Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto João Pedro Morais

Recepção ao Bologna FC 1909 na mira

Por Sporting CP
27 Jan, 2025

Preparação para a derradeira jornada europeia

Com os olhos postos na última jornada da fase de liga da UEFA Champions League, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, esta segunda-feira, mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O grupo às ordens de Rui Borges realizou trabalho de recuperação dividido entre o relvado e o ginásio.

Para ultimar a preparação, o plantel volta a treinar amanhã, terça-feira, pelas 10h30, sendo que os 15 minutos iniciais da sessão serão abertos à imprensa. Mais tarde, às 19h00, terá lugar no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, a conferência de imprensa de antevisão ao jogo europeu.

Os Leões recebem, esta quarta-feira (20h00), os italianos do Bologna FC 1909, em partida que servirá para fechar as contas da classificação da fase de liga.

Foto Isabel Silva

Regresso ao trabalho após vitória

Por Sporting CP
26 Jan, 2025

Foco direccionado para a UEFA Champions League

Depois do triunfo por 2-0 na recepção ao CD Nacional, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou aos treinos, este domingo de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo.

Os titulares no último jogo realizaram o habitual trabalho de recuperação, enquanto os restantes jogadores do plantel treinaram normalmente no relvado, já com as atenções viradas para o embate desta quarta-feira com o Bologna FC 1909 a contar para a derradeira jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Os Leões de Rui Borges não param e amanhã, segunda-feira, voltam a treinar à porta fechada, durante a manhã, em Alcochete.

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Foi um jogo bastante competente da nossa parte"

Por Sporting CP
25 Jan, 2025

Treinador considerou que a equipa foi "séria e rigorosa"

Depois do apito final no jogo frente ao CD Nacional, vencido pelo Sporting CP por 2-0, o treinador Rui Borges esteve em conferência de imprensa para fazer a análise do triunfo.

“Acima de tudo, foi um jogo bastante competente da nossa parte. O adversário com um bloco baixo e uma linha de 5 e outra de 4 difíceis de penetrar. Foi uma primeira parte difícil para criar situações de golo, mas de resto controlamos. Sabia que o jogo que podia decidir num momento de inspiração e assim foi”, começou por dizer no Auditório Artur Agostinho, antes de elogiar Francisco Trincão.

“Muito feliz pelo que tem dado e por este seu momento de inspiração. O jogo foi desbloqueado dessa forma”, apontou, antes de se debruçar sobre a segunda parte.

“Foi um pouco do mesmo, mas com mais situações para voltar a marcar, mas não o fizemos. Controlamos, mas com 1-0 é sempre perigoso. A equipa esteve séria, rigorosa e feliz porque fomos capazes de chegar ao 2-0”, destacou, realçando que o jovem João Simões, auto do golo, é “um miúdo que merece muito”.

Com este triunfo, os Leões alargaram a vantagem sobre o SL Benfica para seis pontos na classificação. Apesar disso, Rui Borges reafirmou que o foco está exclusivamente nos jogos que a equipa tem pela frente e não nos rivais.

“Eramos primeiros independentemente do resultado do SL Benfica. A nós resta-nos pensar em nós e foi isso que fizemos. Estamos mais preocupados em ser competentes no nosso jogo. Não adianta olhar para os outros”, referiu, acrescentando: “A equipa quer ser campeã e hoje provou isso”.

Além disso, o técnico verde e branco lembrou que o Sporting CP já “teve uma ‘almofada’” pontual e “perdeu-a”. “Claro que quantos mais pontos de margem tivermos, melhor, mas sei que vai haver jogos difíceis”, realçou, atentando: “Se formos competentes, seremos campeões”.

Rui Borges não escondeu também que a equipa ainda tem muita margem de melhoria nesta fase. “Claramente quero ver melhorados muitos aspectos, mas não temos tido muito tempo. Tenho a sorte de ter jogadores muito inteligentes e ‘ligados’. Estou muito feliz com a equipa”, enalteceu, antes de aprofundar na ideia de ter faltado mais velocidade na circulação por vezes.

“Mais do que cansaço é uma questão de hábitos daquilo que era a forma de jogar com três centrais. Não quero tirar isso, mas contra uma equipa com um bloco baixíssimo, como hoje, se não os obrigarmos a mexer e desgastarmos vão estar sempre confortáveis”, considerou.

Por fim, questionado sobre o regresso de Gyökeres à titularidade, tendo cumprido grande parte do encontro, o treinador dos Leões sublinhou que para isso o sueco foi “gerido nos jogos anteriores”.  “Sabemos o que podemos fazer e os riscos que podemos tomar”, justificou, apontando ainda que Gyökeres “quarta-feira estará novamente disponível”. Isto “se nada acontecer", atirou sorrindo e batendo na mesa com o punho.

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Liderança reforçada à lei da 'bomba'

Por Sporting CP
25 Jan, 2025

‘Golaço’ de Trincão abriu e João Simões fechou a vitória contra o CD Nacional (2-0)

De volta à acção na Liga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o CD Nacional por 2-0, este sábado à noite, no encontro da 19.ª jornada.

Um primeiro jogo em casa – com 42420 espectadores - no ano de 2025 muito feliz, porque serviu não só para voltar ao caminho das vitórias, mas sobretudo porque valeu para aproveitar o deslize do SL Benfica na visita ao Casa Pia AC e reforçar a liderança. Agora, os Leões têm 47 pontos no primeiro lugar, mais seis que o rival encarnado.

Em Alvalade, um grande golo de fora da área de Francisco Trincão foi o responsável por encontrar o caminho para o golo e, já em cima do minuto 90, o jovem João Simões entrou e, com o seu primeiro golo na equipa principal (e muita emoçãoà mistura), sentenciou a vitória num jogo de domínio total verde e branco.

Para enfrentar o conjunto madeirense de Tiago Margarido, colocado no 13.º lugar (19 pontos) e moralizado por duas vitórias recentes – uma delas frente ao FC Porto (2-0) -, Rui Borges fez cinco alterações ao ‘onze’ que apresentou na Alemanha: Rui Silva – em estreia em Alvalade -, Gonçalo Inácio, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Viktor Gyökeres voltaram a ser titulares, ocupando os lugares que tinham sido de Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Zeno Debast, Geny Catamo e Conrad Harder.

Na subida das equipas ao relvado, o capitão Morten Hjulmand entrou acompanhado por duas pessoas neurodivergentes e os nomes nas camisolas de todos os jogadores Leoninos apresentaram-se escritos em braille. Isto, entre outros detalhes, para realçar a inauguração feita do camarote “The Green Box”, um espaço inclusivo e equipado com tecnologias específicas para dar a melhor experiência de jogo a pessoas com deficiência, cegas, surdas e com neurodivergência.

Foi a assumir o protagonismo com bola e muita objectividade para chegar à área adversária que os Leões arrancaram em Alvalade, mas o CD Nacional conseguiu evitar e bloquear todas as tentativas iniciais. Depois de uma fase mais morna, uma série de faltas visitantes ‘espicaçaram’ o ambiente e, de seguida, Gonçalo Inácio teve na cabeça a primeira oportunidade, mas saiu à figura de Lucas França.

A acção do primeiro tempo passou-se totalmente no meio-campo defensivo dos insulares, no entanto foi-se revelando tarefa impossível ‘furar’ e causar estragos reais, também por alguma indefinição verde e branca. Os caminhos ofensivos estavam apertados e difíceis de explorar, mas quando parecia que o nulo ia vigorar até ao intervalo uma verdadeira ‘bomba’ abriu o marcador a favor dos Leões.

Para lá do minuto 45 e desde bem longe, Francisco Trincão disparou em força para um ‘golaço’ que levantou as bancadas e soltou a festa em Alvalade reprimida até então – oitavo golo do extremo canhoto, sétimo no campeonato. A seguir, ainda houve tempo para mais uma grande ocasião, mas Lucas França sacudiu o remate cruzado de Gyökeres e o 1-0 seguiu para a segunda parte.

Durante o intervalo, foi tempo de homenagem e muitos aplausos das bancadas para os atletas de triatlo e a equipa feminina de natação do Clube que subiram ao relvado para celebrar as mais recentes conquistas nacionais.

