Leoas 'caíram na negra'
15 Fev, 2026
Sporting CP perdeu frente ao FC Porto por 3-2 nos quartos-de-final da Taça de Portugal
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu este domingo por 3-2 frente ao FC Porto e terminou a participação nos quartos-de-final da Taça de Portugal, troféu em que as Leoas defendiam o título.
As Leoas cederam na ‘negra’, numa exibição muito meritória, em que mostraram mais uma vez, enorme capacidade competitiva e espírito de entreajuda, num clássico realizado no Dragão Arena e em que a formação verde e branca ficou perto de sair do recinto do adversário com mais uma passagem à final-four.
Acabou por ser o FC Porto a seguir em frente, num jogo em que a vitória também teria assentado muito bem às Leoas, face ao nível exibido, capaz de fazer valer a força da equipa Sportinguista orientada por Rui Pedro Silva, nomeadamente nos primeiro e terceiro sets, ganhos pela formação verde e branca.
O Sporting CP impôs-se com muita categoria no set inicial, com um voleibol variado, de boas soluções de ataque e um desempenho magnífico no serviço de Jéssica Miranda – uma grande exibição da zona quatro Leonina.
O primeiro set foi ganho pelo Sporting CP por 21-25, também com Anahí Tosi forte no remate (magnífica exibição da oposta argentina) e Jady Gerotto contundente no bloco, além de uma defesa muito operacional, na liderança cheia de garra de Daniela Loureiro.
No segundo set, o bloco do FC Porto foi diferencial a favor das azuis e brancas. O set fechou em 25-18, com as visitadas na frente quase desde o princípio e o Sporting CP menos preciso na recepção e no remate.
No terceiro set, o Sporting CP voltou a ditar regras. Jéssica Miranda voltou a ser imperial no serviço – chegou a estar seis pontos seguidos a servir e muito bem – dos 6-10 para os 6-15, com Ozge Kinasts a fazer pelo meio um grande ponto ao segundo toque (excelente jogo da distribuidora Leonina) e as Leoas distanciaram-se com muita categoria até aos 14-20, com Jéssica Miranda a dar espectáculo também no remate.
O FC Porto teve uma forte reacção, quando ainda se aproximou para 23-24, mas Jady Gerotto, num ponto ao melhor estilo da central Leonina, fechou o set em 23-25.
O quarto set voltou a ser de ascendente das jogadoras do FC Porto, que tiraram também proveito de dificuldades de recepção das Leoas. Novo 25-18 foi o ‘score’ do set que levou a partida para uma ‘negra’, ou seja, para quinto set, totalmente decisivo.
No quinto set, o FC Porto teve no bloco uma arma importante, com acções decisivas a refectir remates das atacantes Leoninas. As azuis e brancas saíram na frente já na mudança de campo, a 8-6 e continuaram na frente até sentenciarem a 15-10.
O Sporting CP foi afastado na Taça de Portugal, mas deu uma demonstração cabal de qualidade e capacidade para competir até ao fim no objectivo que se coloca agora às Leoas – a Liga.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (14), Inês Teixeira, Amanda Cavalcanti (8), Maria G. Santos, Leslie Tagle (5), Anahí Tosi (23), Ozge Kinasts (3), Tainá Alessandra (1), Jady Gerott (16), Ingrid Pereira (2), Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes