Sporting CP apresenta Estádio José Alvalade 2.0: inovação, memória e futuro
21 Ago, 2025
O Clube proporciona uma das mais modernas e entusiasmantes experiências de adepto à escala internacional
No passado domingo, o Sporting Clube de Portugal abriu pela primeira vez as portas do Estádio José Alvalade 2.0 aos seus Sócios e adeptos. As múltiplas intervenções já concluídas no recinto Leonino, tal como aquelas projectadas a breve prazo, revelam um caminho e uma identidade que aliam memória, conforto e inovação tecnológica.
Museu: memória viva em versão 2.0
O novo Museu é uma das grandes bandeiras do Alvalade 2.0. O espaço combina cultura, arte, desporto e tecnologia e é assente num conceito minimalista de galeria, pensado para que cada peça “respire” e conquiste tempo de atenção ao visitante.
Em dia de jogo, a ampla área transforma-se num Lounge exclusivo com capacidade para 576 pessoas, onde os convidados do Clube podem desfrutar de uma refeição rodeados dos troféus mais emblemáticos conquistados em 120 anos de História. Para breve, está prevista também programação cultural própria, reforçando a polivalência e modernidade do espaço.
A visita ao novo espaço faz-se de forma sequencial e cronológica. “No princípio era o verbo”, contam as escrituras mais sagradas, e o princípio do Sporting CP em muito se baseou na palavra e na vontade dos seus fundadores José Alvalade e Visconde de Alvalade. Neto e avô ocupam lugar central no renovado Museu, a par de António e Francisco Stromp, figuras maiores do desporto nacional e do Clube.
Entre os destaques desta área estão o primeiro equipamento utilizado pelos atletas de então – era integralmente branco - e o surgimento da camisola Stromp, que lhe sucedeu dois anos depois. Expostos estão também o primeiro troféu conquistado pelo Sporting CP e o primeiro estandarte original, com o emblema Leonino bordado pelas engenhosas mãos das irmãs de José Alvalade.
Daí em diante, a história verde e branca desenha-se em áreas temáticas. A segunda zona é dedicada à Era Dourada, que teve início com o aparecimento dos inesquecíveis Cinco Violinos e culminou com a histórica conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1964. A equipa comandada por Anselmo Fernández, que venceu a Finalíssima frente ao MTK Budapest graças ao “Cantinho do Morais”, o famoso golo de canto directo apontado por João Morais, está para sempre eternizada nas mais douradas páginas da longa memória verde e branca.
Tal como Fernando Peyroteo, ainda hoje detentor da melhor média de golos no futebol português, imortalizado numa fotografia com a famosa Taça Monumental “O Século” em braços. A equipa Leonina, recorde-se, foi a única a conquistar o belo e gigante troféu, e fê-lo por duas ocasiões.
Entregue ao símbolo que que conquistasse três campeonatos nacionais consecutivos, cinco alternados ou, como aconteceu, no 10.º ano da sua realização, o Sporting CP venceu a primeira edição em 1947/1948, quando se sagrou campeão nacional. Já a segunda edição foi conquistada em 1953, após um Tricampeonato que reforçou a hegemonia Leonina no futebol nacional da época. Ambas as Taças estão expostas, imponentes, a fechar a zona dedicada a uma era futebolística sem igual.
Com um palmarés riquíssimo, estes não são contudo os únicos troféus que os Sportinguistas podem ver de perto no novo Museu. Expostos estão também todos os títulos nacionais das principais equipas de futebol masculina e feminina, além da também muito conceituada Taça Teresa Herrera.
Ecléctico e “tão grande como os maiores da Europa”, o Sporting CP exibe, também e orgulhosamente, os feitos das suas modalidades, com uma vitrine dedicada aos 43 títulos europeus conquistados, número que coloca os Leões no top-3 europeu em conquistas internacionais.
Ballon d’Or e símbolos eternos
A área Ballon D’or, dedicada a Cristiano Ronaldo e Luís Figo, ecoa como demonstração da força da formação Leonina. O Sporting CP é o único clube do mundo com dois jogadores forjados na sua cantera a vencer o prémio de melhor do mundo e enaltece-o nesta nova era.
