Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto José Lorvão

Mais um treino em Alcochete

Por Sporting CP
01 maio, 2025

Leões continuam a preparar a recepção ao Gil Vicente FC

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, esta quinta-feira, mais um treino de preparação para a recepção ao Gil Vicente FC, marcada para as 20h30 de domingo, 4 de Maio, no Estádio José Alvalade e referente à 32.ª jornada da Liga Portugal.

Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, Rui Borges chamou aos trabalhos os jovens João Muniz e David Moreira.

Os Leões voltam a treinar esta sexta-feira.

Foto Isabel Silva

Francisco Trincão e os 150 jogos de Leão ao peito

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

"Acima de tudo, muito orgulho"

Francisco Trincão chegou aos 150 com a camisola do Sporting Clube de Portugal no jogo do passado domingo frente ao Boavista FC. Por ocasião deste número redondo, o internacional português falou aos meios de comunicação do Clube e deu conta da satisfação por chegar a esta marca.

Significado de atingir 150 de Leão ao peito
Muito orgulho, muita correria e muita coisa, mas, acima de tudo, muito orgulho. Tinha este objectivo, mas não esperava que fosse tão rápido. Foi mais rápido do que eu esperava, mas é bom sinal porque é sinal de que jogo um grande número de jogos e isso deixa-me feliz.

Número atingido no Bessa
Foi num jogo cheio de Sportinguistas e com uma boa vitória, a maior de sempre no Estádio do Bessa. Não marquei, mas assisti, que é algo de que gosto muito também e, por isso, no geral foi bastante bom.

Época com mais assistências
Tem sido assim porque tenho grandes jogadores ao meu lado e acaba por ser fácil assisti-los, seja o Viktor [Gyökeres], o Conrad [Harder], toda a gente. Tem sido fácil e acredito que posso fazer mais e melhor ainda. Isto valoriza-me, mas é graças à equipa também.

Segredo para a boa forma
Às vezes também é uma questão de sorte, mas a sorte também dá muito trabalho. É preciso trabalhar, descansar e comer bem, preparar-me bem, fazer muito ginásio e conhecer o meu corpo. Aos 25 anos isto já acaba por ser mais fácil porque já conheço melhor o meu corpo e sei como gerir da melhor forma possível.

Primeiras impressões do Clube
Desde miúdo que sei a grandeza do Clube e quando defrontei o Sporting CP também percebi isso, mas o meu pai e a minha família já me tinham passado a isso quando era pequeno e eu já tinha noção de tudo. Claro que depois, estando dentro, sendo Campeão Nacional e vivendo o que vivemos no Marquês de Pombal, ainda fiquei com mais certeza de tudo.

Primeiro jogo em Alvalade
Ainda hoje é igual. Acaba por ser sempre bom ver o estádio a gritar o meu nome quando faço golo, quando entro em campo ou dizem a equipa. Isso não mudou desde o primeiro jogo até agora. É sempre uma sensação incrível ouvir o estádio a cantar o meu nome.

Estreia oficial
Foi logo no primeiro jogo da Liga e não estava à espera, mas tive sempre muito apoio. Não ganhámos, acontece, mas foi especial, há-de ser sempre especial e foi com o SC Braga, um clube ao qual tenho muita gratidão. Foi muito bonito.

Primeiro golo no Sporting CP
Foi bom e foi do lado em que estavam os adeptos, por isso acabei por conseguir festejar com eles e guardo esse momento para sempre.

Melhor golo de Leão ao peito
Talvez o que marquei contra o CD Nacional ou frente ao Vitória SC – ambos esta época. Ambos mais pela técnica, pelo movimento em si, mas em Guimarães acabou por ser o do empate (4-4) e significou um ponto importante para nós.

Jogar com Viktor Gyökeres no ataque
Essa pergunta é fácil... É o Viktor, é meter a bola na frente e ele faz o resto.

União do grupo
Ainda hoje o míster falou isso no meeting, que nunca viu algo assim e eu também sempre disse isso. Este balneário é incrível. Naturalmente que há uns mais próximos, mas damo-nos todos e acho que isso ajuda porque na altura de fazermos sacrifícios uns pelos outros, acabamos por fazê-los mais facilmente.

