Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Divisão de pontos no dérbi

Por Sporting CP
21 Dez, 2025

Leoas empataram a uma bola com o SL Benfica, no Estádio José Alvalade

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, na tarde deste domingo, com o SL Benfica (1-1) no Estádio José Alvalade, num sempre intenso dérbi a contar para a oitava jornada da Liga. Num encontro repartido em dois tempos bem distintos, a reacção verde e branca na segunda parte acabou por justificar a divisão de pontos.

Com o foco colocado na vitória frente ao eterno rival, Micael Sequeira promoveu quatro alterações em relação ao onze que tinha iniciado o encontro diante do SC Braga, para a Taça de Portugal. Telma Encarnação, recuperada de uma síndrome gripal, regressou à titularidade, tal como Carla Armengol, Jeneva Hernández-Gray e Érica Cancelinha.

Ainda antes do apito inicial, houve espaço para uma homenagem especial a Cláudia Neto, que recebeu das mãos de Francisco Salgado Zenha, vice-presidente executivo do Clube, e Margarida Batlle Y Font, coordenadora-geral do futebol feminino, uma camisola comemorativa pelos 100 jogos realizados de Leão ao peito.

O jogo começou com maior posse de bola do SL Benfica, a tentar pressionar a linha defensiva das Leoas. No entanto, as verdes e brancas conseguiram soltar-se dessa pressão inicial e, a partir dos cinco minutos, passaram a assumir algum domínio territorial. Prova disso foi o lance aos 9’, quando, na sequência de um canto curto, Daniela Arques puxou da esquerda para dentro e desferiu um forte remate em arco, que passou muito perto da baliza defendida por Thaís Lima.

Do lado oposto, dois minutos depois, Lúcia Alves tentou a sua sorte de longa distância, com Anna Wellmann a responder de forma segura. As encarnadas voltaram a ganhar algum ascendente e, aos 17’, Chandra Davidson cabeceou com perigo, vendo a bola passar rente à trave.

Nesta fase, o Sporting CP sentia dificuldades em sair do seu meio-campo e foi o SL Benfica a inaugurar o marcador, aos 21 minutos. Nycole Raysla surgiu solta ao segundo poste, a responder a um cruzamento de Catarina Amado, e fez o 0-1 com um gesto típico de ponta de lança.

As águias mantiveram-se por cima e, aos 28’, só uma grande defesa de Anna Wellmann a remate de Chandra Davidson evitou o segundo golo. A guardiã verde e branca voltou a ser decisiva aos 32’, travando o disparo rasteiro de Caroline Møller.

A resposta leonina surgiu aos 33 minutos, num raro momento de construção rápida pelo corredor central. Telma Encarnação arrancou com espaço e disparou de fora da área, obrigando Thaís Lima a uma boa intervenção. O jogo ganhou então maior intensidade e, no minuto seguinte, Anna Wellmann voltou a brilhar, negando o golo a Caroline Møller com uma defesa instintiva já no coração da área.

Aos 40’, Telma Encarnação voltou a criar perigo num lance individual, ultrapassando uma adversária e rematando forte, para nova defesa de alto nível de Thaís Lima. Na sequência do canto, a camisola 9 voltou a visar a baliza, mas o remate embateu numa defensora encarnada e perdeu-se.

Até ao intervalo, o Sporting CP manteve-se em crescendo, procurando o caminho para a baliza adversária. Ainda assim, o descanso chegou com vantagem mínima do SL Benfica, um resultado ajustado face ao domínio das visitantes na primeira parte, mas que deixava tudo em aberto, sobretudo pela resposta das Leoas nos minutos finais.

O tempo de descanso trouxe também um momento emotivo, com as jovens Leoas da formação verde e branca a subirem ao relvado do Estádio José Alvalade, recebendo o aplauso dos adeptos.

No regresso dos balneários, o SL Benfica voltou a assumir o controlo inicial do encontro, levando Micael Sequeira a mexer cedo. Aos 54’, Brittany Raphino entrou em campo e deu imediatamente outra dinâmica ao jogo Leonino.

Dois minutos depois, após uma boa iniciativa individual de Jeneva Hernández-Gray, Carla Armengol rematou dentro da área, com a bola a sair enrolada e muito perto do alvo. O SL Benfica respondeu com perigo, num cabeceamento de Nycole Raysla, de cabeça, mas aos 59’, foi Telma Encarnação a estar mais uma vez perto do golo. A madeirense rematou em jeito já dentro da área, mas Thaís Lima voltou a levar a melhor e na recarga, quando Carla Armengol se preparava já para marcar, Catarina Amado fez um corte in extremis.

Com Cláudia Neto a entrar para dar frescura ao meio-campo, o Sporting CP manteve-se lançado para o ataque. Aos 64’, Jeneva Hernández-Gray tentou a sua sorte à entrada da área, mas o remate não trouxe grande dificuldade para a guardiã encarnada. Logo depois, novo ataque do SL Benfica: Chandra Davidson surgiu isolada frente a Anna Wellmann, que voltou a vencer o duelo com uma mancha decisiva, e aos 67’ Caroline Møller voltou a aparecer na área Leonina, mas encontrou novamente Anna Wellmann no caminho do golo.

Com o jogo a manter-se imprevisível e intenso, a pouco menos de quinze minutos do final Micael Sequeira lançou três jogadoras de uma só vez, fazendo entrar Rita Fontemanha, Carolina Santiago e Samara Lino. E em boa hora o fez. 

Aos 84’, Georgia Eaton-Collins subiu em progressão desde trás e serviu a camisola 13, que entrou na área e foi derrubada por Catarina Amado. Na conversão do penálti, Telma Encarnação venceu finalmente o duelo particular com a guardiã encarnada e, eficaz, fez o 1-1 aos 88 minutos. Pouco depois, a avançada esteve perto de completar a reviravolta, mas o remate saiu a centímetros do poste.

Já em tempo de compensação, Brittany Raphino também ficou muito perto do 2-1, mas o cabeceamento da americana acabou por tocar apenas nas redes laterais. O Sporting CP terminou por cima, a empurrar o SL Benfica para trás, mas o marcador não voltou a mexer num dérbi de duas faces, com domínio encarnado no primeiro tempo e superioridade verde e branca no segundo.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Jeneva Hernández-Gray, Érica Cancelinha (Rita Fontemanha, 77’), Georgia Eaton-Collins, Telma Encarnação, Brenda Pérez [C] (Samara Lino, 77’), Daniela Arques (Brittany Raphino, 54’), Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 63’), Carla Armengol (Carolina Santiago, 77’) e Ashley Barron. Treinador: Micael Sequeira.