Ricardo Costa: "Muito sérios na abordagem ao jogo"
22 Set, 2024
Declarações no final do dérbi de andebol
Terminado o encontro que ditou a vitória da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal sobre o SL Benfica por 38-22, Ricardo Costa marcou presença na conferência de imprensa e analisou o dérbi.
"Sabíamos que o SL Benfica ia dar uma resposta muito forte depois da Supertaça e os meus atletas foram muito sérios. Os primeiros dez minutos não foram os nossos habituais, mas o André [Kristensen] fez uma enorme primeira parte. Depois de estar a perder por muitos, o SL Benfica baixou os níveis de agressividade", começou por dizer aos jornalistas no Pavilhão João Rocha, explicando a razão para o rendimento mais baixo nos primeiros minutos do desafio.
"Cometemos algumas falhas técnicas no início, como passes falhados ou más recepções. O SL Benfica foi mais agressivo do que o habitual e tentou colocar problemas aos atletas do Sporting CP, mas 18 golos [marcados] na primeira parte contra uma equipa recheada de internacionais e com um treinador conceituado é bom. O SL Benfica teve sucesso nos primeiros dez minutos e depois corrigimos, subindo a nossa intensidade defensiva. Acabámos por resolver esses problemas, que são normais", referiu.
O treinador verde e branco admitiu que os Leões foram "muito sérios na abordagem ao jogo" e rejeitou qualquer tipo de sobranceria por voltar a bater o rival com uma grande diferença no marcador.
"Queremos, acima de tudo, conquistar troféus. Daqui a dez anos ninguém se vai lembrar se ganhámos por 16. (...) Queríamos muito ganhar o jogo. Não era importante ganhar por dez ou 15. O objectivo era ganhar. Quando rodo a equipa mantenho a rotação alta, o que é diferente de gerir", explicou.
Sobre o embate com o Veszprém KC para a EHF Champions League, na próxima quarta-feira, Ricardo Costa admitiu que os húngaros são uma "daquelas equipas para quem toda a gente do andebol olha e admira".
"É um privilégio recebê-los em nossa casa. Deixo o convite aos Sportinguistas para estarem connosco e encherem o Pavilhão João Rocha. Vamos tentar ser o mais competitivos possível. Sabemos que é muito, muito difícil ganhar, mas podemos ganhar muita coisa na quarta-feira. Acima de tudo, o respeito com que o andebol europeu olha para o Sporting CP", finalizou.