O mais divertido da equipa
O Pote [Pedro Gonçalves], que voltou agora e já sentia falta de estar a gozar sempre com toda a gente. O Nuno também, mas o Pote é aquele que está sempre a gozar com tudo.

Onda verde no apoio à equipa
Representa a união dos adeptos com a equipa e parece que eles cada vez cantam com mais emoção e mais vontade. Isso tem muito significado até se sente que estamos todos, jogadores, treinador e adeptos, no mesmo sentido e no mesmo rumo.

Melhor momento no Marquês de Pombal
Foi mais a loucura toda do caminho porque no Marquês de Pombal já sabíamos que ia estar muita gente. Ver as ruas cheias e as pessoas a correr atrás do autocarro acho que foi o que me fez ficar mais perplexo.

Como define esta época
Um bocado atípica por causa das lesões e de termos tido bastante gente importante de fora, mas acho que acabou por ajudar à união do grupo porque precisámos de todos e uns tiveram de fazer sacrifícios pelos outros.

Celebração dos golos
O meu pai vem sempre aos jogos em Alvalade e é ele e à minha mãe a quem tenho de retribuir tudo. Ela não gosta muito de ver os jogos porque fica muito nervosa, mas a dedicatória é para eles porque se não fossem eles eu não estaria aqui de certeza. Portanto, faço questão de lhes dar tudo e de retribuir tudo aquilo que eles fizeram por mim.

Fase final do Campeonato Nacional e Taça de Portugal
Temos de ter o máximo de empenho e foco possível. Acredito que estas semanas tenham de ser de exigência máxima e de profissionalismo máximo. Descansar e comer bem, estudar bem os adversários, treinar bem e focarmo-nos ao máximo possível.

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a recepção ao Gil Vicente FC

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Ainda podem ficar disponíveis ingressos através do Gameback

O Sporting Clube de Portugal informa que já não há bilhetes disponíveis para a recepção da equipa principal de futebol ao Gil Vicente FC.

Os Sportinguistas esgotaram os ingressos e prometem mais uma vez um grande apoio no Estádio José Alvalade.

No entanto, ainda poderão ser disponibilizados ingressos através do Gameback.

Os lugares em Gameback são colocados à venda nos canais oficiais do Sporting CP pelos Sócios detentores de Gamebox nesses lugares quando não podem comparecer ao jogo.

A partida é relativa à 32.ª jornada da Liga Portugal e está agendada para as 20h30 de domingo, 4 de Maio.

Foto Sporting CP

Preparação para o Gil Vicente FC

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Leões treinaram em Alcochete

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou, esta quarta-feira, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Os Leões começaram a preparar a recepção ao Gil Vicente FC, marcada para as 20h30 de domingo, 4 de Maio, no Estádio José Alvalade e referente à 32.ª jornada da Liga Portugal.

A presença de David Moreira, defesa de 21 anos da equipa B, foi a principal novidade da sessão.

O Sporting CP volta a treinar na manhã desta quinta-feira.

Foto José Lorvão

Geovany Quenda: "É um orgulho"

Por Sporting CP
28 Abr, 2025

Jogador é o mais jovem de sempre a chegar aos 50 jogos pelo Sporting CP

Ao substituir Pedro Gonçalves ao intervalo na goleada da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do Boavista FC por 0-5, Geovany Quenda chegou aos 50 jogos pelos seniores de Leão peito, tornando-se no mais jovem de sempre a consegui-lo.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos após o encontro, o futebolista de 17 anos admitiu que "não esperava fazer 50 jogos esta época", mas não escondeu a satisfação.

"Quando soube que ia fazer a pré-época, disse ao meu pai que ia tentar dar o meu máximo e ajudar a equipa. Para mim e para a minha família, é um orgulho", referiu.

Sobre o encontro no Bessa, Geovany Quenda destacou o fortíssimo apoio sentido pelos vários milhares de Sócios e adeptos Leoninos na cidade do Porto.

"Isto é o Sporting CP. União, eles connosco e nós com eles. É muito importante até ao final do campeonato. Viemos aqui com respeito à procura dos três pontos desde o início do jogo. (...) Espero que [os Sportinguistas] continuem a estar connosco como estiveram aqui hoje", apelou.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Não há palavras para descrever o que os adeptos nos têm dado"

Por Sporting CP
27 Abr, 2025

Declarações depois do triunfo no Bessa

No final da expressiva vitória por 0-5 da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do Boavista FC, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa para responder às perguntas dos jornalistas no auditório do Estádio do Bessa.

