Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Greenity - The way of living

Por Sporting CP
15 Out, 2025

Sporting CP apresenta nova colecção lifestyle

Do casual ao descontraído, do clássico ao intemporal.

O Sporting Clube de Portugal apresenta Greenity - peças que transmitem o espírito Leonino no teu dia a dia.

Desafiamos-te a vestires o símbolo e a levá-lo contigo. A cada passo, a cada momento, em qualquer lugar.

Já disponível em lojaverde.sporting.pt, Loja Verde Estádio, Colombo e Almada Forum.

Foto José Lorvão

Sporting CP na Brand Licensing Europe

Por Sporting CP
07 Out, 2025

Leões marcam presença na principal feira de licenciamento do continente

O Sporting Clube de Portugal vai estar presente na Brand Licensing Europe 2025, que decorre em Londres nos dias 7, 8 e 9 de Outubro. A participação dos Leões nesta prestigiada feira internacional insere-se na estratégia do Clube de explorar novas oportunidades de negócio e reforçar a expansão da marca Sporting CP a nível global.

A Brand Licensing Europe é o maior evento europeu dedicado ao licenciamento e à gestão de marcas, reunindo anualmente centenas de empresas e representantes das mais influentes marcas mundiais. A presença do Sporting CP alimenta a ambição do emblema de Alvalade em expandir o seu portefólio comercial, estabelecer novas parcerias internacionais e potenciar o valor da marca verde e branca em novos mercados.

Com uma identidade centenária e uma base de adeptos global, o Sporting CP pretende continuar a afirmar-se como uma marca desportiva de referência, apostando em novas colaborações nas áreas de retalho, moda, lifestyle e produtos oficiais.

A iniciativa representa mais um passo na estratégia de crescimento e internacionalização do Clube, reforçando o compromisso em levar o nome do Sporting CP cada vez mais longe.

Every_Day Be Better

Resultados oficiais da Assembleia Geral

Por Sporting CP
05 Out, 2025

Reunião magna realizada este Domingo, 5 de Outubro de 2025

O ponto único da ordem de trabalhos da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, que se realizou este domingo no Pavilhão João Rocha, foi aprovado por larga maioria [ver resultados detalhados abaixo].

Em apreciação e votação esteve o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting CP, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, revelou os resultados ao intervalo do jogo entre os Leões e o SC Braga.

“A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Directivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados”, começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Directo pelo “excelente resultado”.

“Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra”, sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados. 

“Significa que o Sporting CP está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos Bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting CP como a maior potência nacional”.

No seu discurso, o dirigente fez ainda referência ao Dia de Implantação da República, celebrado hoje, ao exemplo democrático que o Sporting CP constitui no panorama nacional.

“No dia em que celebra a República, compete-me também dizer que o Sporting CP se constitui como um exemplo para a República, um exemplo para os cidadãos, um exemplo também para as entidades que compõem a sociedade portuguesa. O Sporting CP hoje, pela seriedade e pela competência, tem vindo a afirmar-se, muito pelos valores que o nosso Presidente não se cansa de enunciar e com os quais nós nos identificamos. Conseguimos ganhar exactamente porque existe muito rigor na gestão do Clube, muita exigência, os resultados financeiros aparecem e são a mola real que permite depois desenvolver o Clube e afirmá-lo no panorama do desporto nacional, como tem vindo a acontecer”, finalizou.

Foto José Lorvão

Bernardo Ayala: "Trabalhos decorreram muito bem"

Por Sporting CP
03 Out, 2025

Cinco pontos aprovados na Assembleia Geral da SAD

Os cinco pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, que se realizou esta sexta-feira no Estádio José Alvalade, foram aprovados por larga maioria [ver resultados detalhados abaixo].

No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da SAD, reagiu e garantiu que "os trabalhos decorreram de forma magnífica".

