Sporting CP vence Académica
01 Set, 2024
2-1 com golos de Diogo Travassos e Kauã Oliveira
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, a Associação Académia de Coimbra por 2-1 em jogo da quinta jornada da Série B da Liga 3, disputado no Estádio Aurélio Pereira.
Os Leões dominaram em quase todo o encontro, mas só chegaram aos golos na segunda metade por Diogo Travassos e Kauã Oliveira, que lhes valeram o regresso aos triunfos e a conquista de mais três pontos.
Para esta partida, Tiago Teixeira apostou de início em Guilherme Pires, Afonso Moreira, Lucas Taibo, Miguel Alves, Diogo Travassos, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, João Simões, Mauro Couto e Gabriel Silva.
Várias alterações relativamente ao último encontro, desde logo pela saída de João Muniz para o Rio Ave FC (empréstimo) e pelas lesões de Leonardo Barroso e Samuel Justo.
Em Alcochete, a experiente Briosa entrou melhor, mas os Leões foram conseguindo equilibrar e pegar no jogo, chegando com qualidade à área visitante, mas António Filipe estava atento e negou as primeiras ameaças de Gabriel Silva e Mauro Couto.
Sinal mais para o Sporting CP em termos ofensivos, com a Associação Académica de Coimbra a só conseguir reagir com perigo já perto do intervalo, mas Guilherme Pires levou a melhor.
Do outro lado havia sempre maior perigo e, a cinco minutos do intervalo, Afonso Moreira teve a melhor oportunidade de toda a primeira parte, mas não conseguiu ser feliz: após um primeiro remate, em que a bola ressaltou, o avançado Leonino, só com o guardião da Briosa pela frente, chutou mal na bola e fê-la sair muito por cima da baliza.
Assim, e depois de uns minutos com o jogo novamente mais dividido, manteve-se o 0-0 até ao descanso, com a segunda parte a começar com mais uma oportunidade de Afonso Moreira, que voltou a ver a bola sair por cima.
O Sporting CP a querer muito chegar ao golo, mas após essa ocasião a partida ficou de novo mais ‘morna’ em termos de oportunidades, jogando-se mais a meio-campo sem haver grande perigo para qualquer uma das balizas.
Ainda assim, após a hora de jogo, e já depois de João Simões ter chamado António Filipe a jogo, o Sporting CP chegou ao 1-0 na marca de 11 metros: Gabriel Silva foi travado por Chico na área e Diogo Travassos não desperdiçou a oportunidade.
Sporting CP na frente do marcador e a merecer essa vantagem, com a Académica a querer responder, trocando algumas peças e pressionando mais alto.
Apesar disso, Tiago Teixeira não quis só defender e também mexeu no ataque, fazendo sair Gabriel Silva e entrar Kauã Oliveira. Uma alteração que se revelou acertada com o brasileiro a fazer o 2-0 após bom trabalho individual na zona central, nem cinco minutos depois de entrar.
Vantagem de dois golos para o Sporting CP numa altura em que a formação visitante, mais experiente, tentava o empate e obrigava a equipa Leonina a cometer alguns erros, mas os Leões foram sabendo sofrer.
Ainda assim, a Académica não desistiu de procurar outro resultado e, aos 88 minutos, ainda conseguiu reduzir por André Serra, aproveitando alguma confusão junto à baliza, após uma primeira defesa de Guilherme Pires na sequência de um canto.
Por isso, os últimos minutos, já com José Silva em campo, que entrou para o lugar de Diogo Travassos, foram de ainda maior sofrimento para os Leões que, apesar disso, também conseguiram chegar com perigo à área contrária.
O certo é que, apesar das situações ofensivas de ambas as equipas, o resultado já não voltou a sofrer alterações e o Sporting CP acabou por vencer.
Os Leões só voltam agora a jogar no dia 13 de Setembro, em casa do Caldas SC, uma vez que agora é tempo de selecções.