Ricardo Costa: "Saímos muito mais fortes"
01 Set, 2024
Treinador realçou "magnífica resposta" à exigência do FC Barcelona
Terminada a final da Supertaça Ibérica, onde o Sporting CP perdeu com o FC Barcelona (33-38), Ricardo Costa, treinador dos Leões, fez o rescaldo do duelo em declarações aos meios de comunicação do Clube.
"Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao FC Barcelona. É uma das melhores equipas do mundo e hoje provou-o. Nós provámos um pouco desse 'veneno'. Com a baliza [adversária] a funcionar - o [Emil] Nielsen teve muitas defesas - tentámos parar os contra-ataques, mas 24 golos [sofridos ao intervalo] é demasiado. Fomos um pouco precipitados nos primeiros 15 minutos e, a partir daí, o FC Barcelona tomou conta do jogo com vantagens de oito e nove [golos]", analisou sucintamente, realçando a resposta dada nos segundos 30 minutos.
"Fizemos uma excelente segunda parte e tenho a certeza de que saímos muito mais fortes. Precisamos de jogos como estes também para subirmos o nosso nível", destacou, acrescentando: "O FC Barcelona faz aquilo que nós queremos fazer internamente, que é marcar a diferença, correr, ter uma intensidade muito alta. Acabámos por sofrer isso ‘na pele’, mas acho que demos uma magnífica resposta e isso abre boas perspectivas para aquilo que se segue para nós".
Entre os objectivos que se seguem está o regresso à EHF Champions League e o treinador verde e branco não teve dúvidas quanto a afirmar a importância de estar nesse patamar, como foi exemplo esta final diante dos actuais campeões europeus.
"Jogar com o FC Barcelona é colocar-nos à prova. Conseguimos contrariá-los em alguns momentos e tenho a certeza de que estamos preparados também para jogar em nossa casa, diante do nosso público. Lutámos muito para estar presentes na grande competição que é a EHF Champions League e vai ser uma grande experiência para nós", sublinhou.
Antes disso, os Leões têm ‘ao virar da esquina’ a estreia no Campeonato Nacional. "Quarta-feira iniciamos a nossa caminhada no Campeonato Nacional, que é o nosso principal objectivo e, por isso, também começámos a gerir as nossas capacidades físicas no jogo", apontou Ricardo Costa, que considera a deslocação ao recinto da AA Águas Santas como "uma das mais difíceis, tirando as equipas candidatas ao título".
Apesar disso, o técnico deixou uma garantia: "Cá estaremos para dar uma resposta".