Onda verde no Bessa
"Não foi só aqui. Começou ontem na saída de Alvalade, na chegada ao hotel, na saída do hotel e na chegada ao Bessa. Torna-se fácil quando estamos rodeados de pessoas que acreditam em nós. Torna o ambiente diferente e leva a que os desafios se tornem conquistas. Têm-nos feito sentir que acreditam em nós como nós acreditamos em nós próprios. Com essa confiança, tudo é diferente e vê-se em campo. Não há palavras para descrever o que os adeptos nos têm dado. Não tenho dúvidas de que vão continuar a dar."

Cartão amarelo de Ousmane Diomande
"Contingências do jogo. Estou a pensar no Gil Vicente FC, não vale a pena pensar mais à frente. Temos de estar completamente comprometidos e focados no próximo jogo."

Viktor Gyökeres
"É um animal competitivo no bom sentido. Dá muito à equipa, não são só os golos. Vi-o comprometido com comportamentos defensivos e reacções, o que me deixa feliz. Ele sabe que dá muito à equipa, mas também sabe o que a equipa dá para ele ter este sucesso nos golos."

Noite perfeita?
"Noite perfeita pelos adeptos, que foram fantásticos. É impossível não ficar arrepiado. Acredito que os jogadores sintam tanto ou mais do que eu. A noite foi perfeita nesse sentido. Em termos de jogo, a equipa tem vindo a crescer e a ser mais consistente. Percebe melhor os momentos em que temos de acelerar ou não. Foi uma noite muito boa por tudo."

Pedro Gonçalves
"A gestão tem a ver com o Pedro e com o que sentimos. Esteve cinco meses de fora, não foi um. Não teve um semana inteira para recuperar dos 45 minutos que fez em Paços de Ferreira. Temos de ter algum cuidado na parte física. Queremo-lo connosco e não o queremos perder por outro motivo qualquer. Ele está ligado na exigência e no tempo que pode dar. É honesto e percebe o corpo dele, o que conta muito."

Foto José Lorvão

Noite de festa no Bessa

Por Sporting CP
27 Abr, 2025

Sporting CP goleia Boavista FC por 0-5

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e goleou, este domingo, o Boavista FC por 0-5 na 31.ª jornada da Liga Portugal. Viktor Gyökeres, com um póquer, e Maxi Araújo fizeram os golos.

Com uma enorme onda verde na cidade do Porto, com muitos milhares de Sportinguistas presentes para apoiar os Leões desde a recepção apoteótica ao autocarro até à presença bem audível e em massa no aquecimento e ao longo do desafio, o conjunto de Rui Borges sentiu-se em casa e conseguiu mais um importante triunfo.

O técnico operou três alterações no onze inicial, com as entradas de Eduardo Quaresma, Geny Catamo e Maxi Araújo para os lugares de Jeremiah St. Juste, Iván Fresneda e Matheus Reis. No banco de suplentes, Hidemasa Morita estava de regresso depois de mais de um mês ausente por lesão.

Cumprido um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco, o Sporting CP sentiu-se embalado pelo espectáculo sem igual nas bancadas e criou a primeira jogada de perigo logo aos dois minutos, quando Francisco Trincão rematou para boa defesa de Tomáš Vaclík.

Não foi preciso esperar muito até ao 0-1: logo aos seis minutos, Maxi Araújo recuperou a posse e trabalhou muito bem na esquerda antes de assistir Viktor Gyökeres, que não desperdiçou na pequena área. Grande explosão de alegria num Bessa verde e branco.

O Boavista FC respondeu através de Reisinho, que cabeceou com a bola ainda a tocar na barra de Rui Silva, mas era o Sporting CP quem estava por cima e a continuar a ameaçar. De bicicleta, Viktor Gyökeres obrigou Tomáš Vaclík a trabalhar. O guarda-redes somou mais uma intervenção aos 16', agora perante Francisco Trincão.

Viktor Gyökeres voltou à carga, desta vez de livre directo, e Pedro Gonçalves também tentou facturar, mas ambos falharam o alvo. Aos 33', uma ocasião mais flagrante quando Francisco Trincão cruzou e o ponta-de-lança sueco cabeceou ligeiramente ao lado.

