Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Jovens Leões em visita solidária

Por Sporting CP
21 Set, 2021

Entrega de equipamentos de lazer ao Centro Educativo Navarro de Paiva

A solidariedade, a responsabilidade social e a valorização da comunidade são alguns dos valores que o Sporting Clube de Portugal privilegia e que procura incutir nos inúmeros jovens que vai formando ao longo dos anos. Desta vez, contudo, a iniciativa da acção solidária partiu directamente dos jogadores da equipa de juniores do futebol Leonino da época passada, que angariaram fundos para comprar duas novas televisões e uma mesa de matraquilhos, entregues nesta terça-feira ao Centro Educativo Navarro de Paiva, em São Domingos de Benfica.

Em representação dessa equipa estiveram Mateus Fernandes, Diogo Cabral, Emanuel Fernandes, Youssef Chermiti, Gilberto Batista e Diogo Pinto, aos quais se juntaram ainda o recém-chegado Etienne Catena e Nicolai Skoglund na visita à instituição. Assim, os jovens Leões proporcionaram - e viveram - um dia diferente e especial aos rapazes e raparigas que estão internados em cumprimento de medida tutelar, por ordem judicial, neste centro educativo, onde recebem formação escolar e profissional tendo em vista a sua reintegração social.

O avançado Youssef Chermiti, de 17 anos, foi o porta-voz da iniciativa, explicando-a aos meios de comunicação do Sporting CP: "Temos regras definidas na Academia, outras dentro da equipa [sub-19 da época passada] e são estabelecidas multas para quando alguma dessas regras não são cumpridas. No final da época, decidimos que queríamos doar o dinheiro acumulado a uma instituição, neste caso, ao Centro Educativo Navarro de Paiva".

Além da evolução do jogador, o processo de formação do Sporting CP foca-se também no desenvolvimento social dos cidadãos do amanhã. Reunidos numa das salas da instituição, os jovens do centro educativo e os igualmente jovens jogadores Leoninos apresentaram-se um a um antes de partilharem as suas vivências.

"Foi uma boa experiência, fomos muito bem recebidos. A nós [jogadores] também nos fez bem ter vindo aqui, porque por vezes não valorizamos aquilo que temos. Os jovens que estão aqui cometeram alguns erros, mas também são humanos. Fez-nos bem perceber outras realidades", apontou Youssef Chermiti.

De um lado e do outro, foram surgindo também várias questões que foram abrindo novas realidades a cada um dos presentes. Se os jovens da formação verde e branca levaram os equipamentos de lazer que farão a diferença no dia-a-dia do centro educativo, em troca receberam um momento de aprendizagem, garantiu Chermiti: "Faz-nos reflectir muito naquilo que temos e acho que saímos mais homens daqui".

Para Diogo Cabral, que esta época tem jogado nos sub-23, esta não foi a primeira visita ao Centro Educativo Navarro de Paiva, considerando-a "muito importante, porque dá-nos a conhecer um outro lado", frisou.

Durante a conversa, alguns jovens não esconderam os seus sonhos, entre os quais o de chegarem também a jogadores profissionais de futebol. Trocaram-se impressões sobre o quotidiano, ora na instituição, ora na Academia Sporting e falou-se, sobretudo, de oportunidades que não se podem deixar escapar. "Faz-nos perceber que somos uns privilegiados e que temos de saber aproveitar as nossas oportunidades", realçou Diogo Cabral, acrescentando: "Saímos daqui a pensar neles e a valorizar o que temos".

José Falcão Amaro, director do centro educativo localizado em São Domingos de Benfica, admitiu que, quando soube da iniciativa verde e branca, esta foi acolhida "com muito orgulho e emoção". "Foi um acto humanista e empático, além de uma oportunidade para se darem a conhecer aos jovens que estão aqui privados da sua liberdade", começou por dizer, antes de enaltecer a importância de apresentar "modelos e exemplos positivos".

"Estes rapazes e raparigas estão aqui para serem educados para o Direito e para isso, apostamos sempre nos modelos e exemplos positivos. É fundamental para que estes jovens percebam que há coisas pelas quais vale a pena lutar e que há oportunidades que merecem ser agarradas", sublinhou.

A mesa de matraquilhos foi prontamente estreada em conjunto e, tal como as televisões, "vão incrementar a qualidade dos tempos livres, sem dúvida alguma", garantiu José Falcão Amaro. Por fim, os oito jovens jogadores do Sporting CP visitaram os diversos espaços da instituição e deram autógrafos a todos os rapazes e raparigas presentes, que assim ficaram com mais uma lembrança de um dia diferente para todos os envolvidos.