Um gancho aos visitantes internacionais, que poderão ainda descobrir os feitos de Hector Yazalde e Mário Jardel, goleadores que conquistaram duas Botas de Ouro ao serviço dos Leões. Além das quatro conquistas de Cristiano Ronaldo, símbolo máximo do trabalho desenvolvido na Academia com o seu nome.
A visita fecha com um ícone intemporal: o mítico Leão da Porta 10A, que começou por estar na sede da Rua do Passadiço, fez morada no antigo Estádio José Alvalade e acompanha agora esta nova geração.
Complementar ao percurso, de sublinhar ainda que a aplicação Sporting Experience oferece conteúdos extra, realidade aumentada e vídeos 360º, reforçando a dimensão tecnológica do projecto.
Emerald Lounge: exclusividade e conforto
Outro ponto alto da remodelação é o surgimento do Emerald Lounge, localizado no piso 2 poente. O conceito substitui os camarotes antigos por um espaço semiaberto, inspirado em experiências internacionais como a proporcionada no Stadium Las Vegas Sphere.
Com capacidade para 280 pessoas, o Emerald Lounge oferece um serviço de restauração a la carte, ambiente acolhedor em dia de jogo e acesso aos Emerald Seats e aos Loges - opções renovadas de seating que garantem um enquadramento único do jogo, conforto de excelência e uma vista privilegiada para o relvado; a melhor, de resto, do novo Alvalade 2.0.
Trata-se de uma experiência inédita no nosso país, dedicada exclusivamente ao universo corporate.
Estádio: modernidade e proximidade
As intervenções chegaram, claro, aos corredores que os jogadores pisam. A zona técnica também foi alvo de uma impactante transformação, e, como os adeptos presentes no encontro com o FC Arouca puderam testemunhar, as equipas sobem agora ao ‘vulcão de Alvalade’ por duas escadarias laterais alinhadas com o relvado, que desembocam directamente nos bancos de suplentes.
Aproveitando o espaço ganho com o desaparecimento do fosso, estes foram recuados, estando agora posicionados muito mais próximos das bancadas – onde, de resto, o VIP Pitch Row surge como mais uma inovação única em Portugal: 28 lugares premium junto à entrada dos jogadores, vendidos jogo a jogo e que proporcionam uma experiência inesquecível, ao estarem ‘no local’ onde tudo acontece, testemunhas privilegiadas do espectáculo desenhado em campo.
O objectivo por detrás destas alterações é claro: aproximar ainda mais o público do jogo, reforçando a envolvência e a experiência dos adeptos. Por isso, o próximo jogo frente ao FC Porto já contará com 2000 novos lugares instalados nas três filas extra que as bancadas ganharam na ausência do fosso e no rebaixamento do (híbrido) relvado, avaliado com nota máxima pela Liga Portugal após a partida com os arouquenses. Além, claro, dos aí estreados Lion Seats, que garantem aos Sócios acesso a um sem número de vantagens.
Já os anéis de circulação, alvo de intervenções anteriores, estão esteticamente renovados, proporcionando uma experiência mais confortável na entrada em Alvalade, com torniquetes de última geração - o Sporting CP foi, aliás, o primeiro clube na Europa a disponibilizar bilhetes digitais na wallet -, e na vivência do adepto, com a remodelação de casas de banho.
Olhar para o futuro
A mensagem flutua de um presente seguro para um futuro ainda mais alinhado com a grandeza do Clube: o piso 2 nascente, actualmente ocupado com camarotes de uma geração anterior - as Silver Box - será também ele integralmente renovado. Aí, surgirão novas Loges e um segundo lounge, replicando-se o modelo de sucesso aplicado na bacada oposta.
Com esta ambiciosa remodelação, o Estádio José Alvalade 2.0 afirma-se como um espaço de memória, inovação e futuro, preparado para receber adeptos, parceiros e visitantes com a marca da modernidade e da identidade Leonina.