De novo com a bola a rolar, o Sporting CP reentrou também a mandar em campo - sem conceder qualquer remate - e a criar perigo junto da baliza do CD Nacional: Quenda, primeiro, driblou toda a gente mas não conseguiu finalizar nas melhores condições e, depois, Trincão atirou ligeiramente por cima numa tentativa de repetição do seu golo.

Já com Geny Catamo por Bragança em campo, foi Iván Fresneda a ficar muito perto do segundo dos Leões, mas o seu desvio acabou defendido pelo guarda-redes insular. De seguida, Rui Borges refrescou o meio-campo com a entrada de Zeno Debast para o lugar de Morita.

Apesar da vantagem no resultado, só o Sporting CP continuou a criar perigo, porém com falhas no último momento que permitissem voltar a marcar. O CD Nacional, por sua vez, continuou 'manietado' e nunca conseguiu assustar Rui Silva.

E o 2-0 chegaria mesmo em cima do minuto 90, já sob uma toada morna e de maior gestão verde e branca. Geny Catamo desequilibrou na direita, cruzou rasteiro e João Simões, recém-entrado – juntamente com Matheus Reis e Conrad Harder -, apareceu solto na área para em esforço selar o 2-0 e três importantes pontos, que ficaram em casa para reforçar a liderança isolada. Nos festejos, o médio formado na Academia não susteve as lágrimas.

Iniciou-se aqui um ciclo de três jogos consecutivos em Alvalade: o próximo é a recepção ao Bologna FC 1909 na derradeira jornada da UEFA Champions League e, depois, segue-se o embate com o SC Farense para a Liga.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 89’), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Zeno Debast, 68’), Francisco Trincão (João Simões, 89’), Geovany Quenda, Daniel Bragança (Geny Catamo, 60’), Viktor Gyökeres (Conrad Harder, 89’)

Foto FPF

Equipa B apurou-se pela primeira vez para a fase de apuramento de campeão

Por Sporting CP
25 Jan, 2025

Empate suado nos Açores revelou-se compensador (2-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, este sábado à tarde, um lugar na fase de subida da Liga 3 ao ter empatado 2-2 com o SC Lusitânia, nos Açores, no jogo da 18.ª e última jornada da série B.

É a primeira vez que os jovens Leões conseguiram o apuramento para a fase de todas as decisões na prova. A formação de João Pereira, que só dependia de si, teve de se aplicar a fundo e recuperou duas vezes de desvantagem perante o último classificado, selando a qualificação com um golo de Rafael Nel já aos 83 minutos – Luís Gomes fez o outro, de penálti, a fechar o primeiro tempo.

Assim, os 26 pontos somados pela equipa B do Sporting CP valeram para garantir o quarto lugar - o último que dava direito a apuramento -, uma vez que prevaleceu a vantagem no confronto directo com a A. Académica de Coimbra, que terminou em igualdade pontual mas vai disputar a fase de manutenção.

Na ilha Terceira, para enfrentar um conjunto de Angra do Heroísmo que não vencia há quatro jornadas, mas ainda em busca de levar um ponto de bonificação para a fase de manutenção (em caso de triunfo), João Pereira fez duas alterações no ‘onze’ inicial da equipa B verde e branca: Rodrigo Dias e Rafael Besugo foram titulares nos lugares que tinham sido de José Silva e Samuel Justo – este último foi cedido ao SC Farense.

Depois de uns primeiros 15 minutos divididos mas muito mornos no Estádio João Paulo II, o SC Lusitânia deixou sérias ameaças para quase inaugurar o marcador. Primeiro, o guardião Francisco Silva saiu rápido aos pés do adversário para evitar o pior e, instantes depois, uma nova tentativa rondou a baliza dos jovens Leões.

Apesar do esforço verde e branco, que até passou a aproximar-se mais vezes da área adversária, a equipa da casa chegou mesmo ao 1-0. À passagem dos 32 minutos, a saída de bola Leonina originou um ressalto infeliz para a área e Gunjo, que ficou na cara do golo, não desperdiçou a oportunidade.

Ainda assim, o Sporting CP, já com Marlon Júnior no lugar do lesionado Bruno Ramos, reagiu da melhor forma e chegou ao empate antes do intervalo. Já em período de descontos, Manuel Mendonça sofreu falta dentro da área e Luís Gomes, chamado a converter o penálti, atirou a contar e fixou o 1-1, que recolocou também os jovens Leões entre os quatro primeiros lugares da tabela.

Na segunda parte, os comandados de João Pereira entraram reconfigurados, com mais bola e um domínio efectivo, e poderiam ter completado a reviravolta, mas o guarda-redes Diogo Sá levou a melhor com uma ‘mancha’ ao remate à queima-roupa de Rafael Nel.

Já depois da hora do jogo, o SC Lusitânia tentou responder através de um pontapé de canto, porém o cabeceamento em zona perigosa saiu por cima e voltaria a ser o Sporting CP a ficar mais perto do golo – e por duas vezes. Um remate cruzado de Manuel Mendonça saiu ligeiramente ao lado do poste e, pouco depois, Nel só não fez o 1-2 porque um defesa cortou o lance – já com o guardião batido – quando a bola se encaminhava para o fundo da baliza.

Apesar das oportunidades e do ascendente terem pertencido até então aos jovens Leões, a formação de Angra do Heroísmo aproveitou um canto em cima do minuto 80 para marcar contra a corrente do jogo e voltou a baralhar as contas do apuramento. No entanto, não passou de um ‘susto’ para o Sporting CP, que sairia dos Açores com o quarto jogo consecutivo sem perder.

Apenas quatro minutos depois, Rafael Nel entrou na área e com um remate fantástico ao ângulo soltou a festa verde e branca ao reestabelecer o valioso empate que acabou por garantir mesmo um suado e inédito apuramento para a fase de subida.

Na próxima fase, os jovens Leões já sabem que vão reencontrar o Atlético CP, o SU 1.º Dezembro e o CF “Os Belenenses”, todos que avançam também da série B, enquanto da série A Varzim SC, Lusitânia de Lourosa FC e AD Fafe já têm um lugar garantido. Falta apenas decidir quem fica com a última vaga, que está ao alcance de Amarante FC, SC Braga B e CD Trofense.

Onze do Sporting CP: Francisco Silva [GR], David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Bruno Ramos, Rodrigo Dias, Lucas Anjos, Henrique Arreiol, Rafael Besugo, Manuel Mendonça [C], Luís Gomes, Rafael Nel

 

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Ganhar e continuar o nosso caminho"

Por Sporting CP
24 Jan, 2025

Sporting CP recebe o CD Nacional este sábado, às 20h30

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, neste sábado, às 20h30, o CD Nacional em jogo da 19.ª jornada do Campeonato Nacional.

Na antevisão ao encontro, Rui Borges disse que não será um jogo fácil, deixando elogios à formação insular, mas sublinhou os objectivos Leoninos no regresso à Liga depois de mais um jogo europeu.

“Já tive a oportunidade de defrontar o CD Nacional noutro contexto e já na altura disse, e volto a dizer, que é uma equipa muito bem organizada, que valoriza muito o jogo, que não se preocupa só em defender, procura atacar e que gosta de ser pressionante até em terrenos altos. É uma equipa muito competente e coesa a defender, tem várias dinâmicas ofensivas, dinâmicas interessantes e dentro daquilo que eu também gosto. Pessoalmente, é uma equipa que aprecio e não tenho dúvidas de que amanhã, também pelo bom momento que atravessa, nos provocará algumas dificuldades. Ainda assim, esperamos ganhar, é isso que queremos e queremos fazê-lo com a ajuda dos nossos adeptos. Acredito que o estádio estará cheio e isso também será muito importante para nós”, começou por dizer o treinador verde e branco, atirando: “Queremos ganhar e continuar o nosso caminho. Queremos manter o nosso objectivo, que é ser primeiros. Sabemos que custa muito, que o mais difícil é manter e não chegar, mas é essa responsabilidade que temos e queremos e, por isso, faremos de tudo para ganhar”.

