Equipa cumpre no presente e promete no futuro
26 Out, 2023
Muito boa exibição e triunfo por 3-1 frente à AA Espinho
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a Associação Académica de Espinho, por 3-1 (25-13, 25-16, 21-25 e 25-20) na 2ª Jornada, em atraso da Liga. Um jogo de muita qualidade da equipa Leonina nos dois primeiros sets ‘desaguou’ numa vitória nos parciais iniciais com números concludentes, para um conjunto verde e branco que esteve num nível magnífico e difícil de resistir para qualquer adversário.
Na estreia do central Lucas Vanberkel (um jogador impressionante pela capacidade física, potência de remate e capacidade de tapar muito espaço junto à rede adversária), o Sporting CP desenvolveu um voleibol a roçar a perfeição, logo de início. Da força e colocação do serviço – muito bem sobretudo Jan Galabov e Wagner Silva -, até ao bloco, com o distribuidor Armando Velásquez a juntar-se com sucesso a jogadas combinadas com os centrais ou os pontas e às combinações ensaiadas, foi um manual de bem jogar aquilo que a equipa Leonina apresentou. No primeiro set, a formação Leonina passou de 4-2 para 13-2 a um ritmo de jogo avassalador, com Wagner Silva a ficar na acção de serviço dez pontos seguidos– e com bolas de saída demolidoras – o canhoto, oposto do Sporting CP é um jogador de elevado nível, realidade que foi comprovando durante o tempo que esteve em jogo.
Com esse parcial de 13-2 através de muitos ataques fulminantes, com os checos Licek e Galabov também implacáveis, a equipa Leonina fechou o primeiro set nos 25-13, numa exibição de nota bem alta de uma equipa cheia de confiança e com um nível de jogo que impressiona, sobretudo pelo pouco tempo de trabalho que os atletas têm em equipa – alguns, como Licek, Galabov e Lucas Vanberkel estiveram em qualificações olímpicas pelos respectivo países – República Checa e Canadá.
No segundo set, a história não foi muito diferente. Muito boa entrada em jogo da equipa verde e branca, com Wagner Silva a começar por fazer dois pontos consecutivos – um remate ao melhor estilo e um bloco. Vantagens de 9-6. 12-9 e de 16-10, antecederam um 18-12 que já desvendava em grande parte o vencedor do set, que voltaria a ser o Sporting CP, com apontamentos de muita qualidade de toda a equipa, determinada no remate, reactiva na defesa e muito eficaz no contra-ataque. Vanberbekel, Jan Galabov, Martin Licek e Wagner Silva faziam de cada ataque uma jogada quase infalível, a recepção saía quase perfeita e com estes ingredientes todos juntos, a equipa Leonina fechou o set nos 25-16, sem que a a AA Espinho tivesse antídoto para contrariar a superioridade da formação verde e branca.
Faltava um set para a vitória no jogo, mas o Sporting CP acumulou erros no terceiro parcial, com alguns remates para fora, uma recepção menos eficiente e até diversos serviços falhados – mudanças também no seis e tempo de utilização a mais atletas do plantel. Mérito, também, para a AA Espinho, que até aos 10 primeiros pontos manteve a situação no marcador equilibrada e depois distanciou-se, com bons ataques de segunda linha e blocos.
Os 21-25 para a formação da AA Espinho levaram o jogo para um quarto set, em que o Sporting CP abriu uma boa vantagem de 5-2, com Vinícius Lersch e Imanol Tombion em dois pontos consecutivos de bom nível. Mas a reacção da AA Espinho foi quase imediata, para empate a seis pontos. A ligação entre distribuidor e centrais funcionava bem e a equipa de João Coelho voltou a ganhar uma vantagem relevante, de 9-6, com Vinícius Lersch a servir a bom nível.
A equipa ganhou nova boa energia – bem Tiago Pereira -, mas a AA Espinho não baixava a oposição, voltou a empatar (10-10) e passou mesmo para a frente, com um serviço directo (ás) de Gustavo Brito. O set andou equilibrado, com vantagens mínimas ou empates, até Vinícius Lersh começar a tirar recursos decisivos da ‘manga,’ para o adversário, na forma de bons remates. Os 16-13 já davam uma ideia de que o set poderia fechar para o Sporting CP e quando Vinícius Lersch conseguiu um excelente serviço para os 19-15, a situação ficou mesmo muito bem encaminhada para a equipa verde e branca. Quatro pontos para gerir até final e com sucesso, embora a AA Espinho ainda se tenha reaproximado, com um remate para a rede de Wagner Silva, que rapidamente se recompôs de um raro erro. O Sporting CP venceu o quarto set por 25-20 e obteve um triunfo final por 3-1 em sets, em exibição que deixa antever uma época de bom nível da equipa Leonina de voleibol orientada por João Coelho. Bons indicadores no presente e futuro a prometer para o conjunto de João Coelho.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Vanberkel, Martin Licek, Wagner Silva, Gil Meireles [L], Thiago Barth, Imanol Tombion, Armando Velásquez, Chema Carrasco.