Basquetebol venceu o Imortal BC por 106-80
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal começou a temporada da melhor forma e venceu o Troféu Stromp na sua apresentação aos Sócios e adeptos. Os Leões de Luís Magalhães derrotaram o Imortal BC por 106-80 e mostraram um entrosamento muito interessante nesta fase da preparação.
Antes do início da partida, e com uma ‘guarda de honra’ especial, composta por jovens jogadores da formação do basquetebol verde e branco, os reforços Brandon Johns Jr., Malik Bowman, Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia, Rui Palhares, Francisco Amarante, Robby Robinson III, João Fernandes, Malik Morgan, Stephan Swenson e João Conceição, acompanhados dos já conhecidos Uwais Razaque, Diogo Ventura, André Cruz e Dinis Cherepenko, apresentaram-se aos Sportinguistas.
Introduções feitas, tempo para as palavras de Diogo Ventura e Luís Magalhães. Em sintonia, capitão e treinador agradeceram a presença dos Leões nas bancadas, ambicionando “conquistar” cada vez mais adeptos, e apontando a um ano onde o objectivo é, garante o internacional português, “voltar a conquistar títulos”. “Estamos a trabalhar muito para isso”, atirou.
E, em campo, a equipa verde e branca mostrou-o, numa entrada de olhos no cesto e pontaria afinada, e com Malik Morgan a fazer os primeiros pontos em casa da temporada (2-0). Apesar da ténue resposta algarvia, os Leões rapidamente ‘dispararam’ no marcador, alavancados por uma bomba de Stephan Swenson (8-2).
Após um time-out, os visitantes reagiram, reduzindo para 10-9, mas Brandon Johns Jr. apareceu à boca do cesto, após uma boa jogada colectiva, e Francisco Amarante também converteu com precisão dois lances livres (14-11).
Com o parcial mais próximo nesta altura, e bastante equilíbrio em quadra, os comandados de Luís Magalhães mostraram-se bastante assertivos nas suas posses de bola e eficazes nos lançamentos livres, mantendo sempre a liderança do quarto, que fecharam com três pontos à maior (26-23).
Na primeira jogada do segundo período, o Imortal BC empatou a partida pela primeira vez desde o apito inicial (26-26), mas Malik Morgan voltou a desbloquear o marcador com mais dois tiros desde a linha de lançamento livre (28-26). Contudo, os algarvios saltaram mesmo para a frente do marcador com um triplo (28-30) e foi também com um triplo que Maleeck Harden-Hayes devolveu a liderança aos Leões, num período de maior emoção e incerteza no jogo (31-30).
Nova bomba do Imortal BC selou o empate (33-33) e Malik Morgan não quis ficar atrás, juntando mais três pontos à sua conta pessoal (36-33). E foi de três em três que o resultado se foi fazendo (36-36), até Brandon Johns Jr. somar dois pontos desde a linha de lançamento livre, outros dois em lance corrido e João Fernandes brilhar com um afundanço após finta de corpo (42-38).
Malik Morgan, por sua vez, voltou a aparecer com mais um grande disparo desde a linha de três pontos (45-38), dando novo fôlego a um resultado até então bastante renhido no segundo quarto.
Francisco Amarante disparou para mais uma bomba e o Imortal BC sentiu o domínio verde e branco, falhando consecutivamente as suas posses. Assim, e depois de um momento mais duro na partida, os Leões souberam reagir com paciência e qualidade, e ultrapassaram os 50 pontos com uma larga vantagem sobre o adversário (53-39). Nos últimos dois minutos do parcial, os algarvios conseguiram reduzir a diferença, mas, ao intervalo, uma margem de onze pontos sublinhava a superioridade dos Leões no encontro (55-44).
O Sporting CP entrou no terceiro período «com a pica toda», a chegar rapidamente aos 60 pontos e sem sofrer, mostrando elevados níveis de concentração defensiva e ofensiva (60-44). Gerindo confortavelmente a vantagem, mas sem abrandar, os Leões foram avolumando o resultado, com uma exibição colectiva muito consistente e com Brandon Johns Jr., Malik Morgan e Stephan Swenson em evidência (81-66).
O quarto período confirmou a superioridade verde e branca, com os Leões a ultrapassar aos vinte pontos à maior ainda com oito minutos por disputar (89-68). Sinal mais de todos os jogadores - que, muito sérios e competitivos, nunca tiraram o pé do acelerador e alcançaram mesmo aos 100 pontos, com um triplo de João Fernandes a dois minutos do fim do jogo (101-78).
Num encontro onde há ainda a destacar a entrada de João Conceição, jovem de 17 anos formado no Clube, o Sporting CP venceu e convenceu, fechando o resultado com um 106-80.
O Troféu Stromp ficou em casa - e, mais do que isso, os Sportinguistas testemunharam no Pavilhão João Rocha um muito prometedor início dos Leões do basquetebol, que arrancam oficialmente a temporada no próximo domingo, às 15h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, frente ao Vitória SC.
Sporting CP: Brandon Johns Jr. (13), Uwais Razaque (2), Malik Bowman (8), Maleeck Harden-Hayes (12), Miguel Correia (13), Rui Palhares (6), Francisco Amarante (5), Robby Robinson III (9), Diogo Ventura [C], André Cruz, João Fernandes (12), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (16), Stephan Swenson (11) e João Conceição. Treinador: Luís Magalhães.