O ímpeto do Sporting CP baixou ligeiramente para os minutos finais da primeira parte, ainda que sempre com o controlo do jogo, mas isso não impediu o 0-2, concretizado já em tempo de compensação.

Foi Morten Hjulmand a recuperar a bola e a dar para Francisco Trincão, que lançou Viktor Gyökeres na velocidade e profundidade. O avançado, bem ao seu estilo, fez o que quis de Abascal e rematou forte para o fundo das redes. Novo momento de festa no Bessa e 50 golos para o nórdico de Leão ao peito em 2024/2025.

Para a segunda parte, Geovany Quenda substituiu Pedro Gonçalves e chegou aos 50 jogos pela equipa principal, sendo o mais jovem de sempre a consegui-lo. O jovem de 17 anos entrou bem e rematou logo aos 48', mas Tomáš Vaclík defendeu.

Dois minutos depois, o 0-3, novamente por Viktor Gyökeres: nova bela jogada colectiva e mais uma assistência de Francisco Trincão, com o avançado a aparecer pela direita e a rematar por entre as pernas do guardião para o hat-trick.

O Sporting CP estava imparável e fez o 0-4 apenas sete minutos depois, quando Viktor Gyökeres foi lançado na velocidade, atirou para defesa de Tomáš Vaclík e Maxi Araújo, na recarga, finalizou com sucesso. O Bessa, mais uma vez, ao rubro.

O Boavista FC pouco mais conseguiu fazer do que um cabeceamento de Róbert Boženík para fora e o jogo prosseguiu com naturalidade e bem menos ritmo, ainda que o Sporting CP tenha continuado a ser, sempre, a equipa mais próxima de voltar a marcar.

Ousmane Diomande atirou ao lado, Geny Catamo deu mais trabalho a Tomáš Vaclík e, aos 68', Rui Borges colocou Hidemasa Morita e Matheus Reis nos lugares de Morten Hjulmand e Maxi Araújo. O médio japonês entrou logo com um grande passe nos pés para Viktor Gyökeres ficar isolado, mas desta vez foi o guardião a levar a melhor.

Pouco aconteceu até ao final para além das entradas de Conrad Harder, aos 77', e de Jeremiah St. Juste, aos 90' (saíram Geny Catamo e Ousmane Diomande, respectivamente), e, quando já ninguém esperava, o Sporting CP marcou novamente para fechar as contas em 0-5.

A última de um sem-número de boas jogadas terminou com Conrad Harder a oferecer o póquer a Viktor Gyökeres, que não recusou e fez o 52.º (!) golo na temporada e 38.º na Liga Portugal, estando agora na primeira posição da luta pela Bota de Ouro.

Terminado o encontro em que o Sporting CP realizou um dos melhores exibições da temporada dentro e fora de campo, adeptos e jogadores voltaram a fazer a festa no Bessa.

Na próxima jornada, os Leões recebem o Gil Vicente FC às 20h30 de domingo, 4 de Maio, no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande (Jeremiah St. Juste, 90'), Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Conrad Harder, 77'), Morten Hjulmand [C] (Hidemasa Morita, 68'), Zeno Debast, Maxi Araújo (Matheus Reis, 68'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Geovany Quenda, 45') e Viktor Gyökeres.

Foto José Lorvão

Informações para os Sportinguistas que vão ao Bessa

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

Acesso ao estádio pela Praça da Pantera

O Sporting Clube de Portugal informa os Sócios e adeptos que se vão deslocar, este domingo, ao Estádio do Bessa Séc. XXI para o jogo da equipa principal de futebol contra o Boavista FC - marcado para as 20h30, com abertura de portas às 18h45 - que o acesso ao estádio deve ser feito pela Praça da Pantera, na Rua O Primeiro de Janeiro.

Mais informamos que não serão permitidos adereços do Sporting CP nas bancadas do Estádio do Bessa Séc. XXI, com exceção da zona alusiva aos adeptos do clube visitante.

Apelamos a todos os Sportinguistas uma conduta de total fair-play, elevando o bom nome do Sporting CP e transformando o jogo num verdadeiro momento de festa e alegria. Apelamos, também, a que não existam estragos ou danos, uma vez que o Sporting CP é o maior prejudicado nessas situações.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal