Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Noite tranquila em Alvalade

Por Sporting CP
01 Abr, 2023

​Triunfo sobre o CD Santa Clara no regresso à Liga (3-0)

De volta à acção após uma paragem de duas semanas para os compromissos das selecções, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este sábado o CD Santa Clara por 3-0, no Estádio José Alvalade, em encontro da 26.ª jornada da Liga Portugal.

No reencontro com os adeptos, Rúben Amorim fez algumas alterações na estrutura Leonina. Na defesa, Matheus Reis juntou-se a Diomande, que passou para o lado direito, e Gonçalo Inácio, que se fixou ao centro, já que Coates ficou fora da convocatória. Nas alas, Nuno Santos assumiu a esquerda e Arthur Gomes a direita, em detrimento do castigado Ricardo Esgaio. Já no ‘miolo’ e no ataque continuou tudo igual, enquanto no banco o destaque foi o jovem Afonso Moreira.  

Cumprido um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, o encontro arrancou com domínio total para a turma da casa. Os Leões fixaram-se desde cedo no meio-campo adversário e inauguraram o marcador sem surpresa aos 13 minutos. Pedro Gonçalves bateu um livre para a área, com Paulinho a subir mais alto e a cabecear para o 1-0.

Mesmo sem necessidade de acelerar muito, e depois de Arthur Gomes ter ficado perto de facturar num remate de longe que passou ligeiramente por cima do alvo, o Sporting CP continuou a criar boas jogadas de ataque e fez o 2-0 à passagem dos 22 minutos. Lançado no flanco esquerdo, Francisco Trincão isolou-se, olhou para a baliza e atirou colocado para o 2-0.

Só depois disso é que os açorianos, actuais últimos classificados, conseguiram ter alguma bola e produziram o primeiro lance de relativo perigo, com Gabriel Silva a cabecear por cima, mas por pouco tempo. Isto porque, logo a seguir, Gonçalo Inácio subiu ao segundo andar na área, na sequência de um livre, e ficou muito perto do terceiro golo, só que atirou com estrondo à barra.

Na recta final da primeira parte, apesar da toada bastante morna, o Sporting CP continuou a controlar as operações e podia ter dilatado a margem em mais uma ocasião. Após uma bela jogada colectiva, Nuno Santos cruzou com conta, peso e medida para a pequena área e quase servia Paulinho, mas o avançado desviou por cima e o tempo de intervalo chegou logo a seguir.

No regresso dos balneários, Jeremiah St. Juste entrou para o lugar de Gonçalo Inácio, o que fez Diomande passar para o centro da defesa, e a verdade é que nada mudou. Logo aos 52 minutos, Paulinho recuperou a bola em zona alta, deu a Marcus Edwards e o inglês, depois de tirar da frente um defesa, rematou sem dificuldades para o fundo das redes. Estava assim feito o 3-0.

Depois disso, o controlo Leonino manteve-se apesar do ritmo algo baixo, o que era natural tendo em conta a vantagem verde e branca. Trincão ainda obrigou o guarda-redes Gabriel Batista a uma boa defesa, enquanto do outro lado a equipa orientada por Danildo Accioly somou apenas uma ou outra situação junto da baliza de Adán, mas sem conseguir assustar o guardião espanhol.

Ainda com 20 minutos para jogar, Rúben Amorim esgotou as substituições ao lançar Morita, Mateo Tanlongo, Rochinha e Luís Neto, com este último a regressar à competição sete meses depois. A verdade é que depois disso não houve mais lances dignos de registo, com excepção de duas tentativas de Paulinho, que procurou assinar o bis, e um remate dos visitantes ao poste.

Os Leões, que com este triunfo aumentam para nove o número de jogos em que se mantiveram invictos, vão disputar um total de oito duelos no presente mês de Abril. Segue-se agora, na próxima quarta-feira, dia 5, o duelo em casa do Gil Vicente FC para a 27.ª ronda da Liga Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C], Gonçalo Inácio (Jeremiah St. Juste, 45’), Ousmane Diomande, Matheus Reis (Luís Neto, 69’), Arthur Gomes, Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo, 69’), Pedro Gonçalves (Hidemasa Morita, 69’), Nuno Santos, Marcus Edwards (Rochinha, 70’), Francisco Trincão e Paulinho.