Para este encontro, Rui Borges não contará com Jeremiah St. Juste, nem ainda com Pedro Gonçalves, mostrando-se satisfeito por Matheus Reis “estar de regresso aos treinos”, assim como já poder contar com Daniel Bragança e Hidemasa Morita. Ainda assim, o técnico Leonino revelou que os dois “não estão fisicamente preparados para a exigência de 90 minutos” e abordou ainda a gestão de Viktor Gyökeres: “95 por cento dos jogadores com o problema dele estavam parados, mas a vontade dele de jogar é enorme. Aquilo que nós tentamos é o melhor para todos, ter em conta os objectivos do Sporting CP e não pôr em causa o atleta. É um jogador muito importante, todos sabem, o melhor da nossa Liga e um dos melhores avançados da Europa e do Mundo, e nós preferimos geri-lo e não o perder por muito tempo”.

Com menos de um mês de trabalho de Leão ao peito, o treinador verde e branco foi ainda questionado sobre se está tudo a correr como desejado. “Somos primeiros, logo por aí está a correr como queremos e desejamos. O mais difícil é manter essa posição, mas é para isso que lutamos independentemente de haver jogadores lesionados. O que nos interessa é o Sporting CP, os objectivos do Clube e é para isso que todos nós, staff, jogadores e todos os departamentos lutamos”, afirmou, falando também sobre o mercado de transferências que continuará aberto até ao final do mês: “Não está ninguém para sair, por isso não está ninguém para entrar”.

Leões já focados no CD Nacional

Por Sporting CP
23 Jan, 2025

Recuperação para os titulares do jogo da última noite

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal treinou, na manhã desta quinta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, com vista ao encontro frente ao CD Nacional marcado para este sábado em Alvalade.

Os titulares do jogo da noite passada, em Leipzig, na Alemanha, fizeram o habitual trabalho de recuperação pós-jogo, enquanto os restantes estiveram às ordens de Rui Borges no relvado. 

Jeremiah St. Juste está entregue à Unidade de Performance. 

Amanhã de manhã há novo treino, em Alcochete, e o técnico Leonino fará depois, às 12h30, a antevisão ao encontro da 19.ª jornada da Liga.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Equipa não merecia sair daqui com zero pontos"

Por Sporting CP
22 Jan, 2025

Declarações no seguimento do RB Leipzig 2-1 Sporting CP

No final da derrota da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do RB Leipzig por 2-1, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa para analisar o desafio.

"Por tudo o que a equipa foi capaz de fazer, não merecia sair daqui com zero pontos. No geral, fomos melhores. Conseguimos, principalmente na segunda parte, ser mais proactivos e intensos, não os deixámos ligar tanto o jogo interior como fizemos na primeira parte. Entrámos bem na primeira parte, depois nem tanto e os últimos dez ou 15 minutos voltámos a tomar conta do jogo com mais clareza. Acabámos a primeira parte por cima. Entrámos mal na segunda parte, mas depois dos primeiros cinco minutos e com as substituições mandámos no jogo até ao fim. Pressionantes, fortes nos duelos físicos, mas, depois do nosso golo, sofremos um segundo golo onde temos de ser muito mais maduros e práticos. Na UEFA Champions League estão as melhores equipas da Europa e temos de ser muito mais maduros e saímos penalizados. Depois, ainda tivemos mais duas ou três situações na baliza do RB Leipzig", começou por dizer aos jornalistas na Alemanha.

De acordo com o treinador Leonino, "o Sporting CP foi ambicioso do início ao fim" e Viktor Gyökeres. "ficou no banco por uma questão de gestão, tal como no jogo passado": "É o melhor jogador do campeonato neste momento, o mais procurado. Se ele estivesse a 100%, claro que jogava. Está com fadiga, mas o Sporting CP está muito bem em todos os departamentos. Há muita comunicação entre todos e o tempo definido foi o tempo que ele jogou para não agravar o problema. Se jogasse de início, podíamos perder o Viktor por muito tempo e não é isso que queremos".

Depois de confirmar que a saída de Jeremiah St. Juste ainda na primeira parte se deveu a queixas físicas, Rui Borges abordou a questão do mercado de transferências de Janeiro.

"Para entrar alguém vai ter de sair alguém. Para já, o mais importante é sentir que o Daniel Bragança e o Hidemasa Morita entraram mais tempo e deram boa resposta. Estamos, aos poucos, a conseguir que todos estejam a 100%", contou.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal