Sub-19 visitaram Leões do futsal no Multidesportivo
14 Ago, 2025
Partilha de conhecimento entre a quadra e o relvado
Com a preparação da época 2025/2026 em mente, a fase de trabalho do futsal já está em marcha com treinos diários às ordens de Nuno Dias. A sessão desta quarta-feira, no entanto, teve uma visita especial: a equipa sub-19 de futebol do Sporting CP, liderada pelo treinador José João, deslocou-se ao Multidesportivo do Estádio José Alvalade para assistir ao treino e, no final, trocar ideias e reflexões sobre os pontos de contacto que unem as duas modalidades em termos técnicos mas também mentais.
Um momento de partilha que deixou Nuno Dias "orgulhoso e satisfeito", mas em que todos ganham, salientou em declarações à Sporting TV, detalhando algumas das vertentes transversais abordadas. "É sinal de que algo de bem estamos a fazer e que dentro do Clube se reconhece, mas acima de tudo entendemos que todos temos a aprender uns com os outros. Não só a nível técnico-táctico, mas a também na gestão do treino, na liderança, comunicação", sublinhou, acrescentando: "São iniciativas que só trazem coisas boas e que sejam para repetir, porque aprendemos todos".
À frente de uma das modalidades mais vencedoras do Clube, Nuno Dias realçou que a mentalidade vencedora que caracteriza a sua equipa "conquista-se, em primeiro lugar, no treino", e foi isso que os juniores Leoninos puderam observar em primeira mão. "É o que nos vai dar frutos no jogo e nas finais. A maneira como competimos no treino é uma boa maneira de lhes mostrar que só treinando nestes limites é que se consegue atingir as prestações que já atingimos", destacou o titulado treinador, sem esquecer a importância transversal da formação na filosofia do Sporting CP.
"São uns privilegiados porque estão num clube que, em todas as modalidades, aposta na formação, e foi por aí que comecei a falar com eles. Têm de agarrar as oportunidades, porque vão surgir. Felizmente temos conseguido isso no futsal e eles só têm a lucrar com esses exemplos", lembrou.
Por seu turno, José João, treinador principal da equipa juniores, enalteceu a “exigência” que caracteriza os Leões do futsal, e a oportunidade única de poder ver isso na primeira pessoa.
"É uma equipa profissional a trabalhar ao mais alto nível e com os níveis de exigência que forçosamente têm de estar no seu dia-a-dia", considerou, além de atentar nas "muitas coisas similares" que unem as duas modalidades e que, neste caso, podem ser aproveitadas do futsal para o futebol de 11, sobretudo em termos de "centros do jogo, em atitude competitiva para não desligar quando a bola sai para esquemas tácticos, a intensidade e situações comportamentais de profissionalismo", elencou.
"Muita intensidade, superação e espírito colectivo" foram, também, os aspectos que mais 'saltaram' à vista de Simão Soares, capitão dos sub-19. "Foi uma experiência muito interessante, porque trata-se de uma equipa muito vencedora e que nos inspira", referiu o médio de 17 anos.
Além disso, não escondeu também que ver jogadores da 'casa' como Zicky Té, os irmãos Paçó, Diogo Santos ou o experiente João Matos a brilharem entre a elite torna-se uma mensagem de confiança também para si e para os seus colegas, que ambicionam o mesmo, mas nos relvados. "O Sporting CP dá-nos tudo e, tal como eles, nós também queremos chegar à nossa equipa principal. É para realizar esse sonho que trabalhamos diariamente", apontou.
Para lá do mesmo símbolo ao peito e das duas balizas e da bola que uns e outros usam – salvaguardadas as diferenças de tamanho – os Leões do futsal e do futebol de formação mostraram que também a aprendizagem pode ser partilhada.