Parabéns, companheiro de vida!
31 Mar, 2023
A cada edição de aniversário, até porque não vou ler, desde que colaboro com o Jornal Sporting, o escrito do aniversário anterior, arrisco a ser repetitivo, até porque não sei falar de Sporting de outra forma que não seja com o coração ao alto. E neste caso tenho mais uma vez o privilégio de estar a escrever para o jornal do Clube que amo desde criança, em mais uma edição de aniversário, no caso a dos 101 anos de uma "Razão de Ser", e que bonita foi a razão de ser para todo o sempre do título da primeira edição do já longínquo dia 31 de Março de 1922.
Desde então, e porque tantas gerações ajudaram no crescimento desta publicação que honra e enobrece o nosso Clube, quanto esforço, quanta dedicação, quanta devoção foram levadas a cabo para que semanalmente, em mais de um século de vida, fosse transmitida tanta Glória daquele que é o clube mais ecléctico e ganhador do desporto português. Daquele clube que tem tido um papel que por vezes substitui mesmo o país na projecção e divulgação do desporto. Daquele clube que é muito mais do que desporto, e tem até uma enorme componente social, que tem aderido a tanta causa, feita de humanismo e de altruísmo.
Foi também nesta publicação que comecei a colaborar sem carácter de periodicidade na década de 90 do século passado, que aprendi quase a ler com tão bons jornalistas que ao longo dos tempos por aqui passaram.
Era quase peregrino o chamamento do Sr. Brito, vizinho do andar de baixo do prédio onde residia em criança, para ler em casa dele, ou ir buscar o Jornal Sporting que ele acabado de o ler me dava para o "devorar" da primeira à última página.
Neste jornal, que é o mais antigo de clubes do Mundo, num pioneirismo que tanto tem distinguido o Sporting Clube de Portugal também em tantas outras áreas, e sob a pena de ilustres Leões, li estórias deliciosas de vida do nosso Clube. Vi nele retratados tantos e tantos êxitos nacionais e internacionais. Aprendi com ele, quando os tempos não estavam à distância de um clique no Google, tanto da história do nosso Clube, tantos recortes dele ainda hoje guardo. O Jornal Sporting tem sido pois um companheiro de vida, não só meu, mas também da enorme diáspora Leonina espalhada pelo Mundo. Que estoicamente tem resistido à crise das edições em papel, e que semanalmente faz chegar as notícias do Clube a assinantes espalhados pelo Mundo. A cada ano é com alegria redobrada que aqui escrevo a coluna de opinião alusiva a cada edição de aniversário.
Antes de as escrever, já aqui as lia escritas por outros. Quando nele deixar de escrever continuarei a ler. São 101 anos de uma História imensa feita por tantos. No futuro, acredito, tantos outros o farão. Os tempos passam. O Jornal Sporting fica. Obrigado a ele pelo que para mim representa. Um companheiro de sempre na minha viagem terrena desde criança.
Parabéns!