e a fechar depois em 25-15. Dez pontos de diferença a confirmarem o bom desempenho Leonino, num set em que a formação adversária teve várias dificuldades, sobretudo na recepção.
Assim, o Sporting CP ficou com a possibilidade de fechar o jogo no terceiro set e não falhou. Ainda assim, teve de voltar a suar como no primeiro.
As Leoas entraram na frente e estiveram a vencer por três pontos (5-2), mas, depois de ter pedido time out, o FC Porto respondeu e virou o jogo para 6-7 e, a partir daí, as duas equipas foram alternando na liderança do marcador. Já na recta final, uma má avaliação deu o 20-18 ao Sporting CP, com bola fora, mas Leslie Leyva reclamou que era ponto para o adversário por ter tocado (19-19).
Momento de fair play Leonino, numa fase importante do jogo, com as Leoas a passarem depois para a frente e o FC Porto a responder também. 22-24 com a equipa visitante a ter a seguir o set point na mão, mas Irene Verasio, em dois momentos seguidos, destacou-se no bloco e conseguiu o empate a 24 e depois a 25.
De novo Irene Verasio decisiva no 26-25, com o Sporting CP a ter pela primeira vez a possibilidade de fechar no match point, mas não conseguiu. Jogo de novo empatado aos 26 e o 27-26 a chegar num mau serviço do FC Porto, com as Leoas depois a fecharem o set em 28-26 com um toque na rede.
Vitória justa e importante do Sporting CP que na próxima, e última, jornada da fase regular do campeonato joga frente GC Vilacondense, último classificado da prova. Vencer e manter a liderança é o objectivo Leonino para nos play offs beneficiar do factor casa e defrontar o último classificado apurado (oitavo lugar).