Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Campeões estreiam-se em casa com vitória folgada

Por Sporting CP
07 Set, 2024

Equipa de andebol venceu o Vitória SC por 39-26

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Vitória SC por 39-26 na 2.ª jornada do Campeonato Nacional, partida que assinalou a estreia dos Campeões Nacionais em casa esta temporada, após o triunfo a meio da semana no reduto da AA Águas Santas, por 30-41.

Antes do início do jogo, estiveram em exposição os troféus conquistados pela equipa Leonina de andebol na temporada passada (Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça), mais a Supertaça já conquistada esta temporada. Os Sportinguistas tiveram a oportunidade, após o jogo, de tirarem fotografias para a posterioridade com os troféus e os jogadores da equipa de Ricardo Costa.

O Vitória SC começou melhor com dois golos seguidos e a equipa Leonina a não concretizar os cinco primeiros remates, com muito mérito para o guarda-redes Emanuel Ribeiro. Foi depois dos quatro minutos que o Sporting CP marcou o primeiro golo, após contra-ataque finalizado por Mamadou Gassama, a que se seguiu a igualdade, num livre de sete metros concretizado por Þorkelsson, já perto dos seis minutos. Na baliza, começava a emergir o ‘faraó’ egípcio Mohamed Ali com grandes defesas e perto dos oito minutos, já os Campeões Nacionais estavam na frente com um golo de Diogo Branquinho, mas com o Vitória SC a igualar outra vez. Os guarda-redes eram as figuras da partida e as defesas sobrepunham-se aos ataques.

Foi então que apareceram William Höghielm e João Gomes, cada um com dois golos consecutivos que começaram a dar expressão à superioridade Leonina, que foi crescendo com o avançar do tempo de jogo.

Os Campeões Nacionais apresentaram uma defesa muito profunda e com Pedro Martínez numa espécie de defesa mais avançado a dar essa tal profundidade. Com 14’, o Sporting CP já dobrava a marcação de golos dos vimaranenses (8-4), que tiveram uma boa reacção, até aos 9-7, já depois dos 15’, situação que levou Ricardo Costa a pedir um ‘time-out’ para o Sporting CP. Resposta imediata dos campeões com um golo de Martim Costa, que tal como o irmão entraram para a primeira linha depois dos 10’ de jogo.

Com 20 minutos, Mohamed Ali defendeu um livre de sete metros e evitou que os visitantes se colocassem a um golo de distância – o egípcio foi dos jogadores de rendimento mais constante do Sporting CP nos primeiros 30 minutos de jogo, com os Leões a defenderem muito bem quando estiveram com menos um, devido a exclusões.    

Com 25’ e 15-9 no marcador após um golo de Natán Suárez, o Sporting CP começava a estar bem dentro dos parâmetros de eficácia e as defesas de Mohamed Ali lançavam bem o contra-ataque, com Pedro Portela a dar espectáculo. Os irmãos Costa, de ‘mira afinada’ marcaram dois golos para os Leões e o intervalo fechou com 19-11 para o Sporting CP, após o capitão Salvador Salvador marcar de baliza aberta.

No segundo tempo, o Sporting CP começou a ser eficaz mais cedo do que nos primeiros 10 minutos da etapa inicial, com Orri Þorkelsson a conseguir um vistoso golo de ponta e Natán Suárez a finalizar bem. Apesar de uma ou outra falha técnica e de um momento de susto, com o capitão Salvador Salvador a ficar a contorcer-se com dores e a ter de sair, os Leões reforçaram a vantagem que iam construindo, com Ricardo Costa a testar algumas soluções, caso da utilização em simultâneo de dois pivôs a atacar (Edy Silva e Höghielm) para abrir ainda mais espaço a remates de primeira linha e de três pivôs a defender, bem como dos dois centrais em simultâneo no ataque.

Com cerca de 20 minutos jogados no segundo tempo, o Sporting CP liderava por oito golos de diferença (30-22), o que carimbava o anunciado triunfo, fechado nos 39-26 e dez minutos de bastante boa eficácia ofensiva, nomeadamente pela mão de Jan Gurri, que finalizou vários contra-ataques e um último golo, de baliza a baliza, marcado pelo guarda-redes Andre Kristensen, mesmo em cima da buzina.  

Na quarta-feira, os Campeões Nacionais estreiam-se na EHF Champions League, com a recepção aos polacos do Wisla Plock, a partir das 19h45, no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela (1), Kiko Costa (2), Natán Suárez (5), Jan Gurri (4), Pedro Martínez, William Höghielm (3), Salvador Salvador [C] (1), Orri Þorkelsson (7), Mamadou Gassama (3), Andre Kristensen [GR] (1), Diogo Branquinho (4), João Gomes (3), Christian Moga (1), Martim Costa (4), Mohamed Ali [GR]