Empate sofrido ao cair do pano travou Leões
14 Nov, 2024
Vitória frente à CRC Quinta dos Lombos fugiu a 30 segundos do fim (5-5)
A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu o CRC Quinta dos Lombos e empatou 5-5, esta quinta-feira à noite, no jogo em atraso da terceira jornada da fase regular da Liga.
Depois de uma primeira parte dominadora e de terem chegado ao 5-2 já no segundo tempo, os Tetracampeões Nacionais acabaram surpreendidos por um CRC Quinta dos Lombos que nunca desistiu e mostrou sempre capacidade de resposta até sentenciar a recuperação que valeu o empate a 30 segundos da última buzina.
Ainda sem Tomás Paçó, Pauleta, Zicky Té e Andriy Dzyalo nas opções, mas com o reforço Rúben Freire pela primeira vez nos convocados, Nuno Dias apostou num cinco inicial constituído por Henrique Rafagnin, João Matos, Taynan, Alex Merlim e Anton Sokolov. Do outro lado, o conjunto de Carcavelos chegara ao Pavilhão João Rocha no sexto lugar, mas sem vencer há duas jornadas depois de dois triunfos a abrir o campeonato – um dos quais frente ao SC Braga (5-3).
Logo a abrir, a CRC Quinta dos Lombos ainda obrigou Wesley a evitar um golo certo praticamente em cima da baliza, mas a resposta verde e branca foi fortíssima. Uma combinação entre Merlim e Sokolov abriu caminho entre a organizada defesa visitante e o ‘mago’ inaugurou o marcador aos sete minutos, seguindo-se logo a seguir o 2-0 num lance de insistência do internacional russo dos Leões.
Foi também num ‘abrir e fechar de olhos’ que a equipa de Carcavelos reduziu para 2-1, graças a um contra-ataque finalizado pelo capitão Gonçalo Sobral, mas isso não abalou os Tetracampeões Nacionais. Já com o ala Rúben Freire na quadra – em estreia absoluta de Leão ao peito -, uma jogada de ‘laboratório’ saiu na perfeição e relançou a vantagem Leonina com o 3-1 a oito minutos do intervalo: Merlim cobrou o canto para Diogo Santos no primeiro poste e este, de primeira, colocou a bola no segundo poste, onde ‘morava’ Allan Guilherme, solto e preparado para o desvio final.
A primeira parte de muito controlo dos Leões até podia ter fechado com mais um golo, mas no frente-a-frente Guilherme Cintra, jovem guardião emprestado pelo Sporting CP à CRC Quinta dos Lombos, negou essa possibilidade a Diogo Santos.
Já no segundo tempo, a formação visitante entrou com eficácia máxima e aproveitou uma boa combinação no ataque para chegar ao 3-2, já com Gonçalo Portugal na baliza verde e branca, através Willian Pereira. Mas tal como na primeira parte, o Sporting CP respondeu de imediato com um golo e outra vez na sequência de uma bola parada: uma bola bem medida de Merlim a partir da linha lateral encontrou uma finalização tão difícil como vistosa de Sokolov – quinto golo do russo na Liga e quinta assistência para o inesgotável italo-brasileiro.
E quando o CRC Quinta dos Lombos procurava – e ameaçava – reentrar na discussão, uma triangulação dos Leões acabou com uma finalização potente e em esforço de Taynan para o 5-2. Contudo, isso não dissipou a esperança visitante.
O conjunto de Carcavelos não se deu por vencido, chegou ao 5-3 praticamente a seguir e à entrada para os últimos sete minutos Sobral atirou em força para o 5-4 que deixou o encontro sob uma margem mínima sempre perigosa.
Depois de as tentativas Leoninas para ‘matar’ o jogo terem esbarrado no guarda-redes adversário, os visitantes acreditaram até ao fim, tentaram a sua sorte no 5v4 e foram felizes a cerca de 30 segundos do fim. Por dentro, Willian Pereira rodou e marcou, garantindo a divisão de pontos à última hora no Pavilhão João Rocha.
Desta forma, os Leões de Nuno Dias perderam pontos pela primeira vez neste campeonato e, este domingo (17h30), têm uma visita ao SC Braga em perspectiva.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tatinho, Tomás Silva, Diogo Santos, Wesley França, João Matos [C], Allan Guilherme, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Renato Almeida, Alex Merlim, Taynan, Rúben Freire, Henrique Rafagnin [GR]