Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Um clássico de mão cheia

Por Sporting CP
23 Nov, 2025

Leões do hóquei vencem o FC Porto por 5-2

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o clássico frente ao FC Porto por expressivos 5-1, em jogo a contar para a sétima jornada da fase regular do campeonato.

Numa noite marcada pela homenagem sentida a Júlio Rendeiro, com o Pavilhão João Rocha mergulhado num minuto de silêncio inteiramente respeitado por todos os presentes, Edo Bosch apostou num cinco inicial composto por Xano Edo, Facundo Navarro, Rafael Bessa, Gonzalo Romero e Alessandro Verona.

Empurrados pelo ruidoso apoio dos adeptos Sportinguistas, os primeiros cinco minutos foram intensos, disputados e praticamente sem pausas, embora longe das balizas. Aos seis minutos, Rafael Bessa viu cartão azul e, em situação de powerplay, o FC Porto foi ocupando mais terreno na meia-pista verde e branca.

Aos oito minutos, Xano Edo protagonizou a primeira grande defesa da noite, travando a stickada de Gonçalo Alves, o que levou Edo Bosch a pedir time-out. Aos dez minutos, já em igualdade numérica, foi Xavi Malián a evitar o perigo com a ponta da luva, mas o guardião portista nada pôde fazer perante a ofensiva Leonina em novo powerplay, agora favorável ao Sporting CP, que marcou dois golos no espaço de um minuto.

Aos 12 minutos, após uma bela combinação, Danilo Rampulla assistiu Facundo Navarro com um passe atrasado e o argentino disparou uma bomba indefensável. Um minuto depois, numa jogada semelhante mas pelo lado contrário do rinque, ‘Nolito’ Romero rematou fortíssimo para o 2-0, capitalizando da melhor forma a superioridade numérica e consolidando uma vantagem confortável.

Nos minutos seguintes, o Sporting CP continuou a controlar o jogo, e sempre que o FC Porto conseguiu romper a linha defensiva, apareceu um atento Xano Edo a travar as intenções dos dragões. Edo Bosch voltou a parar o jogo e, aos 18 minutos, Rafael Bessa mostrou ter a lição bem estudada: o português recebeu atrás da baliza de Xavi Malián, temporizou e combinou no momento certo com Diogo Barata, que surgiu em velocidade e rematou na passada para o 3-0.

Aos 20 minutos, o camisola 7 voltou a ser excluído e o FC Porto, novamente em superioridade, esteve perto de reduzir, mas Henrique Magalhães salvou em cima da linha de golo e, logo depois, Xano Edo fechou a baliza com um par de defesas impossíveis. Na resposta, Nolito Romero recuperou a posse e ficou muito perto de bisar. Já aos 22’, Alessandro Verona conduziu um contragolpe rapidíssimo e serviu Facundo Navarro, que rematou para mais uma grande intervenção de Xavi Malián.

Foi a alta velocidade que chegou o intervalo, com o Sporting CP a vencer e a convencer perante um FC Porto que revelou poucos argumentos para ferir o Leão. Já os verdes e brancos regressaram dos balneários com evidente ambição e, aos 28 minutos, Alessandro Verona juntou o seu nome à lista de marcadores após um contra-ataque iniciado por ‘Nolito’ Romero, acelerado por Danilo Rampulla e finalizado da melhor forma pelo italiano: remate de primeira, da direita, aproveitando a velocidade da bola para apanhar Xavi Malián em contrapé e dando ao resultado contornos de goleada.

O FC Porto reagiu aos 38 minutos, depois de um primeiro remate de Pol Manrubia defendido por Xano Edo. No ressalto, a bola sobrou para Telmo Pinto, que só precisou de encostar. Já aos 42 e aos 46 minutos, os portistas, com mais posse nesta fase e ainda à procura de alterar o rumo do clássico, acertaram na trave da baliza verde e branca. Os Leões apostavam então em transições rápidas e foi numa delas que Rafael Bessa voltou a obrigar Xavi Malián a defesa apertada.

Aos 48 minutos, o Sporting CP chegou à mão cheia de golos por Danilo Rampulla, que com uma pirueta se libertou da marcação e, de frente para a baliza, executou uma picadinha perfeita para o 5-1. Como não há bela sem senão, os Leões atingiram a décima falta aos 49 minutos. E se, no duelo directo com Gonçalo Alves, Xano Edo levou os Sportinguistas ao delírio ao defender o livre directo, o FC Porto ainda reduziu na insistência, por Carlo Di Benedetto.

Um jogo de hóquei em patins de altíssimo nível, que terminou com uma vitória justa, expressiva e importante do Sporting CP. Os Leões de Edo Bosch focam agora atenções na Taça de Portugal, onde no próximo sábado defrontam o Os Águias da Memória CRC. 

Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata (1), Danilo Rampulla, Alessandro Verona (1), Roc Pujadas, Facundo Navarro (1), Xano Edo [GR], Henrique Magalhães, José Diogo [GR] e Nolito Romero [C] (1). Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão azul para Rafael Bessa (6’, 20’), cartão amarelo para Gonzalo Romero (6’), Alessandro Verona (20’).