"A Assembleia foi, como têm sido todas, muito participada e os trabalhos decorreram com o maior civismo e com o sentido de devoção ao Clube e à SAD que se impõe. Registo isso com muito gosto porque sou presidente da MAG da SAD desde 2019 e tenho vindo a verificar, ao longo dos anos, uma evolução extraordinariamente positiva no modo como estas Assembleias decorrem, como os accionistas comparecem e se interessam pela vida da SAD e do Clube. É, de facto, muito gratificante ver que todos os documentos são lidos e objectos de debate. O debate foi ultracivilizado e cada accionista teve liberdade para perguntar o que bem entendeu sobre o tema da ordem de trabalhos. O Conselho de Administração respondeu e saio daqui com o coração cheio porque os trabalhos decorreram muito bem", disse à Sporting TV no Hall VIP do Estádio José Alvalade.

O dirigente garantiu que se "respira muito Sporting CP", sendo uma "consequência natural de uma boa série de anos com sucesso desportivo e muita saúde financeira": "Isso é patente no Relatório e Contas, que foi aprovado com 99,99% dos votos, assim como todas as restantes propostas. Todas, sem excepção, foram aprovadas com 99,99% dos votos presentes. Respira-se um período francamente bom sem autocomplacência. É importante manter os níveis de exigência e empenho muito elevados. No que respeita ao último ponto da ordem de trabalhos, que teve que ver com a política de remuneração variável dos administradores executivos e do presidente do Conselho de Administração, o que foi deliberado decorre em linha recta do sucesso desportivo e do enormíssimo sucesso financeiro do ano anterior".

Por fim, Bernardo Ayala explicou como o Sporting CP evoluiu nos últimos anos.

"Quando esta MAG tomou posse em 2019, o Clube e a SAD, que andam de mãos dadas, vinham de um período complicado. As primeiras Assembleias Gerais da SAD foram exigentes e complexas. Começavam a meio da tarde e terminavam às cinco, seis da manhã. Eram duras e, nessa altura, a MAG privilegiou muito a liberdade de expressão dos accionistas e isso alargava muito os debates. Era patente que havia uma vontade de todos que as coisas corressem bem, mas ao mesmo tempo vinha-se e estava-se num período complicado e o clima de desconfiança era bastante evidente. O que se foi notando ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, é que há um reforço de fé e confiança no trabalho desta Administração. Esse reforço de confiança é visível na vida desportiva, nos resultados positivos em vários anos consecutivos e no estádio renovado e mais moderno. Tudo isso contribuiu para que se olhe para a realidade do Sporting CP de outra maneira. Acho que o Sporting CP, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional, mas o mais difícil é manter a liderança a curto, médio e longo prazo. Só se consegue mantendo os níveis de exigência altíssimos, sem autocomplacência, continuando a detectar e corrigir os erros", concluiu.

RESULTADOS DA ASSEMBLEIA GERAL DA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD

Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777469 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.

Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.

Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.

Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2024/2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.

Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2024/2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777449 votos a favor, 7 votos contra e 12 abstenções.

Vamos virar o jogo contra o cancro da mama

Por Sporting CP
01 Out, 2025

Em Portugal, estima-se que uma em cada oito mulheres venha a enfrentar o cancro da mama ao longo da vida. Todos os anos surgem cerca de 9.000 novos casos - e, por trás de cada número, há um nome, uma história.

No Sporting Clube de Portugal, acreditamos que o impacto do desporto vai muito além das quatro linhas. Por isso, voltamos a vestir esta causa, que é de todos.

Mais do que vitórias em campo, somos um Clube com um propósito: Every_Day Be_Better.

Neste Pink October, queremos lembrar que a prevenção salva vidas, que o diagnóstico precoce pode mudar destinos e que o amor, a atenção e o cuidado com quem nos rodeia são gestos poderosos.

Por isso, convidamos todos - todos mesmo - a estar atentos, a cuidar de si e a cuidar uns dos outros. Porque ninguém deve lutar sozinho.

Vamos vestir esta causa.

Vamos mostrar que, juntos, temos a força para virar o jogo.

Lado a lado, sempre

Por Sporting CP
27 Set, 2025

Sporting CP lança a icónica camisola Stromp

Símbolo da nossa identidade.
O primeiro a vestir o verde e branco.

Hoje, celebramos o passado, renovamos o presente e preparamos o futuro. Sempre fiéis aos valores que nos unem. Sempre movidos pela força que nos distingue.

Assim, o Sporting Clube Portugal reforça a sua eterna homenagem a Francisco Stromp – o fundador do Clube e perpétuo Sócio n.º 3.

Veste a história.
Sente o verde e branco.
Lado a lado, sempre.

Encontra o novo equipamento Stromp em lojaverde.sporting.pt, na Loja Verde Estádio, Colombo e Almada, nos Kioskes do Vasco da Gama e nos mais recentes Ubbo e CascaiShopping.

Sporting CP fecha integração estratégica com a Shopify para o futuro lançamento da nova loja oficial online com vista à celebração dos 120 anos do Clube

Por Sporting CP
26 Set, 2025

Clube será pioneiro em Portugal no acordo para ter a loja oficial online da plataforma com o gigante mundial de commerce e prevê estreia para época 2026/2027

É com enorme satisfação que anunciamos a todos os Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal a nova integração estratégica com a Shopify, uma das maiores plataformas de commerce do mundo.

Mais do que uma loja — está a chegar uma nova experiência digital. Mais simples, mais rápida e 100% pensada para os nossos adeptos, com especial foco na personalização da experiência do Sócio. O futuro digital do Sporting CP começa aqui: uma nova Loja Verde Online como nunca viste.

A nova loja online, construída sobre a infraestrutura robusta e escalável da Shopify, permitirá uma navegação fluida, compras optimizadas para dispositivos móveis e uma gestão mais eficiente de produtos e campanhas exclusivas. A nova loja será lançada a tempo da época 2026/2027.

“Este é mais um passo estratégico muito relevante para o Clube. Reforçamos o nosso compromisso com a inovação e com os nossos adeptos, oferecendo-lhes uma experiência de compra à altura da nossa ambição. Será também um marco de evolução numa experiência personalizada, desenvolvida à medida de cada um, e um merecido presente para os nossos Sócios na preparação do 120.º aniversário do Clube”, afirma Susana Costa, Directora de Marca e Canais de Atendimento.

Porquê a Shopify?
A Shopify é uma das plataformas de comércio líderes a nível mundial, alimentando milhões de retalhistas em mais de 175 países. Reconhecida pela sua fiabilidade, escalabilidade e ferramentas avançadas, é a escolha de marcas de renome — e agora, também, do Sporting Clube de Portugal, o primeiro clube português a integrar este ecossistema.

A tempo dos 120 anos do Clube
A parceria arranca agora, com o projeto de migração para a nova Loja Verde Online a decorrer ao longo da época 2025/2026, de forma a estar concluído e pronto para a celebração dos 120 anos do Sporting Clube de Portugal.

O futuro está a chegar. E assim que a nova Loja estiver online, serás o primeiro a fazer parte dele.

Every_Day Be Better

Jornal Sporting já disponível em formato digital

Por Sporting CP
25 Set, 2025

Edição n.º 4045 nas bancas a partir de sexta-feira

Já pode ler (aqui) a mais recente edição do Jornal Sporting, cujo principal destaque é o momento da equipa principal de futebol, que superou o FC Kairat e o Moreirense FC por larga margem no Estádio José Alvalade (páginas 4 a 7).

A página 9 conta-lhe tudo sobre a nova etapa na vida de João Simões, que se tornou estudante universitário na Faculdade de Motricidade Humana. "Faço o que me faz feliz, mas o mínimo que podia fazer para valorizar isso era dar tudo em campo e mais um bocadinho na escola", disse o craque de 18 anos.

A equipa feminina de voleibol e os Leões e Leoas do ténis de mesa conquistaram os respectivos Troféus Stromp e as páginas 20 e 21 explicam como tudo aconteceu no Pavilhão João Rocha e no Multidesportivo.

Já na página seguinte, a 22, o Jornal Sporting noticia a renovação de Bernardo Paçó, guarda-redes da equipa de futsal que vai continuar a representar as cores "do coração".

