Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Balde de água fria na Academia

Por Sporting CP
01 Nov, 2025

Erro fatal entregou vitória ao SCU Torreense ao cair do pano (2-3)

Após a pausa de selecções, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou à Liga, este sábado, com uma derrota por 2-3 diante do SCU Torreense, em jogo referente à quinta jornada.

Foi a primeira derrota das Leoas na Liga e dificilmente podia ter sido mais cruel e difícil de digerir. As comandadas de Micael Sequeira até começaram a ganhar graças a um cabeceamento de Ashley Barron e, depois, até podiam ter dilatado a margem, mas não o conseguiram e isso acabou por sair caro: um penálti a fechar a primeira parte e um golo no início da segunda viraram o marcador para o SCU Torreense. Já na recta final, um golo de Georgia Eaton-Collins ainda ressuscitou as Leoas com o empate, porém tudo se precipitou desfavoravelmente, já em período de descontos, com um passe falhado em zona proibida que redundou na derrota.

Para enfrentar uma equipa que venceu a Supertaça, mas que até entrara nesta ronda da Liga no décimo e último lugar (três pontos), o treinador Micael Sequeira apostou num ‘onze’ verde e branco com duas alterações relativamente ao que se estreou na Taça da Liga: Catarina Potra assumiu a baliza e Carolina Santiago juntou-se ao ataque, saindo Julia Woźniak e Flor Bonsegundo.

No Estádio Aurélio Pereira, a partida arrancou equilibrada e até foi o conjunto visitante a ter a primeira situação de golo, mas Catarina Pereira, em zona privilegiada, rematou muito por cima.

Já o Sporting CP só precisou de um pontapé de canto para inaugurar o marcador, com eficácia máxima, à passagem do quarto de hora. Daniela Arques cobrou de forma perfeita para o ‘coração’ da área, onde Ashley Barron subiu mais alto do que toda a gente para, de cabeça, apontar o 1-0 – e o seu segundo golo na Liga.

Na resposta adversária, o SCU Torreense ainda assustou – e muito - e o empate esteve mesmo à vista, mas o poste acabou por negar o golo a Ingrid Konst, que arriscara um pontapé de fora da área. E depois de uma fase de muita luta, sobretudo a meio-campo, um minuto louco podia ter mudado tudo – de um lado e do outro – mas acabou por deixar tudo na mesma.

Primeiro, um fantástico carrinho de Georgia Eaton-Collins na área evitou um remate que levava ‘selo’ de golo e no contra-ataque consequente - muito bem desenhado - Carolina Santiago teve tudo para aumentar a vantagem verde e branca, mas de baliza aberta e quando já se gritava ‘golo’ na bancada, a avançada acertou mal na bola e errou o alvo de forma clamorosa.

Um momento que custou caro ainda na primeira parte, porque já para lá dos 45’ o SCU Torreense aproveitou um penálti – por mão na bola de Érica Cancelinha – para empatar o jogo. Depois de a árbitra ter ido ao monitor ver as imagens e, ainda assim, manter a sua decisão, Janaina Weimer foi a responsável pela cobrança que levou tudo empatado para o segundo tempo.

Micael Sequeira não esperou mais e ao intervalo apostou numa tripla-substituição, lançando Mackenzie Cherry, Carla Armengol e Ana Capeta para dentro de campo. No entanto, as visitantes entraram melhor, ‘empurrando’ as Leoas para a sua defesa e num dos vários cantos forçados, com alguma confusão à mistura, conseguiram mesmo chegar ao golo e virar o resultado para 1-2 logo aos 53 minutos. Pouco depois, deu-se mais uma contrariedade: com o Sporting CP a precisar de reagir, a avançada Brittany Raphino viu-se forçada a sair por problemas físicos, tendo entrado Telma Encarnação para o seu lugar.

Por seu turno, o conjunto de Torres Vedras sentiu-se cada vez mais confortável para assumir uma postura mais expectante, ora causando constrangimentos ao ataque das Leoas, ora mostrando-se em transição. Num desses lances, que acabou em falta bem perto da meia-lua da área, Paloma Lemos rematou directo e a bola não passou longe do alvo.

Para lá das várias paragens que o encontro foi sofrendo, do outro lado, o Sporting CP só voltou a ameaçar o golo já depois dos 70 minutos e foi através da fórmula do 1-0, só que desta vez o cabeceamento de Ashley Barron na sequência de um canto saiu ligeiramente ao lado do poste.

Faltavam ideias e tempo às comandadas de Micael Sequeira, que, no entanto, não se deram por vencidas e acabaram por reencontrar o caminho para o golo. Num primeiro momento, Telma Encarnação atirou à figura e Georgia Eaton-Collins não conseguiu logo a recarga, mas alguns instantes depois a central ficou com a bola à mercê à entrada da área e encheu-se de fé para um grande golo.

Podia ter servido como último balão de oxigénio para ir em busca da vitória até que um erro fatal, já em período de descontos, entregou o triunfo à equipa forasteira. A guarda-redes Catarina Potra, sob pressão na área, tentou um passe que acabou nos pés de Daniuska e esta atirou a contar e gelou o Estádio Aurélio Pereira. Se o empate já seria castigador, a derrota, desta forma, revelou-se tremendamente dura.

Desta forma, o Sporting CP continua com dez pontos e pode ver o SL Benfica desfazer a liderança partilhada e fugir na frente já esta jornada. Na próxima jornada, as Leoas deslocam-se ao Minho para enfrentar o SC Braga.

Sporting CP: Catarina Potra [GR], Beatriz Fonseca, Georgia Eaton-Collins, Ashley Barron, Érica Cancelinha (Mackenzie Cherry, 46’), Madison Haugen (Carla Armengol, 46’), Daniela Arques, Brenda Pérez [C], Cláudia Neto (Jeneva Gray, 71’), Carolina Santiago (Ana Capeta, 46’), Brittany Raphino (Telma Encarnação, 60’)