Persistência Leonina premiada com triunfo
27 Ago, 2023
Leões bateram AE Palma Futsal no último jogo da Record International Masters Cup (4-3)
Na Arena de Portimão, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal encerrou a pré-temporada, este domingo, ao vencer o AE Palma Futsal por 4-3 no terceiro e último jogo na Record International Masters Cup.
Tudo se decidiu a favor da turma de Alvalade na recta final do encontro depois de um duelo ibérico de constante parada e resposta no marcador, mas onde só os Leões conseguiram assumir as vantagens no marcador. Diogo Santos, Tomás Paçó, João Matos e Pauleta marcaram os golos do Sporting CP.
Com este triunfo, os Leões de Nuno Dias terminaram o torneio de pré-época no quinto lugar e, agora, agora as atenções viram-se para a Supertaça, que inaugura oficialmente a temporada 2023/2024.
Num encontro que reeditou a última - e inglória - final da UEFA Futsal Champions League, conquistada pelo conjunto de Maiorca, o início foi muito aberto: o guardião Henrique Rafagnin, reforço verde e branco, mostrou-se com duas defesas importantes e do outro lado foram João Matos e Sokolov os autores dos primeiros avisos Leoninos.
Daqui em diante, a turma de Alvalade cresceu na quadra e só os ferros evitaram, primeiro a Pany Varela e depois a Diogo Santos, o 1-0. Ainda assim, o golo verde e branco chegou logo de seguida, aos oito minutos. Alex Merlim lançou Diogo Santos na profundidade e este finalizou com precisão entre as pernas do guarda-redes espanhol.
Logo a seguir, o camisola 3 ainda ficou muito perto de voltar a marcar, porém um pontapé de penálti daria, pouco depois, o empate ao AE Palma Futsal – conversão de Tayebi.
A menos de cinco minutos do descanso, as duas equipas já tinham atingido o limite das cinco faltas, porém só os Leões viram ser-lhes apontada a sexta, apesar da agressividade dos insulares. No entanto, na bola parada consequente brilhou Henrique na baliza ao segurar o 1-1 para o segundo tempo.
O empate, contudo, durou menos do que um minuto no reatamento, porque Tomás Paçó surgiu em zona frontal e de fora da área atirou forte e para o fundo das redes para relançar de imediato o Sporting CP na frente do marcador.
Repetir-se-ia o filme da primeira parte e, mais uma vez, foi um penálti de Tayebi que voltou a estabelecer o empate no duelo ibérico. Disputado com uma intensidade invulgar em pré-época, os Leões assumiam posses mais longas e o AE Palma Futsal procurava um jogo mais directo e de transições rápidas.
Depois, um grande golo ‘do meio da rua’ do capitão João Matos, fruto de um pontapé de canto, voltou a desequilibrar o marcador para o lado verde e branco, mas apenas por cerca de um minuto, uma vez que num rápido contra-ataque Marcelo dos Santos apontou o 3-3 – parada e resposta constante no marcador.
Finalmente, a persistência Leonina seria devidamente recompensada já nos últimos três minutos, com Pauleta a surgir de forma oportuna e letal no ‘coração’ da área. Nesta fase, nem a aposta no guarda-redes avançado por parte do conjunto de Maiorca surtiu efeito e a vitória no último jogo da Record International Masters Cup não fugiu ao Sporting CP de Nuno Dias.
Agora, encerrada a pré-época, os Leões de Nuno Dias têm encontro marcado com o SL Benfica na próxima sexta-feira (19h45), para disputar a Supertaça, no Pavilhão Multiusos de Sines.
Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, João Matos [C], Pauleta, Alex Merlim, Zicky Té, Diego Cavinato, Gonçalo Portugal [GR], Abel Vaz, Diogo Santos, Hugo Neves, Wesley França, Anton Sokolov, Pany Varela, Francisco Soares, Taynan.