Foto João Pedro Morais

Sporting CP apresenta Estádio José Alvalade 2.0: inovação, memória e futuro

Por Sporting CP
21 Ago, 2025

O Clube proporciona uma das mais modernas e entusiasmantes experiências de adepto à escala internacional

No passado domingo, o Sporting Clube de Portugal abriu pela primeira vez as portas do Estádio José Alvalade 2.0 aos seus Sócios e adeptos. As múltiplas intervenções já concluídas no recinto Leonino, tal como aquelas projectadas a breve prazo, revelam um caminho e uma identidade que aliam memória, conforto e inovação tecnológica.

Museu: memória viva em versão 2.0

O novo Museu é uma das grandes bandeiras do Alvalade 2.0. O espaço combina cultura, arte, desporto e tecnologia e é assente num conceito minimalista de galeria, pensado para que cada peça “respire” e conquiste tempo de atenção ao visitante.

Em dia de jogo, a ampla área transforma-se num Lounge exclusivo com capacidade para 576 pessoas, onde os convidados do Clube podem desfrutar de uma refeição rodeados dos troféus mais emblemáticos conquistados em 120 anos de História. Para breve, está prevista também programação cultural própria, reforçando a polivalência e modernidade do espaço.

A visita ao novo espaço faz-se de forma sequencial e cronológica. “No princípio era o verbo”, contam as escrituras mais sagradas, e o princípio do Sporting CP em muito se baseou na palavra e na vontade dos seus fundadores José Alvalade e Visconde de Alvalade. Neto e avô ocupam lugar central no renovado Museu, a par de António e Francisco Stromp, figuras maiores do desporto nacional e do Clube.

Entre os destaques desta área estão o primeiro equipamento utilizado pelos atletas de então – era integralmente branco - e o surgimento da camisola Stromp, que lhe sucedeu dois anos depois. Expostos estão também o primeiro troféu conquistado pelo Sporting CP e o primeiro estandarte original, com o emblema Leonino bordado pelas engenhosas mãos das irmãs de José Alvalade.

Daí em diante, a história verde e branca desenha-se em áreas temáticas. A segunda zona é dedicada à Era Dourada, que teve início com o aparecimento dos inesquecíveis Cinco Violinos e culminou com a histórica conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1964. A equipa comandada por Anselmo Fernández, que venceu a Finalíssima frente ao MTK Budapest graças ao “Cantinho do Morais”, o famoso golo de canto directo apontado por João Morais, está para sempre eternizada nas mais douradas páginas da longa memória verde e branca.

Tal como Fernando Peyroteo, ainda hoje detentor da melhor média de golos no futebol português, imortalizado numa fotografia com a famosa Taça Monumental “O Século” em braços. A equipa Leonina, recorde-se, foi a única a conquistar o belo e gigante troféu, e fê-lo por duas ocasiões.

Entregue ao símbolo que que conquistasse três campeonatos nacionais consecutivos, cinco alternados ou, como aconteceu, no 10.º ano da sua realização, o Sporting CP venceu a primeira edição em 1947/1948, quando se sagrou campeão nacional. Já a segunda edição foi conquistada em 1953, após um Tricampeonato que reforçou a hegemonia Leonina no futebol nacional da época. Ambas as Taças estão expostas, imponentes, a fechar a zona dedicada a uma era futebolística sem igual.

Com um palmarés riquíssimo, estes não são contudo os únicos troféus que os Sportinguistas podem ver de perto no novo Museu. Expostos estão também todos os títulos nacionais das principais equipas de futebol masculina e feminina, além da também muito conceituada Taça Teresa Herrera.

Ecléctico e “tão grande como os maiores da Europa”, o Sporting CP exibe, também e orgulhosamente, os feitos das suas modalidades, com uma vitrine dedicada aos 43 títulos europeus conquistados, número que coloca os Leões no top-3 europeu em conquistas internacionais.

Ballon d’Or e símbolos eternos

A área Ballon D’or, dedicada a Cristiano Ronaldo e Luís Figo, ecoa como demonstração da força da formação Leonina. O Sporting CP é o único clube do mundo com dois jogadores forjados na sua cantera a vencer o prémio de melhor do mundo e enaltece-o nesta nova era.

Um gancho aos visitantes internacionais, que poderão ainda descobrir os feitos de Hector Yazalde e Mário Jardel, goleadores que conquistaram duas Botas de Ouro ao serviço dos Leões. Além das quatro conquistas de Cristiano Ronaldo, símbolo máximo do trabalho desenvolvido na Academia com o seu nome.

A visita fecha com um ícone intemporal: o mítico Leão da Porta 10A, que começou por estar na sede da Rua do Passadiço, fez morada no antigo Estádio José Alvalade e acompanha agora esta nova geração.

Complementar ao percurso, de sublinhar ainda que a aplicação Sporting Experience oferece conteúdos extra, realidade aumentada e vídeos 360º, reforçando a dimensão tecnológica do projecto.

Emerald Lounge: exclusividade e conforto

Outro ponto alto da remodelação é o surgimento do Emerald Lounge, localizado no piso 2 poente. O conceito substitui os camarotes antigos por um espaço semiaberto, inspirado em experiências internacionais como a proporcionada no Stadium Las Vegas Sphere.

Com capacidade para 280 pessoas, o Emerald Lounge oferece um serviço de restauração a la carte, ambiente acolhedor em dia de jogo e acesso aos Emerald Seats e aos Loges - opções renovadas de seating que garantem um enquadramento único do jogo, conforto de excelência e uma vista privilegiada para o relvado; a melhor, de resto, do novo Alvalade 2.0.

Trata-se de uma experiência inédita no nosso país, dedicada exclusivamente ao universo corporate.

Estádio: modernidade e proximidade

As intervenções chegaram, claro, aos corredores que os jogadores pisam. A zona técnica também foi alvo de uma impactante transformação, e, como os adeptos presentes no encontro com o FC Arouca puderam testemunhar, as equipas sobem agora ao ‘vulcão de Alvalade’ por duas escadarias laterais alinhadas com o relvado, que desembocam directamente nos bancos de suplentes.

Aproveitando o espaço ganho com o desaparecimento do fosso, estes foram recuados, estando agora posicionados muito mais próximos das bancadas – onde, de resto, o VIP Pitch Row surge como mais uma inovação única em Portugal: 28 lugares premium junto à entrada dos jogadores, vendidos jogo a jogo e que proporcionam uma experiência inesquecível, ao estarem ‘no local’ onde tudo acontece, testemunhas privilegiadas do espectáculo desenhado em campo.

O objectivo por detrás destas alterações é claro: aproximar ainda mais o público do jogo, reforçando a envolvência e a experiência dos adeptos. Por isso, o próximo jogo frente ao FC Porto já contará com 2000 novos lugares instalados nas três filas extra que as bancadas ganharam na ausência do fosso e no rebaixamento do (híbrido) relvado, avaliado com nota máxima pela Liga Portugal após a partida com os arouquenses. Além, claro, dos aí estreados Lion Seats, que garantem aos Sócios acesso a um sem número de vantagens. 

Já os anéis de circulação, alvo de intervenções anteriores, estão esteticamente renovados, proporcionando uma experiência mais confortável na entrada em Alvalade, com torniquetes de última geração - o Sporting CP foi, aliás, o primeiro clube na Europa a disponibilizar bilhetes digitais na wallet -, e na vivência do adepto, com a remodelação de casas de banho.

Olhar para o futuro

A mensagem flutua de um presente seguro para um futuro ainda mais alinhado com a grandeza do Clube: o piso 2 nascente, actualmente ocupado com camarotes de uma geração anterior - as Silver Box - será também ele integralmente renovado. Aí, surgirão novas Loges e um segundo lounge, replicando-se o modelo de sucesso aplicado na bacada oposta.

Com esta ambiciosa remodelação, o Estádio José Alvalade 2.0 afirma-se como um espaço de memória, inovação e futuro, preparado para receber adeptos, parceiros e visitantes com a marca da modernidade e da identidade Leonina.

Sporting CP lança o terceiro equipamento 2025/2026

Por Sporting CP
20 Ago, 2025

Leve como o verão

Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão.

Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia.

Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada Leão em campo.

A nova pele do Leão já está disponível na Loja Verde Online, na Loja Verde Estádio, Colombo e Almada, nos Kioskes do Vasco da Gama e nos mais recentes Ubbo e Cascais Shopping.

Páginas

Subscreva RSS - Notícias